Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

As cabras têm ajudado a limpar a vegetação facilmente inflamável nos Estados Unidos, evitando incêndios

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Em uma manhã quente de julho, um rebanho de 80 cabras foi implantado em um pedaço de terra montanhoso em Glendale, nos arredores de Los Angeles. Sua missão é simples: pastar.

As cabras são uma arma improvável, mas cada vez mais popular na luta da Califórnia contra os incêndios florestais que assolam o estado do oeste dos EUA todos os anos. Ao se alimentarem, elas ajudam a limpar a vegetação ressequida que poderia pegar fogo e ameaçar as casas vizinhas.

E seu trabalho surge em um momento vital. O ano passado foi o pior da história moderna da Califórnia no que se refere a incêndios florestais, com mais de quatro milhões de acres (1,6 milhão de hectares) queimados.

Por causa das mudanças climáticas e da seca brutal na região, as autoridades temem que meses de infernos massivos agora sejam a norma. Portanto, qualquer ajuda é bem-vinda.

Jeffrey Ragusa, do corpo de bombeiros de Glendale, garante que as cabras podem ser uma aliada eficaz e ecologicamente correta no combate ao problema.

O importante trabalho das cabras

O apetite voraz desses animais serve a dois propósitos: além de eliminar a vegetação facilmente inflamável, restringindo a propagação do fogo, também abre um espaço livre para que os bombeiros operem com segurança caso haja necessidade.

Embora as cabras sejam uma pequena parte da estratégia para lidar com a ameaça de incêndios, sua ajuda pode ser valiosa, aliviando a carga de trabalho para empreiteiros sobrecarregados responsáveis por remover a vegetação.

As cabras que pastam em Glendale são trazidas pela Sage Environmental Group, uma empresa que realiza restauração de habitats e planejamento ambiental.

Sua fundadora, Alissa Cope, começou a incorporar cabras em seu trabalho há cinco anos. Agora, ela conta com cerca de 400 animais.

Alissa Cope diz que o custo de empregar as cabras é comparável ao que as autoridades pagariam por trabalhadores humanos, mas com um custo ambiental mais baixo.

A empresa executa projetos semelhantes em outras partes da Califórnia, incluindo Anaheim e South Pasadena.

A ideia de trazer cabras para Glendale começou com Rick Stern, um membro da associação de proprietários de casas do bairro.

Stern ouviu falar da estratégia quando sua esposa descobriu que as cabras ajudaram a manter a Biblioteca Presidencial Ronald Reagan, também no sul da Califórnia, protegida de incêndios em 2019.

Embora a presença de cabras em Glendale seja apenas um programa piloto, por enquanto, ela será avaliada com vistas a uma utilização mais ampla.

“Até agora, tem sido um programa muito bom”, disse Ragusa. “Estamos muito felizes com os resultados”, concluiu.

Avatar do autor Isabela
Escrito por:
Isabela

Redatora e revisora de textos, formada em Letras pela Universidade de São Paulo. Vegetariana, ecochata na medida, pisciana e louca dos signos. Apaixonada por literatura russa, filmes de terror dos anos 80, política & sociedade. Psicanalista em formação. Meu melhor amigo é um cachorro chamado Tico.