Salvia hispanica L.: o que é e benefícios

eCycle

As sementes da Salvia hispanica L., ou chia, ajudam a emagrecer e a prevenir uma série de doenças. Entenda

salvia hispanica

Salvia hispanica L, popularmente conhecida como chia, é uma planta originária do México e da Guatemala. A Salvia hispanica L. pertence à família Lamiaceae e também é conhecida como sálvia espanhola, chia mexicana e chia negra. O pé de Salvia hispanica L. dá flores anualmente e possui uma altura de cerca de um metro, podendo crescer em solos argilosos e arenosos bem drenados.

Sementes da Salvia hispanica, ou chia

As sementes de Salvia hispanica L. estão se tornando cade vez mais populares no regime alimentar moderno de muitos países. Mas seu consumo já existe há 5500 anos, tendo começado a ser consumida em 1.500 a.C.. Tradicionalmente, as sementes de chia foram utilizadas por aztecas e maias na preparação de medicamentos populares e alimentos. Nas sociedades pré-colombianas, as sementes de Salvia hispanica L. eram a segunda maior safra depois do feijão. A Salvia hispanica L e o óleo de suas sementes eram utilizados nas comunidades astecas como alimentos, cosméticos e artigos religiosos de rituais desde os tempos pré-históricos.

A palavra "chia" é derivada da palavra espanhola "chian", que significa óleo.

Benefícios da Salvia hispanica L.

Fonte de proteínas

A sementes da Salvia hispanica L. são verdadeiras fontes de protéinas (cerca de 20%). O teor de proteína da semente de chia é o maior de todos os cereais. A ausência de glúten na Salvia hispanica L. é uma vantagem para quem sofre de doença celíaca. Além disso, estudos mostraram a presença de nove aminoácidos essenciais na semente da Salvia hispanica L., em quantidade significativa. Esse dado faz da semente de Salvia hispanica L. um alimento auxiliar no emagrecimento. Tendo em vista que alimentos ricos em proteínas têm um grande efeito na perda de peso devido à perda de gorduras no corpo.

Os resultados de um estudo revelaram que a ingestão de 25% de proteína do consumo total de energia proporciona uma perda significativa de gordura. Uma dieta rica em proteínas também ajuda a manter o peso corporal. Um alto consumo de proteína (18% da ingestão total de energia) e dieta de baixa proteína (5% da ingestão total de energia) em 113 homens e mulheres com excesso de peso foi investigado por quatro semanas. Concluiu-se que o grupo que foi alimentado com dieta rica em proteínas perdeu mais peso do que o outro grupo que foi mantido em dieta de baixa proteína. A ingestão regular de semente de chia pode ajudar os homens e mulheres com excesso de peso a emagrecer.

Fonte de fibras

As fibras contidas em alimentos e especialmente em grãos integrais são biocomponentes importantes. Um grande número de estudos mostrou que o consumo de fibras diminui o risco de doença cardíaca, diabetes mellitus tipo 2 e vários tipos de câncer. Além disso, o consumo de fibras tem sido associado ao aumento da sensação de saciedade pós-refeição. A semente de Salvia hispanica L. contém entre 34 e 40 g de fibra dietética a cada 100g, o que equivale a 100% das recomendações diárias para a população adulta. A farinha de Salvia hispanica L. desengordurada possui 40% de fibra, sendo que de 5-10% é do tipo solúvel. Este teor de fibras é maior do que o teor de fibras da quinoa, da linhaça e do amaranto.

Fonte de minerais

A quantidade de cálcio, fósforo e potássio presente na Salvia hispanica L. é muito maior do que a quantidade presente no trigo, no arroz, na aveia e no milho. A quantidade de ferro presente na Salvia hispanica L. é de 2,4 a seis vezes maior do que no espinafre e no fígado.

Efeitos antioxidantes

Radicais livres presentes no corpo humano levam ao dano oxidativo dos órgãos e de compostos bioquímicos. Esse estresse oxidativo causado pelos radicais livres pode resultar em diabetes, arteriosclerose (entupimento das arterias), trombose, inflamação e vários tipos de câncer.

A presença de ácido cafeico, ácido clorogênico e quercetina nas sementes da Salvia hispanica L. as tornam um alimento com grande potencial antioxidante.

Estudos in vitro mostraram que os polifenóis presentes nas sementes de Salvia hispanica L. inibiram consideravelmente radicais livres e que essa atividade de eliminação de radicais livres era maior do que a de outras fontes antioxidantes como a Moringa oleifera.

Efeitos cardioprotetores

Estudos revelaram que a Salvia hispanica L. é uma ótima fonte de ácidos graxos ômega-3, de ferro, de fibra sem glúten, e possui mais cálcio e magnésio do que o leite.

A ingestão de 37 g de sementes de chia diariamente estabilizaram o nível de glicose no sangue em pacientes diabéticos, previnem infeções miocárdicas e acidentes vasculares cerebrais. Estudos mostraram que a Salvia hispanica L. contribui para a redução do colesterol e da coagulação sanguínea; previne estresse oxidativo e a epilepsia e melhora o sistema imunológico. O consumo de chia na gravidez ajuda no desenvolvimento da retina e do cérebro do feto.

Além disso, o consumo de sementes de chia tem um efeito decrescente sobre os triglicerídeos e aumenta o colesterol HDL benéfico.

Outro benefício da semente de chia foi que ela diminuiu muito a gordura visceral e o nível do colesterol LDL (colesterol ruim).

Óleo de Salvia hispanica L. como cura para a pele

Um estudo foi realizado para determinar os benefícios prováveis ​​de ácidos graxos de ômega-3. Uma formulação tópica foi preparada com adição de 4% de óleo de chia e aplicada durante 8 semanas em oito pacientes com problemas de pele. Ao final do estudo, conclui-se que a aplicação do óleo de chia melhorou significativamente a hidratação da pele e a coceira.

Controle de insetos

As folhas de Salvia hispanica L. contêm um óleo essencial que contém β-cariofileno, globulol, γ-muroleno, β-pineno, α-humoleno, germacren-B e widdrol. Acredita-se que esses compostos tenham características repelentes fortes a uma ampla gama de insetos.

Gostou da Salvia hispanica L? Então conheça os outros tipos de sálvia e seus benefícios na matéria: "Sálvias: para que servem, tipos e benefícios"



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail