Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Meta é plantar 18 milhões de mudas para compensar emissões de megaevento

Atualmente, há uma meta no estado do Rio de Janeiro de plantar 18 milhões de mudas de árvore. Isso significa restaurar seis mil hectares de áreas degradadas. Para auxiliar o desempenho, a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) instalou um painel eletrônico que contabiliza os números de plantios.

O contador foi colocado em um muro da Fundação Jardim Botânico, que é um grande ponto turístico da capital fluminense. O sistema, instalado sobre uma planta, está interligado a um site interativo em que a população pode registrar suas contribuições e acompanhar as estatísticas em todo o estado, sabendo inclusive quem realizou o plantio, em qual cidade e de qual espécie.

A meta estabelecida partiu de um estudo da consultoria MGM Innova, contratada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pela SEA. Ela partiu do nível de emissões de gases-estufa que a cidade terá devido à realização das Olimpíadas do Rio de 2016. O compromisso foi estabelecido pelos governos federal, estadual e municipal do Rio com o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Das 18 milhões de mudas que devem ser plantadas, 16 milhões serão espécies nativas da Mata Atlântica e 2,5 milhões serão seringueiras. Clique aqui para saber a evolução do plantio.

Veja também:
Mata Atlântica é tema de jogo educativo para Facebook
FAPESP e Fundação Boticário se unem para pesquisar impacto das alterações climáticas na Mata Atlântica