Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Flor de sal é ingrediente refinado, mas não deve ser utilizado para substituir sal comum; entenda

Imagem editada e redimensionada de ArtSal, disponível no Wikimedia e licenciada sob CC-BY 2.0

Flor de sal é um tipo de sal que se forma, sob determinadas condições climáticas, na superfície das salinas e é retirado à mão utilizando peneiras especiais. Seu processo de produção difere do sal comum, que é obtido pela evaporação da água do mar. O nome vem dos padrões de pequenos cristais de sal, em formato de flor, que se formam na superfície da água. Pelo processo manual de coleta e por se formar apenas sob certas circunstâncias, a flor de sal é um ingrediente raro, delicado e menos acessível do que outros tipos de sal.

Como todos os sais marinhos, a flor de sal contém eletrólitos e minerais essenciais para a saúde, como sódio, magnésio, cálcio e potássio. O ingrediente contém 10% a mais de sódio do que o sal refinado e é colhido principalmente na costa da França, no ponto onde o Ródano deságua no Mar Mediterrâneo, mas é produzido também em Portugal. Pode ser usado em pratos doces ou salgados.

A flor de sal é especialmente rica em umidade e isso faz com que os cristais fiquem unidos, o que impede que eles se dissolvam na língua tão rapidamente quanto outros tipos de sal. Por isso, o sabor permanece na língua por mais tempo. A flor de sal de alta qualidade tem um forte sabor e aroma oceânico que ajuda a realçar o sabor dos alimentos nos quais é utilizada.

Benefícios para a saúde da flor de sal

Como a flor de sal é comercializada pura e inalterada, sem aditivos, seu valor nutricional é limitado. Embora contenha certos minerais, eles não estão presentes em quantidades suficientes para serem nutricionalmente mais benéficos do que demais tipos de sal. Lembre-se de que pequenas quantidades de sódio são importantes para a saúde, mas níveis elevados podem causar ou agravar doenças ou condições de saúde.

Usos comuns da flor de sal

A flor de sal não deve ser utilizada no dia a dia ou em substituição aos outros tipos de sal, como o sal refinado, mas sim na finalização dos pratos. Também funciona como condimento para servir à mesa ou como guarnição. Por sua textura crocante e beleza, é usada para dar um toque refinado às refeições, sendo, geralmente, salpicada por cima dos pratos já prontos.

Como servir flor de sal

É importante utilizar a flor de sal com cuidado, porque é um ingrediente muito delicado e se dissolve rapidamente. Por isso, deve ser adicionado a um prato imediatamente antes de servir, para não perder sua característica principal. O sabor se mantém após se dissolver, mas a textura distinta será perdida. Seu teor de umidade faz com que os cristais de sal se colem na língua, de modo que o sabor seja percebido com mais intensidade.

Guarnição gourmet

A flor de sal é um ingrediente de finalização que realça o sabor de sopas, saladas, peixes, carnes, frutas, vegetais e até sobremesas. É importante usá-lo apenas na comida antes de servir, e não durante o cozimento, pois as altas temperaturas fazem com que os cristais derretam e percam seu caráter único. Por isso, não é recomendado substituir o sal de cozinha comum pela flor de sal.

Para salpicar pratos

A flor de sal pode ser utilizada Para dar um toque especial às suas preparações, salpique uma colher de chá em um movimento circular em um movimento circular bem acima do prato, esmagando os cristais entre as pontas dos dedos e deixando-os cair aleatoriamente sobre os alimentos.

Condimento

Mantenha uma variedade de sais marinhos naturais e aromatizados em pequenas tigelas de cerâmica ou vidro sobre a mesa ou bancada da cozinha e reabasteça conforme necessário. A variedade de cristais coloridos é bonita e enriquece a experiência do jantar.

Sobremesas

Pelo sabor diferenciado, o ingrediente pode ser utilizado para compor sobremesas. Uma receita interessante é feita de caramelo e flor de sal, que é feita borrifando o ingrediente sobre o doce. No lugar do caramelo, você pode utilizar também balas, cremes ou outros pratos doces, para contrastar a doçura sobre o sal.



Veja também: