Chá de salsinha faz bem para os olhos, refresca o hálito, entre outros benefícios
O chá de salsinha, também chamado de chá de salsa, pode ser um aliado da saúde.
Os benefícios do chá de salsinha para a saúde incluem propriedades anti-inflamatórias, antitumorais, anticancerígenas, antioxidantes e desintoxicantes. Esses benefícios se devem à ampla gama de minerais, nutrientes e antioxidantes presentes na salsa, como ferro, vitamina A, B e C, além de eugenol, limoneno, apigenina, luteolina e outros compostos ativos. Confira:
Quais os benefícios do chá de salsinha
Melhora o desconforto respiratório
O chá de salsinha é um aliado para quem sofre de asma ou outras doenças respiratórias. O beta-caroteno presente na subjacente planta tem sido relacionado à redução do risco de asma, enquanto os outros compostos da salsinha ajudam no combate à infecção bacteriana e na eliminação do catarro e do muco.
Previne tumores
A miristicina é um dos compostos voláteis encontrados no óleo essencial da salsinha, que é liberado em pequenas quantidades durante a infusão do chá.
Este antioxidante tem sido relacionado à prevenção da formação de tumores, especificamente nos pulmões, onde o câncer ocorre com muita frequência.
Reduz o risco de câncer
Além de suas propriedades anti-tumorais, o chá de salsinha possui flavonoides e outros compostos quimioprotetores que ajudam a neutralizar agentes carcinógenos, evitando danos aos tecidos e estimulando a apoptose (morte celular); o que pode reduzir significativamente o risco de câncer.
Aliado da imunidade
As concentrações significativas de vitamina C e vitamina A presentes no chá de salsinha fazem dele um aliado da imunidade. A vitamina C estimula a produção de glóbulos brancos e atua como um antioxidante no combater aos efeitos dos radicais livres causadores de câncer, além de proteger o organismo contra uma série de doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes.
Melhora a circulação
Rico em ferro, o chá de salsinha é uma excelente maneira de melhorar a circulação e prevenir a anemia. O ferro é uma parte crítica da produção de glóbulos vermelhos, que pode ajudar a levar sangue oxigenado para as células que precisam de nutrientes e oxigênio para reparar e funcionar. O alto nível de cálcio no chá de salsa também ajuda o corpo a absorver melhor o ferro, ajudando ainda mais nos problemas circulatórios.
- Anemia ferropriva: o que é e quais são seus sintomas
- O que é anemia falciforme, sintomas e tratamento
- O que é anemia hemolítica?
- Anemia perniciosa: sintomas, tratamento, diagnóstico e causas
- Anemia sideroblástica: o que é, sintomas, causas e tratamento
- Quais os sintomas da anemia aplástica?
Provê ácido fólico
O chá de salsinha é rico em ácido fólico, uma vitamina que reduz a probabilidade de defeitos do tubo neural em bebês. O ácido fólico também é o principal composto que neutraliza a homocisteína no organismo, um composto que pode causar danos aos vasos sanguíneos e aumentar o risco de doença cardíaca.
Amigo da visão
A vitamina A é um nutriente essencial para a saúde em geral, e também funciona como um antioxidante, particularmente em relação à saúde da visão. A vitamina A é derivada do beta-caroteno encontrado na salsinha e pode prevenir o estresse oxidativo nos olhos, diminuindo o risco de desenvolvimento de catarata e degeneração macular.
Poder desintoxicante
O chá de salsinha é conhecido por ser diurético, o que significa que pode estimular a micção e a limpeza da bexiga e dos rins. Os diuréticos ajudam o corpo a eliminar rapidamente o excesso de toxinas, gorduras, sais e água e reduzem a pressão sobre os rins.
Ameniza desconfortos da menstruação
A dismenorreia afeta mulheres em todo o mundo, juntamente com vários outros sintomas menstruais. O chá de salsa é comumente usado para atenuar os desconfortos da menstruação, devido à presença de apiol, um dos compostos dos óleos essenciais da salsa. O apiol pode ajudar a regular a menstruação e diminuir a gravidade dos desconfortos, especialmente nos meses após a mulher ter dado à luz.
Elimina mau hálito
A salsinha é famosa por refrescar o mau hálito. Isso porque ela tem propriedades antibacterianas que a tornam excelente para a saúde bucal. O chá de salsinha, por sua vez, pode oferecer os mesmos benefícios ao seu hálito.
Como fazer chá de salsinha
Fazer chá de salsinha é muito fácil. Você pode utilizar folhas frescas ou desidratadas; a diferença é que as folhas desidratadas possuem propriedades mais concentradas em menores quantidades.
Ingredientes
- 30 gramas de folhas de salsinha (frescas ou secas)
- 1 litro de água
- Limão (opcional e a gosto)
Modo de preparo
Veja também:
- Chá verde: benefícios e para que serve
- Os seis melhores chás para emagrecer
- Camellia sinensis: para que serve o "verdadeiro" chá
- Chá para tosse caseiro e natural
- Canela: benefícios e como fazer chá de canela
- Chá de amora: para que serve e benefícios da folha de amora
- Salsa: benefícios e para que serve seu chá
- Chá de pitanga: propriedades medicinais e para que serve
- Ipê-roxo: uso medicinal e como fazer seu chá
- Chá de alecrim: para que serve?
- Aprenda a preparar chá de casca de abacaxi
- Benefícios das folhas e como fazer chá de oliveira
- Folha e chá de louro: usos e benefícios
- Usos e benefícios do chá de casca de cebola
- Chá de gengibre: como fazer