Desodorante sem alumínio: transpire saúde

eCycle

A opção por um desodorante livre de alumínio e parabeno em sua composição pode prevenir uma série de riscos à saúde

Desodorante sem alumínio - conheça opções

O desodorante é um produto destinado à remoção do mau cheiro em determinadas partes do corpo, como pés e axilas. Para eliminar os odores gerados pelo contato do suor com bactérias e/ou fungos, a maior parte desses cosméticos possui substâncias como triclosan, parabenos, fragrâncias e sais de alumínio. Há estudos que relacionam algumas dessas substâncias com efeitos negativos sobre a saúde humana e, nesse contexto, o desodorante sem alumínio se apresenta como uma boa alternativa para evitar o contato com substâncias químicas nocivas.

Diferente dos antitranspirantes, se um produto for exclusivamente desodorante ele servirá apenas para eliminar o mau cheiro, permitindo que o corpo transpire e libere toxinas através do suor. Esse odor, popularmente conhecido como cecê, resulta do contato de bactérias e/ou fungos com o suor produzido pelas glândulas sudoríparas apócrinas, localizadas em algumas partes do corpo humano, como nas axilas. A condição é cientificamente chamada de bromidrose axilar.

Para a eliminação do odor gerado, o desodorante possui compostos que atuam como bactericidas e bacteriostáticos, matando e/ou impedindo o crescimento de bactérias e fungos nessas regiões. Os compostos mais comuns encontrados em desodorantes masculinos e femininos são: triclosan, parabenos, fragrâncias e sais de alumínio (conheça os componentes do desodorante e seus efeitos).

O triclosan é o principal ingrediente ativo dos desodorantes comuns. Essa substância impede o crescimento e desenvolvimento das bactérias causadoras do mau cheiro - e também tem sido relacionada com danos à saúde. Já o antitranspirante, também conhecido como antiperspirante, tem a função de diminuir a produção de suor (por meio da obstrução das glândulas sudoríparas). Este cosmético em geral tem como principal ingrediente o sal de alumínio, uma substância de uso polêmico que é a grande responsável por limitar a sudorese. Os antitranspirantes, na maioria das vezes, atuam também como desodorantes, porém nem todos os desodorantes irão atuar como antitranspirantes. Entenda melhor essa diferença na matéria: “Desodorantes e antitranspirantes são a mesma coisa?”.

Sais de alumínio

Compostos de alumínio, principalmente sais, são muito utilizados em antitranspirantes, com o intuito de evitar que as glândulas presentes nas axilas produzam suor. Mesmo não sendo o foco do desodorante, alguns possuem a presença dessas substâncias. Atualmente existe uma polêmica associando a aplicação de compostos de alumínio nas axilas com o surgimento do câncer de mama, embora essa ligação ainda não tenha sido provada por nenhuma pesquisa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou um parecer sobre esta questão, informando que até o momento não foram apresentados dados capazes de inferir a relação entre sais de alumínio e a incidência de câncer de mama (veja o parecer aqui), mas o risco segue presente nos desodorantes femininos. Com o propósito de evitar o contato constante com compostos de alumínio, existem vários desodorantes sem alumínio disponíveis no mercado. Leia mais sobre o alumínio, suas propriedades e quais impactos pode trazer.

Desodorante caseiro

Fazer o seu próprio desodorante é um jeito excelente de usar um desodorante sem alumínio - e ainda praticar o consumo consciente. Além de ser muito mais barato, você evita não só o alumínio, mas também outros produtos químicos presentes na maioria dos desodorantes industrializados. Um desodorante caseiro pode ter a mesma eficiência dos industrializados se os seus componentes tiverem propriedades similares de inibição de odor e combate às bactérias.

Não é difícil produzir um desodorante sem alumínio em casa. Existem diversas receitas, desde aquelas feitas com ingredientes comuns do dia a dia, como o bicarbonato de sódio e o óleo de coco, até outras mais sofisticadas com manteiga de karité e vitamina E. Na matéria “Desodorante natural: caseiro ou comprar?” ensinamos três receitas que você pode testar.

Comprar desodorante sem alumínio

Uma alternativa para quem não tem tempo de fazer o seu próprio desodorante é comprar um desodorante sem alumínio, que pode ser natural e/ou vegano. Esses produtos não usam substâncias tóxicas em suas formulações e também previnem o mau cheiro. Algumas opções são os desodorantes Bion Vitta, Alva e HerBia.

Desodorante sem alumínio Bion Vitta

O desodorante da Bion Vitta é indicado para quem se preocupa com a saúde, com o meio ambiente e ao mesmo tempo quer ficar livre dos odores indesejados. Ele é um desodorante sem alumínio e que também não possui em sua composição álcool isopropílico, lauril éter sulfato de sódio, parabenos, corantes, derivados do petróleo, fragrâncias fortes ou produtos de origem mineral. Além disso, o cosmético também não contém produtos de origem animal e não é testado em seres vivos, uma ótima alternativa para quem já aderiu ou quer aderir à filosofia vegana.

Conheça o desodorante sem alumínio da Bion Vitta, cujo principal ingrediente ativo é a melaleuca, um bactericida natural.

Desodorante sem alumínio Alva

Vegano e natural, esse desodorante da marca Alva substituiu os sais de alumínio por alúmen de potássio, um mineral natural antimicrobiano usado para prevenir o aparecimento do odor. Ele elimina as bactérias, mas deixa o corpo transpirar normalmente.

O cosmético contém ainda extrato de Aloe Vera (também chamada de babosa), água de rosas e água de hamamélis, que acalmam a pele sensível sob as axilas.

Desodorante sem alumínio Herbia

Outra opção de desodorante sem alumínio é o produto da Herbia, que é vegano e 100% natural, além de ser certificado pelo IBD. Livre de todas as substâncias químicas nocivas para a saúde e o meio ambiente, ele é rico em óleos e extratos vegetais que mantém a pele fresca e livre do mau cheiro.

Se gostou das sugestões, confira esses e outros produtos naturais na loja do Portal eCycle.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail