Bicarbonato de sódio é fórmula sustentável

eCycle

Conheça a fórmula do bicarbonato de sódio e saiba porque adotar o sal alcalino é uma ótima opção para uma vida mais sustentável

Fórmula do bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é muito conhecido por suas diversas utilidades e benefícios para a vida cotidiana - ele é um ótimo elemento para ter em casa, já que pode ser usado para quase tudo: aliviar azia, tratar aftas, preparar receitas de bolo de chocolate e outras, limpar prata, fazer produtos de limpeza e cosméticos naturais e tratar pequenos problemas de saúde. Pouco lembrada (ou mesmo desconhecida), a fórmula do bicarbonato de sódio é NaHCO3 e indica sua composição química: um átomo de sódio, um de carbono, três de oxigênio e um de hidrogênio.

Também conhecido como hidrogenocarbonato de sódio e como carbonato ácido de sódio, o bicarbonato é um sal alcalino que se apresenta na forma de um sólido cristalino de coloração branca ou levemente rosado. Ele é classificado como sal por ser altamente solúvel em água, mas, quando aquecido a mais de 50°C, começar a se decompor, liberando gás carbônico (CO2).

Fórmula do bicarbonato de sódio
Imagem: Representação gráfica da fórmula química do bicarbonato de sódio.

Os antigos egípcios já conheciam os benefícios do bicarbonato de sódio e o utilizavam como sabão para fins de higiene e limpeza. Depois, esse e outros povos o utilizaram como fermento de pão. Porém, como todos os produtos, é preciso tomar cuidado e usar o bicarbonato do jeito certo e nas doses recomendadas, já que a utilização incorreta pode fazer mal.

O bicarbonato é considerado um agente neutralizante, ou seja, que auxilia tanto na redução da alcalinidade quanto na da acidez. O sal age neutralizando o meio para o mais próximo de um pH (potencial hidrogeniônico) 7, que é o valor neutro em uma escala que vai de 0 a 14 - valores abaixo de 7 são considerados ácidos e valores acima de 7 são básicos (alcalinos). A água, por exemplo, é um composto neutro e seu pH varia entre 6,8 e 7,2. Saiba mais sobre pH e aprenda a fazer um medidor de pH caseiro na matéria "Faça você mesmo: medidor de pH".

Além disso, o bicarbonato de sódio também serve para retardar mudanças no equilíbrio do pH, o que também o torna conhecido na química como agente de tamponamento. Essa dupla capacidade de neutralizar e tamponar são as propriedades mais marcantes da fórmula, que lhe permitem atuar em mais de 80 dicas de soluções caseiras - tem de tudo, de alívio à garganta inflamada até limpeza da bateria do carro.

Amigo sustentável

A fórmula NaHCO3 pode ser usada para substituir diversos produtos químicos, tais como os produtos de limpeza, que podem trazer riscos à saúde, e os cosméticos tradicionais, que contém fragrâncias e parabenos potencialmente nocivos e causadores de alergias. Acabou o shampoo? Você pode preparar uma receita natural que leva apenas água e bicarbonato de sódio - o vinagre entra como condicionador. Precisando limpar a casa? Confira uma receita de produto de limpeza natural (assim você só irá espirrar depois da faxina por conta do pó e não por causa do cheiro do produto de limpeza que ficou na casa - para quem tem rinite é incrível!):

NaHCO3: convencido de que essa é uma fórmula para gravar na memória e usar sempre que precisar de uma alternativa de consumo consciente e sustentável?


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail