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Nativa da Guatemala, a chia é rica em nutrientes, fibras, omega-3, entre outros benefícios. Confira

Chia é o nome dado à semente da planta sálvia hispânica, espécie nativa muito antiga da Guatemala. As sementes de chia ganharam muita popularidade nos últimos anos, tornando-se queridinhas dos adeptos da vida saudável.

No entanto, seu consumo está longe de ser novidade. Para você ter uma ideia, a chia já chegou a ser usada por guerreiros guatemaltecos em suas longas viagens. Isso porque, de acordo com as lendas da época, uma colher de sopa de semente de chia poderia sustentar uma pessoa por um dia inteiro.

Os tais guerreiros não estavam errados. A chia possui alto valor nutritivo, é repleta de antioxidantes e é rica em fibras, vitaminas e minerais, como magnésio e potássio e proteínas completas.

Perfil nutricional poderoso

Aliás, ela é um dos poucos vegetais a oferecer um valor nutricional tão completo. Seu alto teor de ômega-3 faz dessas sementes uma das melhores opções vegetarianas para a saúde do cérebro, estimulando a memória e a concentração.

A semente de chia tem uma capacidade específica de absorver água e criar um gel que pode ser misturado aos alimentos para aumentar o seu volume, sem afetar o sabor e o valor calórico do alimento.

E, segundo um estudo do Jornal Europeu de Clínica Nutricional, a adição de chia na dieta pode ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue e deixar a pessoa satisfeita por mais tempo.

Essas propriedades ajudam a prevenir diabetes, obesidade e outros problemas de saúde. E as vantagens não param por aí: se você quer emagrecer com saúde, experimente incluir a chia em seu cardápio.

Preparo do gel de chia

Primeiro você deve adicionar 1/4 de xícara de sementes de chia em 1/2 xícara de água e mexer bem, para evitar a aglomeração. Espere alguns minutos e misture novamente. Em seguida, deixe de molho por mais 5 ou 10 minutos, até que o gel se forme, e adicione aos alimentos na proporção de meio gel de chia para metade dos alimentos e mexa antes de ingerir.

O gel pode ser mantido na geladeira por até duas semanas sem perder suas propriedades e pode ser adicionado a cereais quentes ou frios, condimentos, como ketchup, mostarda, molhos de salada, doces, geleias, iogurte e creme de leite.

Ele também pode ser usado para substituir até um terço de óleo em pães caseiros, reduzindo as calorias e aumentando a quantidade de fibras.

Benefícios da chia e como consumir

As substâncias presentes na chia também trazem diversos benefícios à saúde, como:

  • Hidratação do corpo e equilíbrio dos eletrólitos;
  • Auxílio no processo de digestão;
  • Redução da azia causada por comidas picantes ou ácidas;
  • Redução dos níveis de colesterol.

O alto teor de fibras da chia também regula o intestino e ainda retarda a conversão de carboidratos em açúcares simples no sistema digestivo e equilibra os níveis de glicose no sangue, evitando picos e quedas. A semente também muito importante no tratamento de diabetes tipo 2 e doenças do coração.

Para usar a semente é bem simples. Basta inserir a chia em sopas, saladas, sorvetes, cereais ou qualquer alimento que você quiser. Não se preocupe quanto ao sabor porque as sementes não vão alterá-lo significativamente.

Para controlar colesterol e glicose, as sementes devem ser ingeridas antes da refeição, e se você só quiser usufruir os benefícios delas, basta adicioná-las às refeições. Uma boa dica é inserir uma colher de sopa de semente de chia secas ou nove colheres de sopa de gel por dia em sua dieta.

E para perder peso e controlar o apetite, você deve preferir usar as nove colheres de gel e reduzir condimento e açúcar. Isso porque o gel de chia substitui até um terço da quantidade de gordura nas receitas. Outra maneira de controlar o peso é comendo a semente, com muita água, ou uma colher de gel cerca de 15 minutos antes da refeição ou lanche.

Agora que você já sabe de tudo isso, é só colocar a semente de chia no seu dia a dia! Aprenda a fazer uma receita de pudim de chia em apenas dois minutos na matéria Receita de pudim de chia vegano com leite de coco!