Como tirar esmalte sem acetona

eCycle

Aprenda como tirar esmalte sem acetona e outros tipos de removedor que contêm tóxicos

como tirar esmalte sem acetona

Como tirar esmalte sem acetona certamente é uma pergunta já feita por quem gosta de pintar as unhas. Experimentar as milhares de cores de esmalte disponíveis no mercado traz consigo um problema: a necessidade de tirar os restinhos de esmalte que não podem ser removidos mecanicamente. E para isso é preciso utilizar a famosa acetona.

Tirar esmalte sem acetona é uma alternativa muito buscada. Entretanto, a acetona é um produto nocivo para as pessoas e para o meio ambiente. De acordo com a ficha de informação de segurança de produtos químicos (FISPQ), a acetona é um solvente sintético que libera gases inflamáveis que, ao serem inalados, podem causar irritação nos olhos e nariz.

Se a inalação de acetona ocorrer em altas concentrações, pode haver efeitos narcóticos e anestésicos, além de dor de cabeça, vertigem, náusea, sonolência e até mesmo perda da consciência. O contato da acetona com a pele causa ressecamento e até inflamações. Isso explica os problemas nas cutículas e na região em que a acetona é aplicada na hora de tirar o esmalte, que se agravam em quem a utiliza com certa frequência. Devido a todos esses problemas, a acetona não deveria ser utilizada diretamente sobre a pele.

A acetona também traz efeitos negativos para o meio ambiente, já que, no ar, seus gases reduzem a concentração do oxigênio, tornando o ambiente asfixiante e extremamente explosivo. Na água, é prejudicial à fauna e à flora, sendo biodegradada lentamente. No solo, quando derramada, a parte que não evapora pode atingir os lençóis freáticos, contaminando-os.

Além da acetona, existem outras formas de tirar esmalte que apresentam riscos à integridade da saúde. Alguns componentes de fórmulas utilizadas para tirar esmalte podem conter óleo mineral (derivado do petróleo), propileno glicol, entre outros (em maioria tóxicos).

Muitas marcas se valem da frase “livre de acetona” (ou similar), como se somente isso bastasse para que o produto não apresentasse um risco potencial à saúde e ao meio ambiente, mas é preciso ter muito cuidado na hora de tirar o esmalte e ler atentamente o rótulo do produto  adquirido para esse fim.

Para ajudar a encontrar uma solução para os problemas da acetona e de outros produtos perigosos utilizados para tirar esmalte, pesquisamos uma receita para você tirar seu esmalte de um jeito eficiente e fácil de fazer, com ingredientes baratos que possivelmente você encontra no seu armário. Confira:

Como tirar esmalte sem acetona

Receita

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa álcool etílico;
  • 1 colher de sopa de açúcar refinado.

Modo de preparo

Para tirar esmalte sem acetona basta misturar os ingredientes acima e, antes que o açúcar se dissolva no álcool, embeba um chumaço de algodão nessa mistura e aplique sobre a unha em movimentos circulares, até que o esmalte seja removido.

Nessa formulação, o açúcar funciona como um abrasivo que exerce a função de tirar mecanicamente o esmalte, enquanto o álcool vai o dissolvendo. Uma dica natural para hidratar a região após a aplicação é passar óleo de semente de uva ou óleo de coco.

O álcool é antisséptico, menos agressivo e menos tóxico que a acetona, mas também pode causar algum ressecamento na pele; por isso, o cuidado de hidratar a região após tirar o esmalte é super importante para a manutenção de unhas e cutículas bonitas e saudáveis.

Bem que gostaríamos de apresentar uma versão totalmente natural para tirar esmalte, mas infelizmente a própria composição dos esmaltes não permite isso, já que são basicamente uma mistura de solventes, resinas e corantes, compostos sinteticamente em sua maioria.

Optando por tirar esmalte sem acetona você contribui com a diminuição do impacto ambiental e mantém sua rotina de beleza trocando a cor do seu esmalte sempre que desejar e de uma forma mais suave ao seu corpo e à sua saúde.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail