Como escovar dente de cachorro: dicas e passo a passo

eCycle

Descubra como escovar dente de cachorro para evitar mau hálito, cálculo dentário e outros problemas de saúde bucal

como escovar dente de cachorro
Imagem de Lucian Dachman no Unsplash

Escovar dente de cachorro pode ser um desafio, mas é uma aventura necessária. A higiene bucal não é importante só para os seres humanos – gengivas saudáveis e dentinhos limpos são imprescindíveis para manter a saúde geral do seu melhor amigo, desde filhote. Com o tempo, os cachorros podem desenvolver problemas graves na região da boca, que incluem mau hálito, cálculo dentário, gengivite e perda de dentes.

Além disso, cachorros podem quebrar os dentes mastigando coisas que não deveriam, o que pode levar a infecções e abcessos. Assim, bactérias decorrentes de problemas de saúde bucal podem invadir o sistema imunológico do seu cão e causar doenças sérias, como complicações cardíacas. Escovar dente de cachorro pode parecer intimidante, mas reunimos algumas dicas para tornar esse hábito mais fácil e até divertido!

Com o que se escova dente de cachorro?

Existe uma grande variedade de escovas para escovar dente de cachorro. Os modelos incluem cabeça simples, cabeça dupla e até uma que se encaixa na ponta do dedo. Os veterinários recomendam o uso de escovas de cerdas macias para evitar danos à linha da gengiva. Não é recomendado utilizar uma escova de dente comum, desenvolvida para humanos, para escovar dente de cachorro. Em pet shops, você pode encontrar uma opção acessível e que seja adequada para cuidar da saúde bucal do seu amigo.

Pode escovar dente de cachorro com pasta de dente “normal”?

Se você tem essa dúvida e já se perguntou se poderia utilizar pasta de dente “humana” ou infantil para escovar dente de cachorro, a resposta é: NÃO! As pastas de dente desenvolvidas para seres humanos contêm substâncias tóxicas e até fatais para cachorros. Isso porque podem apresentar detergentes, flúor e adoçantes artificiais, como o xilitol, em sua composição.

As pastas de dente caninas são especialmente formuladas para escovar dente de cachorro em casa. Elas ainda vêm em sabores que podem agradar o paladar do seu cachorro, tornando o processo de escovação mais fácil. Além disso, as pastas para escovar dente de cachorro são feitas com ingredientes seguros, que podem ser engolidos sem prejudicar a saúde do cão.

Como escovar dente de cachorro: dicas e passo a passo

Escovar dente de cachorro exige um pouco mais de esforço do que apenas inserir a escova na boca do seu cão e girá-la. Primeira dica: tenha um estoque de guloseimas à mão se quiser treinar o seu cachorro para aceitar – e até amar! – a rotina de escovação.

1. Deixe seu cão confortável com o manuseio do focinho e da boca

Para começar, coloque a mão sob o queixo do seu cachorro, segure-o por alguns segundos e, em seguida, ofereça um petisco com a outra mão. Essa ação vai parecer um carinho normal, de modo que não deixará seu cachorro estressado ou nervoso. Repita o processo várias vezes para que seu cachorro comece a associar suas mãos sob o focinho com o ganho de um petisco.

Em seguida, ele deverá se acostumar a ter os lábios erguidos e a boca aberta. Coloque uma das mãos sob o focinho do cachorro e a outra por cima durante alguns segundos e, depois, ofereça mais uma guloseima. Continue colocando sua mão em várias posições sobre e ao redor da boca do seu cão, tentando imitar o que você fará quando realmente começar a escovar.

Por último, imite a escovação dos dentes com o dedo. Sentado no lado esquerdo ou direito, segure o focinho do seu cão com a mão enquanto levanta o lábio e examina a boca com os dedos. Depois, ofereça novamente um petisco. Pratique correr o dedo ao longo da linha da gengiva do cachorro, da frente até o fundo, onde estão os molares. A fase de habituação pode levar de uma a várias semanas. Seja paciente!

2. Deixe o cachorro “explorar” a escova e a pasta de dentes

Quando seu cachorro estiver acostumado a ter o focinho e a boca manuseados, será a hora de trazer os suprimentos de escovação para cães. Um dos maiores erros que as pessoas cometem é ir diretamente para a escovação, sem permitir que o cachorro explore os itens primeiro. Deixe-o cheirar e experimentar a escova de dentes antes de tentar usá-la, com muitos elogios e reforço positivo. Adicionar a pasta de dente tornará a escova ainda mais interessante para ele, o que funcionará a seu favor.

3. Comece a escovar

Encontre um local confortável para começar a escovar os dentes do seu cachorro. Adicione um pouco de pasta à escova do seu cachorro o e comece escovando os dentes da frente, em um movimento circular, por alguns segundos. Embora você tenha feito seu trabalho de preparação e seu cão já tolere o manuseio da boca, a escova de dentes fará com que o processo pareça novo novamente. Combine o processo com petiscos para garantir que o seu cachorro tenha uma boa experiência durante a escovação.

4. Recompense e repita

Não espere completar a boca inteira na primeira vez que escovar os dentes do seu cachorro. No primeiro dia, passe a escova por cerca de dez segundos nos dentes da frente do seu cão. Continue as sessões de escovação na frente e nas laterais da boca do seu cão por uma semana. O cachorro deve aceitar o manuseio sem reclamar, e se você fez um bom trabalho combinando o manejo com guloseimas, ele poderá realmente ficar animado ao ver a escova de dentes!

5. Escove todos os dentes do cachorro de uma vez só

Gradualmente, escove em direção à parte de trás da boca do cachorro, com o objetivo de escovar todos os dentes, da frente para trás, em uma única sessão. O processo poderá ser mais difícil ao escovar a parte de trás da boca. Se seu cachorro é de uma raça de nariz curto, talvez seja preciso fazer uma busca nas gengivas para encontrar os molares dele. Em vez de tentar limpar completamente os dentes posteriores em uma tentativa, escove rapidamente cada parte da boca para que o processo continue confortável para seu cão.

Com que frequência você precisa escovar os dentes de um cachorro?

Especialistas sugerem escovar dente de cachorro em dias alternados ou diariamente, para evitar a formação de tártaro nos dentes. A placa bacteriana pode demorar de 48 a 72 horas para calcificar e, por isso, precisa ser raspada. A maior parte da placa fica na superfície externa dos dentes, então uma dica é concentrar-se nessa região na hora de escovar os dentes do seu cachorro.

Dicas bônus para escovar dente de cachorro

  1. Durante todo o processo, seu amigo deve permanecer calmo e receptivo enquanto você trabalha com ele. Se ele reagir a qualquer manipulação, não force. É provável que você tenha agido rápido demais no processo; então, volte para o último tipo de tratamento que seu cachorro aceitou e vá lentamente para a próxima etapa.
  2. Varie o período de tempo que você manipula o focinho e a boca de seu cão, segurando às vezes por apenas alguns segundos e outras por um período um pouco mais longo. Sempre acompanhe cada tentativa com uma guloseima. E não se preocupe em “desfazer” a escovação oferecendo petiscos, porque a pasta de dente canina é formulada para dissolver o acúmulo de placa bacteriana em longo prazo.
  3. Algumas raças têm padrões de crescimento dentário únicos que fazem com que os dentes juntem e se sobreponham uns aos outros, então preste atenção extra a essas áreas, porque podem favorecer a formação de cálculo dentário.
  4. Procure ajuda profissional para um exame dentário e limpeza profunda pelo menos uma vez por ano – ou duas vezes, se seu cachorro tiver tendência a doenças periodontais.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×