Upcycling: qual o significado e como aderir à moda

eCycle

Upcycling propõe o reaproveitamento de objetos antigos. Técnica permite exercer a criatividade e poupar o meio ambiente


"Upcycled bug" por JailBird está licenciado sob CC BY 2.0

O que é upcycling

Apesar de não ser uma prática nova, já que é muito comum durante tempos economicamente incertos, no últimos tempos o upcycling está na moda no universo sustentável. A técnica do upcycling consiste em, com criatividade, dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado sem degradar a qualidade e composição do material. Um item que passou pelo upcycle normalmente possui uma qualidade igual ou melhor que a de seu original.

A prática reduz a quantidade de resíduos produzidos que passariam anos em aterros sanitários. Além disso, o upcycling diminui a necessidade de exploração de matéria-prima para a geração de novos produtos. No caso do plástico, isso significa menos petróleo explorado, menos árvores derrubadas no caso da madeira e, no caso do metal, menos mineração. Isso tudo também conta com uma economia significante de água e energia, usadas tanto na exploração dos recursos naturais quanto na reciclagem, ainda que em menos quantidade nesse último caso. A prática do upcycling é um dos grandes exemplos da Economia Circular, que propõe que os resíduos sirvam de insumo para a produção de novos produtos.

Às vezes, o upcycling pode ser a única opção sustentável para um material, como é o caso do plástico BOPP. Segundo a matéria "O que é BOPP? Embalagens BOPP são reutilizáveis?", devido às dificuldades de reciclagem do material, o upcycling é uma das melhores opções de destino. Saiba mais na matéria "Upcycle é opção criativa para dar solução a embalagens feitas com BOPP".

Upcycle no mercado

Além de ecologicamente correto, o upcycling (que é o processo de fazer upcycle com algum objeto ou material) está despontando como uma excelente oportunidade de negócios. A Cavalera, por exemplo, lançou uma linha com mais de 50 modelos de bolsas e carteiras feitas com sacos de cimento usados. Há artesãos que fazem brincos e jóias com cápsulas de café usadas, integrando o resíduo na Economia Criativa.

Em Londres, a novidade já está nas universidades. A London College of Fashion tem desde 2007 um setor que estuda o upcycling como uma das alternativas para o mundo da moda e ainda conta com apoio governamental.

Presente no Brasil desde 2010, a empresa americana TerraCycle, fundada em 2001, aposta no upcycling como via para a conservação do planeta e já coletou mais de três bilhões de resíduos em todo o mundo, utilizando-os para criar bolsas, guarda-chuvas, cadernos, entre outros produtos verdes. Todos os itens coletados pelo projeto são materiais que não teriam destinação adequada para reciclagem, ou seja, acabariam em lixões e aterros sanitários.

Além de diminuir a quantidade de entulho a ser descartada, o upcycling contribui para a redução dos poluentes gerados na criação de novos objetos. E as possibilidades são infinitas. O pessoal do Studio Bike Furniture Design, de Michigan, nos EUA transforma peças de bicicleta em móveis modernos e irreverentes. Dê só uma olhada no que eles fazem e se inspire para, você também, dar um upcycle naquele objeto que já está desgastado ou que não lhe agrada mais.

Para ver exemplos de upcycle, confira a matéria "16 exemplos de upcycle para decoração".


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail