Coleta seletiva em casa: como fazer

eCycle

Saiba tudo o que você precisa sobre coleta seletiva em casa para fazer um descarte sustentável

coleta seletiva em casa

Coleta seletiva em casa é o primeiro passo para um descarte correto. O lixo destinado de forma inadequada muitas vezes escapa para o meio ambiente, causando danos para animais e pessoas e, pior, a curto e longo prazo.

Por isso é importante saber como fazer coleta seletiva em casa. Você já sabe tudo sobre ela? Dê uma olhada nas dicas indispensáveis para fazer a coleta seletiva em casa utilizando poucos minutos de dedicação, mas que fazem toda a diferença no descarte final dos resíduos!

Coleta seletiva em casa

É seu? Leve para casa

A vida corrida nem sempre nos permite comer ou consumir tudo em casa. Às vezes precisamos fazer aquele lanchinho na padaria e o que sobra é embalagem. E depois de consumir você não tem certeza se o lixo que sobrou terá o melhor destino. Então que tal, sempre que possível, levar sua embalagem para casa e garantir que ela tenha um destino correto? Sabe-se que empresas e governos também têm a obrigação de colaborar para a melhor gestão dos resíduos sólidos, mas nem sempre isso acontece. Então vamos fazer nossa parte para a coleta seletiva acontecer.

Facilite a vida dos trabalhadores da coleta seletiva

Sempre que possível, facilite a vida dos trabalhadores da coleta seletiva. Procure higienizar da maneira mais sustentável possível seus descartes. Embalagens, por exemplo, podem ser cortadas, abertas e colocadas dentro da pia da cozinha e, ao longo do dia, a própria água utilizada para lavar outros objetos, ao cair na embalagem, acabará por limpá-la também. Dessa forma você pouca os trabalhadores dos desconfortos causados pelo mau cheiro e ainda contribui para a não proliferação de vetores de doenças.

Separe

A separação é parte essencial para a coleta seletiva em casa! O quanto mais separado por tipos (alumínio, papelão, plásticos, vidro, etc), melhor! E saiba que o plástico possui diversos tipos! Entenda melhor esse tema na matéria: "Conheça os tipos de plástico".

Mas não são só os recicláveis que você deve separar. Resíduos perigosos como remédios, pilhas e solventes também têm que ser separados. Nos mecanismos de busca gratuitos do Portal eCycle você encontra postos perto de sua casa que recebem esse tipo de descarte.

E para os orgânicos... Compostagem! Entenda melhor esse tema na matéria: "Compostagem: o que é e como ela funciona? Entenda melhor".

Embale corretamente

O material que você utiliza para embalar o descarte também conta para uma destinação adequada. Embrulhar pilhas em sacos biodegradáveis, por exemplo, é inadequado, pois eles podem se biodegradar antes das pilhas serem recolhidas, o que pode fazer com que elas vazem. Para saber a melhor forma de embalar seus resíduos para a coleta seletiva, dê uma olhada na matéria: "Saco de lixo: confira a melhor embalagem para seus resíduos".

Destine corretamente

Não basta separar e embalar, é preciso dar um destino adequado. Pontos de coleta seletiva são uma alternativa à coleta feita na porta de casa. Os postos de coleta seletiva, que podem ser mantidos por prefeituras ou iniciativa privada, são áreas instaladas em local adequado para o recebimento de descartes.

Caso a prefeitura da sua cidade não faça a coleta seletiva na sua rua, garanta o melhor tratamento para seus descartes. Consulte gratuitamente quais são os postos de coleta mais próximos de sua casa nos mecanismos de busca do Portal eCycle.

Evite o descarte

Melhor que destinar o descarte corretamente, é não gerá-lo. E você sabe como pode fazer isso? Reutilizando ou não consumindo. Isso mesmo, cada vez que for consumir algo, repense se é necessário mesmo, assim você evita uma maior produção de descartes. Saiba mais sobre consumo consciente na matéria: "O que é consumo consciente?".

Mora em condomínio?

Se você mora em condomínio, saiba que é possível implantar a coleta seletiva para selecionar os descartes dos condôminos. Entenda mais sobre esse tema na matéria: "Coleta seletiva em condomínios: como implantar".

Gostou da ideia e quer implementar a coleta seletiva em seu condomínio? Preencha o formulário abaixo e faça uma cotação:


Veja também


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail