Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Pergelissolo é uma camada de gelo, rocha e matéria orgânica que se encontra abaixo de 0ºC nas regiões Ártica e Antártida

Pergelissolo, permafrost ou solo permanentemente congelado, é um tipo de solo formado por uma camada de gelo, rocha e matéria orgânica que se encontra abaixo de 0ºC por pelo menos dois anos consecutivos nas regiões polares, como Ártica e Antártida. Originalmente encontrado em países como Islândia, Argentina e Noruega, o pergelissolo começou a ficar conhecido mundialmente e no Brasil no contexto das mudanças climáticas, pois quando derrete – devido ao aumento da temperatura global – causa impactos significativos ao meio ambiente.

O que é a teoria da trofobiose
efeito estufa
O que é efeito estufa e seus gases?

Mudanças climáticas

Erosão do pergelissolo no Alasca. Imagem de USGS/Christopher Arp

O pergelissolo possui uma camada de solo relativamente grossa que pode atingir até 300 metros de profundidade. O topo dessa camada é constituído basicamente por gelo e neve. Tais substâncias derretem no verão levando água para a região e a tornado pantanosa. Com essa distribuição de água, é possível encontrar árvores no pergelissolo, mas o seu significativo estoque de carbono não está em vegetação crescida, e sim abaixo da camada de gelo.

Calotas polares
Derretimento das geleiras da Antártida triplica e impulsiona aumento do nível do mar

Por ser muito gelado, o trabalho de decomposição das bactérias e fungos presentes no pergelissolo acontece lentamente. Mas, no contexto das mudanças climáticas, o derretimento desse tipo de solo, encontrado no ártico, está ocorrendo de forma acelerada. O resultado é uma decomposição de matéria orgânica cada vez mais alta que libera grandes quantidades de gases do efeito estufa na atmosfera.

Metano e dióxido de carbono, que são gases com potencial de risco climático significativo, são os principais gases liberados na decomposição do pergelissolo. E o agravante é que estudos mostram que a quantidade de gás carbônico no solo permanentemente congelado chega a ser até duas vezes maior que a presente na atmosfera.

O que é biodegradação

Qual é a importância do pergelissolo?

Uma outra pesquisa, com outras tecnologias semelhantes, apontou que o planeta Terra pode entrar em estado de efeito estufa permanente caso o pergelissolo continue derretendo a altas taxas. Esse evento se agrava com a perda de hidratos de metano no solo oceânico e a redução de florestas tropicais. Isso porque estes são locais que estocam carbono e que podem atingir um ponto de colapso em que essas reservas de carbono sejam liberadas para a atmosfera, acelerando ainda mais o aquecimento global.

Em um estudo publicado na Nature Communications, pesquisadores apontaram novas preocupações. Anteriormente, acreditava-se que o mineral ferro ligava o carbono mesmo com o degelo do pergelissolo. Entretanto, essa nova pesquisa, que analisou uma área do pântano em Abisko, no norte da Suécia, observou que as bactérias impossibilitam a capacidade de aprisionamento de carbono pelo ferro, resultando na liberação de quantidades bem maiores de CO2.

“O que vemos é que as bactérias simplesmente usam minerais de ferro como fonte de alimento. À medida que se alimentam, as ligações que tinham o carbono aprisionado são destruídas e ele é lançado na atmosfera como gás de efeito estufa”, explica o professor Carsten W. Müller da University of Copenhagen’s.

Os pesquisadores ainda não têm certeza da quantidade de carbono extra que o solo pode liberar. Mas sem dúvidas há uma nova grande fonte de emissões de CO2 que precisa ser considerada e incluída nos modelos climáticos.

Derretimento do pergelissolo e liberação de vírus do passado

O pergelissolo conserva micro-organismos porque é frio, sem oxigênio e escuro. Em outras palavras, isso significa que ele pode manter vivos micróbios que infectam seres humanos e animais. Sendo assim, além do problema da liberação de gases do efeito estufa, o derretimento do pergelissolo pode trazer de volta antigos vírus, bactérias e fungos. Como se não bastasse a pandemia de coronavírus, a humanidade poderá conhecer doenças igualmente nocivas ou até piores.

Pioneira da agroecologia, Ana Primavesi ganha acervo virtual

Uma prévia desse cenário aconteceu em 2016, em uma parte remota da Sibéria, no hemisfério norte, na região do ártico. Como relata a BBC, um verão excepcionalmente quente em 2016 descongelou uma camada de pergelissolo, revelando a carcaça de uma rena infectada com antraz cerca de 75 anos antes. A doença chamada de antraz ou carbúnculo é causada por uma bactéria, Bacillus anthracis. No caso citado, a bactéria se espalhou pelos suprimentos de água e de comida da região e também chegou ao solo. Um menino de 12 anos morreu da infecção, assim como 2,3 mil renas; dezenas de pessoas ficaram doentes e hospitalizadas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais