Entenda o que é ecoeficiência energética

eCycle

Ecoeficiência energética é uma atividade que busca melhorar o uso das fontes de energia

Ecoeficiência energética
Imagem de Die_Sonja no Pixabay

O termo “ecoeficiência energética” está relacionado ao uso mais eficiente de materiais e energia, a fim de reduzir custos econômicos e impactos ambientais. Criado em 1992, o conceito atualmente é adotado por empresas no mundo todo para conseguir produzir mais gastando menos insumos e matérias-primas. A ecoeficiência se dá por meio dos 3Rs: reduzir o consumo, reutilizar o que for possível e reciclar. O conceito sugere uma significativa ligação entre eficiência dos recursos e responsabilidade ambiental.

Apesar de ser amplamente implementada em empresas, a prática também pode ser adotada por indivíduos que procuram ter hábitos mais sustentáveis no cotidiano. Isso porque a ecoeficiência energética é uma atividade intimamente relacionada ao desenvolvimento sustentável.

Com o uso eficiente dos recursos energéticos, é possível reduzir os impactos causados pelo ser humano sobre o meio ambiente. Dessa forma, podem ser diminuídas as demandas por combustíveis e outros insumos associados à energia, bem como a poluição hídrica e aérea causadas por eles.

O que é ecoeficiência?

Segundo a definição do World Business Council for Sustainable Development (Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, em tradução livre), o termo ecoeficiência pode ser entendido como uma forma de produzir e fornecer bens e serviços competitivos no mercado com menor consumo de recursos naturais e menor geração de poluentes. O objetivo é satisfazer as necessidades humanas e manter a qualidade de vida com um mínimo de alterações negativas ao meio ambiente.

A ecoeficiência pode ser aplicada em nossas atitudes diárias. Para isso, devemos levar em conta as questões socioambientais no momento da aquisição de bens, assim como ao contratar serviços, procurando sempre avaliar os impactos causados.

Confira algumas dicas práticas que podem ser aplicadas ao adquirir produtos ou serviços seguindo o conceito de ecoeficiência energética:

  • Ao adquirir produtos eletrônicos nacionais, opte pelos que possuem o selo de eficiência energética do Procel e, entre eles, aqueles que consomem menos energia. No caso de produtos importados, opte pelos que possuem o selo Energy Star;
  • Procure formas alternativas e renováveis para a geração de energia, como placas solares e biodigestores;
  • Prefira a aquisição de monitores de LCD, que reduzem em média 40% do consumo de energia elétrica;
  • Dê preferência para a aquisição de lâmpadas fluorescentes, eletrônicas ou LEDs, que possuem maior durabilidade e eficiência. Os LEDs são considerados os mais ecológicos, porque não possuem mercúrio em sua composição e reduzem o consumo de energia;
  • Utilize sistemas ecológicos de refrigeração;
  • Se possível, substitua sistemas de iluminação convencionais por automáticos.

Além disso, alguns selos e certificações ambientais evidenciam o compromisso da empresa com a responsabilidade social e com o meio ambiente. Por isso, é importante questionar se produtos oferecidos possuem certificação florestal ou selo para materiais, produtos e equipamentos, confirmando seu atendimento aos critérios de salubridade, qualidade, economia e responsabilidades social e ambiental.

Como ressaltado, o Selo Procel é um exemplo. Criado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, programa do Governo Federal executado pela Eletrobras, o Selo Procel foi instituído por Decreto Presidencial em 8 de dezembro de 1993. Ele tem como finalidade ser uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os produtos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos energia.

Por que investir na ecoeficiência energética?

Investir na ecoeficiência pode trazer inúmeras vantagens para corporações. Através de um sistema de gestão ambiental, a ecoeficiência é essencial para diminuir custos de produção (e consequentemente aumentar os lucros), evitar riscos ambientais e à saúde dos funcionários ou clientes, reduzir a poluição, chegar à conformidade legal ambiental, garantir a manutenção dos recursos naturais disponíveis e motivar as pessoas envolvidas com o seu produto/serviço a se engajarem em questões ambientais.

A ecoeficiência é uma das principais medidas que contribuem para um futuro sustentável. Além de gerar diversos benefícios para empreendimentos, adotar uma postura ecoeficiente significa satisfazer as necessidades humanas e proporcionar qualidade de vida sem causar impactos ambientais e gastando o mínimo dos recursos naturais não renováveis. Por isso, é extremamente importante que cada um faça a sua parte para uma pegada mais leve.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×