Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Economia Donut mostra que fronteiras sociais e planetárias são um novo enquadramento do desafio econômico

Economia Donut é um conceito elaborado na Universidade de Oxford pela economista Kate Raworth, em seu livro Economia Donut: Sete maneiras de pensar como um economista do século XXI. A ideia da pensadora, considerada a John Maynard Keynes do século 21 pelo jornal The Guardian, foi incluir os limites planetários na concepção de um novo modelo de desenvolvimento para uma drástica mudança de paradigma. Essa mudança é considerada necessária para combater a crise financeira permanente.

O nome “Donut” faz referência à estrutura visual de uma rosquinha. O orifício do meio representa os aspectos sociais para a manutenção de uma boa qualidade de vida, enquanto a borda é uma analogia aos limites planetários.

Como funciona?

Basicamente, a Economia Donut é uma estrutura visual para o desenvolvimento sustentável, em que valores como saúde, educação e equidade são comprometidos quando os limites planetários são ultrapassados.

O principal objetivo do novo modelo é reformular os problemas econômicos e definir novas metas. Nesse modelo, uma economia é considerada próspera quando todas as bases sociais de todos são satisfeitas sem esgotar os recursos do planeta nem ultrapassar nenhum limite ecológico.

economia-donut
Economia Donut. Ilustração: Larissa Kimie/Portal eCycle

Os aspectos sociais do diagrama da Economia Donut foram inspirados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), e incluem:

  • Segurança alimentar
  • Saúde
  • Educação
  • Renda e trabalho (este último não se limita ao emprego, mas também inclui atividades como limpeza)
  • Paz e justiça
  • Voz política
  • Igualdade social
  • Igualdade de gênero
  • Habitação
  • Vida em sociedade
  • Energia
  • Água

Quais são os limites planetários para Economia Donut?

Para a Economia Donut, existem nove limites planetários que não devem ser ultrapassados, eles incluem:

O modelo Donut é um conjunto de objetivos que podem ser seguidos por meio de diferentes ações por diferentes atores. Ele não inclui modelos específicos relacionados a mercados ou a comportamento humano.

Os principais modelos econômicos do século XX, que são os mais ensinados nos cursos introdutórios de Economia em todo o mundo, são neoclássicos. O fluxo circular publicado por Paul Samuelson em 1944 e as curvas de oferta e demanda publicadas por William S. Jevons em 1862 são exemplos canônicos de modelos econômicos neoclássicos.

Esses modelos ignoram os ambientes nos quais esses objetos estão inseridos, como mentes humanas, sociedade, cultura e meio ambiente natural. Isso porque são focados nos fluxos de dinheiro observáveis ​​em uma determinada unidade administrativa e descrevem preferências matematicamente.

Essa omissão foi viável enquanto a população humana não sobrecarregou coletivamente os sistemas da Terra, o que não é mais o caso. Além disso, esses modelos foram criados antes que testes estatísticos e pesquisas fossem possíveis.

Privado: Livros
Cada livro vendido gera uma contrapartida social.
A partir de R$15,00
Livros mudam pessoas
Comprar

Economia Donut como alternativa

Um elemento permaneceu enquanto as prescrições políticas mudavam: a persona do “homem econômico racional”. Raworth, a criadora da Donut Economics, denuncia essa invenção literária como perversa.

Kate Raworth explica que a Economia Donut se baseia na premissa de que “O desafio da humanidade para o século 21 é atender às necessidades de todos dentro das possibilidades do planeta”.

Em outras palavras, garantir que ninguém fique aquém do essencial da vida (dos alimentos e da habitação para saúde e voz política). Ao mesmo tempo, não superarmos coletivamente nossa pressão sobre os sistemas da Terra, dos quais dependemos fundamentalmente. Eles incluem clima estável, solos férteis e efeito protetor da camada de ozônio.

As fronteiras sociais e planetárias são um novo enquadramento do desafio econômico e atuam como uma bússola para o progresso humano.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais