Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Confira 10 dicas infalíveis para fazer compras durante a Black Friday com segurança e consciência

A Black Friday é o dia de vendas mais competitivo do ano – e, para algumas pessoas, é também a data mais esperada. Por isso, faz sentido que seja um dos dias mais movimentados para fazer compras. É na última sexta-feira do mês de novembro que produtos vendidos no país todo atingem o menor preço, geralmente com frete grátis, e o consumidor encontra as melhores ofertas durante o ano – ou, pelo menos, é assim na teoria.

Apesar dos benefícios, a Black Friday também pode ser cheia de armadilhas. As facilidades de compra, as vantagens supostamente imperdíveis e o excesso de ofertas podem confundir, enganar ou levar o consumidor a comprar produtos de que, na verdade, ele não precisa. Nessa época, golpes de lojas falsas também são comuns. Por isso, selecionamos algumas dicas para que, nesta Black Friday, você possa fazer compras melhores e mais inteligentes, sem cair no truque do consumismo desenfreado ou em anúncios mentirosos.

10 dicas de consumo consciente na Black Friday

1. Pesquise (meses) antes de comprar

Algumas marcas e lojas anunciam descontos arrasadores nessa data, mas a verdade é que o preço do produto já havia sido reajustado meses antes, em um valor muito superior ao real, para que você acreditasse na veracidade do desconto exclusivo da Black Friday. É a chamada “maquiagem de preços”. Por isso, é importante monitorar os valores ao longo dos meses. Utilize a internet a seu favor: Google e sites que comparam preços podem ser grandes aliados nessa empreitada.

2. Cuidado com lojas falsas

Existem lojas virtuais criadas durante a Black Friday justamente para capturar clientes ávidos em consumir, mas pouco preocupados em se informar. Caso encontre uma oferta “boa demais para ser verdade” em um site desconhecido, verifique a página no produto. Todas as especificações estão lá? O site disponibiliza CNPJ e endereço? E nas redes sociais, o que os clientes comentam?

Em posse do CNPJ e do nome fantasia da empresa, faça uma busca no Google e em sites de reclamações on-line para verificar a reputação da empresa. Se ainda assim tiver alguma dúvida, prefira não comprar. Outras oportunidades surgirão.

Não confie também se a loja só oferecer uma única forma de pagamento (como boleto bancário, por exemplo). Lojas falsas costumam utilizar o mesmo nome ou nomes semelhantes aos de lojas renomadas para aplicar golpes. Em caso de dúvida, procure o contato da loja oficial e confirme a informação que encontrou.

3. Em compras presenciais, leve anúncios

Muitas lojas oferecem uma garantia de “preço mais baixo”, mas pode ser necessário apresentar uma prova do produto exato que está sendo anunciado por menor valor. Se for comprar presencialmente em uma loja, leve os anúncios impressos ou no celular.

4. Cuidado com trocas e devoluções

Durante a Black Friday, algumas empresas alteram sua política de privacidade, troca e devolução. Verifique se os pedidos realizados poderão, mesmo com o desconto de Black Friday, ser devolvidos ou trocados em caso de insatisfação.

5. Preste atenção no frete

Durante a Black Friday, algumas lojas on-line compensam o desconto dado no produto aumentando abusivamente o valor do frete. Ao final da compra, analise se tudo está de acordo e se o desconto que você conseguiu compensa o preço que você está pagando no total. Lembre-se também de que a enorme quantidade de produtos vendidos nessa época pode atrasar a sua entrega, então, fique de olho nos prazos estimados.

6. Evite compras desnecessárias

Comprar menos coisas ajuda a conservar os recursos naturais, reduz as emissões de gases do efeito-estufa provocadas pela fabricação e transporte dos produtos e diminui o lixo em aterros sanitários.

Em vez disso, compre presentes no brechó. Dar uma segunda vida a itens mais antigos é uma ótima maneira de maximizar a energia e os recursos usados ​​para criar cada item. Brechós também são um ótimo lugar para encontrar presentes exclusivos a preços excelentes!

7. Leve suas sacolas de compras

Levar uma ecobag, por exemplo, durante uma maratona de compras da Black Friday pode ajudar a reduzir significativamente o desperdício de plástico. Uma boa dica é sempre manter uma sacola de compras com você, porque você nunca sabe quando encontrará algo que deseja comprar. Sacolas plásticas descartáveis ​​são nocivas para o meio ambiente e para a vida marinha; então, procure evitá-las.

8. Apoie as pequenas empresas locais e marcas eco-friendly

Escolha marcas locais e pequenas para suas necessidades de compras. Fazendo isso, você não apenas ajuda as empresas locais a crescerem, devolvendo dinheiro à comunidade, mas também protege o meio ambiente comprando produtos produzidos localmente, que são mais ecológicos e sustentáveis que os das grandes marcas.

9. Embrulhe seus presentes em embalagens ecológicas

Em geral, as embalagens para presentes destinam-se a uma única utilização e não podem ser recicladas. Em um dia como a Black Friday, onde muitas pessoas estão trocando presentes, fazer pequenas mudanças para embrulhar seus presentes pode fazer uma grande diferença para o meio ambiente. Dê preferência a embalagens ecológicas, biodegradáveis, recicláveis e que possam ser reutilizadas depois.

10. Prefira produtos livres de crueldade

Existem muitas marcas dentro de cada indústria que mantêm práticas livres de crueldade animal e de exploração de mão de obra escrava durante a produção. Essa tendência pode ser observada principalmente na indústria de moda e cosméticos. Dê uma olhada nessas marcas durante a Black Friday.

Use a Black Friday a seu favor

Viu como é possível comprar de forma inteligente e sustentável na Black Friday? Esta é uma oportunidade para você repensar suas práticas de consumo e adotar hábitos mais saudáveis para você, para o seu bolso e para o planeta. Com essas dicas, você não só economiza e protege o meio ambiente, como também evita cair em golpes e armadilhas comuns durante essa época do ano.

Se preferir fazer suas compras no shopping ou em lojas de rua, faça uma lista antes de sair de casa. Isso ajudará a você a se ater àquilo de que realmente precisa, evitando compras desnecessárias e arrependimentos futuros. Por fim, tenha em mente que esta não é a última vez que a Black Friday estará disponível: outras oportunidades virão. Você não precisa comprar um monte de coisas só porque estão com desconto. Dê valor ao seu bolso, pratique o consumo consciente e boas compras!



Veja também: