Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Estudo mostra que fazer gargarejo com bicarbonato de sódio ajuda a reduzir bactérias orais nocivas

Imagem editada e redimensionada de Frank Busch, está disponível no Unsplash

Fazer gargarejo com bicarbonato de sódio pode ser uma forma de melhorar a saúde oral. Essa afirmação é conhecida na cultura popular. O bicarbonato de sódio é um ingrediente utilizado na limpeza da casa, das roupas, dos móveis, na massa de bolo (como fermento) e está presente até em receitas de enxaguante bucal caseiro. A ciência tem provado seu potencial no combate a micro-organismos nocivos. Entenda:

O que é o bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um composto químico que se apresenta na forma de um sólido cristalino de coloração branca ou levemente rosado. Também conhecido como hidrogenocarbonato de sódio ou até mesmo como carbonato ácido de sódio, sua fórmula molecular é definida por NaHCO3. O bicarbonato é classificado como um sal, pois é altamente solúvel em água, mas, quando aquecido a mais de 50°C, começa a se decompor, liberando gás carbônico (CO2).

Ele é considerado um agente neutralizante, que auxilia na redução de alcalinidade e acidez, neutralizando o meio para o mais próximo de um pH (potencial hidrogeniônico) 7, que é o valor neutro em uma escala de 0 a 14 – valores abaixo de 7 são considerados ácidos e valores acima de 7 são básicos (ou alcalinos), sendo 7 um valor de pH neutro, nem ácido, nem básico, ou seja, em equilíbrio. A água, por exemplo, é um composto neutro e tem um pH aproximado de 6,8 a 7,2 (veja mais sobre pH e aprenda a fazer um medidor de pH caseiro na matéria “Aprenda a fazer um medidor de pH caseiro“).

Além disso, o bicarbonato de sódio tem a capacidade de retardar ainda mais mudanças no equilíbrio do pH, o que também o torna conhecido na química como agente de tamponamento. Essa dupla capacidade de neutralizar e tamponar são as propriedades mais marcantes do sal, que ajudam a entender o que é o bicarbonato. É graças a elas que o bicarbonato possui tantas utilidades diferentes.

Gargarejo com bicarbonato de sódio

Um estudo publicado pela revista científica US National Library of Medicine analisou os efeitos do gargarejo com bicarbonato de sódio na saúde oral. Vinte e cinco indivíduos saudáveis ​​foram recrutados para o estudo no departamento de odontologia da Era Medical College. Os indivíduos se abstiveram de escovar os dentes durante a noite para viabilizar uma interpretação correta dos resultados.

Os resultados do estudo mostraram que o pH salivar aumentou significativamente após o gargarejo com bicarbonato de sódio. Houve uma diminuição no número de bactérias consideradas nocivas, especialmente as espécies de Viridans Streptococci e Moraxella.

Isso significa que usar bicarbonato de sódio para fazer gargarejo ou como enxaguante bucal pode ser uma alternativa barata e eficaz para a higiene oral complementar à higiene convencional.


Veja também: