Limoeiro: como plantar onde quer que você viva

eCycle

Confira o passo a passo para obter um limoeiro frondoso e frutífero

Ter um limoeiro em casa é poder usufruir dos benefícios do limão e de suas folhas o ano inteiro! Com cuidado e carinho é possível cultivar um limoeiro até mesmo em vasos.

Como plantar um limoeiro

  1. Antes de plantar o limoeiro é preciso encontrar limões orgânicos. Os limões orgânicos são garantia de boas sementes, pois os transgênicos ou cultivares podem ser desenvolvidos com sementes estéreis e ainda necessitarem de agrotóxicos e insumos artificiais para o seu desenvolvimento. Se você não encontrar um pé de limão orgânico, procure por sementes orgânicas à venda.

    limoeiro
  2. Separe seis vasinhos (ou reutilize potes de plástico descartáveis) furados embaixo que tenham mais ou menos oito centímetros de altura e cinco centímetros de diâmetro. Preencha-os com terra preta (húmus) e abra pequenos buracos de cinco centímetros de profundidade e dois de diâmetro.

    limoeiro
    Imagem: Planting soil in pot por Theornamentalist está licenciado sob CC-BY-SA-3.0
  3. Abra três limões e retire as duas maiores sementes de cada um. Coloque as sementes na boca e deixe em torno de cinco segundos. Se você não quiser levá-las à boca, umedeça-as em um algodão molhado. Em seguida, quando as sementes ainda estiverem úmidas, coloque-as nos pequenos buracos abertos no vasos, cubra-as com terra e molhe até que a terra fique completamente úmida.

    limoeiro
  4. Cubra cada vasinho com filme plástico furado com palito de dente e deixe-os em um local que pegue sol durante a metade do dia. Se a terra ficar muito seca (teste com o dedo diariamente) você precisará regar as mudinhas todos os dias. Se não, pelo menos duas ou três vezes por semana. Mas cuidado para não deixar a terra muito encharcada, pois assim as sementes apodrecerão.

    limoeiro
  5. Depois de algumas semanas, quando as mudinhas começarem a mostrar suas raízes pelos furinhos debaixo do vaso, estará na hora de escolher a maior e mais forte para transplantar para o vaso maior.

    limoeiro
  6. Separe um vaso (com furos embaixo) com mais ou menos 60 cm de profundidade e 30 de diâmetro e, no fundo, faça uma camada de pedras minerais de cinco a dez centímetros. Misture dois quilos de húmus com um quilo de areia e um quilo de terra vermelha; e despeje no interior do vaso.

    limoeiro
  7. Faça um buraco no vaso que seja de um tamanho adequado para as raízes da sua mudinha. Transplante a mudinha e molhe bem o solo. Procure regar o novo vaso pelo menos três vezes por semana. Em dias muito quentes, cheque diariamente o solo com o dedo para saber se está muito seco, caso sim, regue.

Enquanto seu limoeiro se desenvolve você pode fazer chá de suas folhas para consumir ou para aromatizar a casa. Para aproveitar os frutos do limoeiro, será necessário esperar de três a cinco anos. Caso queira obter frutos antes, faça um enxerto de um limoeiro mais velho que já dê frutas.

Conforme passar o tempo seu limoeiro necessitará de reposição de nutrientes. Uma alternativa natural é ir adicionando adubo líquido ou sólido de minhocas, que você poderá obter em lojas on-line ou de uma composteira, por exemplo.

Além da reposição de nutrientes, outro fator que contribui para a saúde do seu limoeiro é a poda. Remova os frutos pequenos para que se desenvolvam os limões maiores; retire os galhos e folhas doentes; corte os ramos finos e fracos para que se desenvolvam ramos mais grossos e fortes.

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail