Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Com fácil instalação, modelos de minicisterna são opção segura contra o mosquito da dengue e oferecem conforto em épocas de estiagem

A economia de água ganha cada vez mais força. Seja por conta das crises hídricas ocasionais ou para poupar o meio ambiente, cada vez mais pessoas recolhem a água da chuva ou reaproveitam a água da máquina de lavar roupa para utilizar em atividades como limpar o quintal ou dar descarga.

Essa é uma medida que contribui para amenizar o problema da escassez de água que, segundo relatório da ONU, afetará dois terços da população mundial em 2050. Ou seja, trabalho e dedicação serão necessários para garantir água potável e segurança alimentar para todos. Outras medidas que podem amenizar a questão do gasto individual de água são: ser vegetariano uma vez por semana, aprender a economizar água no dia a dia do condomínio ou na hora de lavar louça.

No que diz respeito ao reaproveitamento da água da chuva ou do uso doméstico cotidiano, é importante que ele seja feito de forma segura. Uma opção prática e capaz de evitar a contaminação da água e a proliferação do mosquito da dengue é usar uma minicisterna.

É importante armazenar a água coletada em um local vedado, que não atraia animais, insetos e em que não caiam substâncias poluentes, como produtos de limpeza ou gordura. É para isso que existem as cisternas. De alvenaria, fibra ou plástico, elas garantem conforto e praticidade na hora de economizar. As cisternas de alvenaria demandam de obras e, por isso, o custo acaba sendo maior. Quem deseja reaproveitar as águas pluviais sem necessitar de uma reforma, pode optar por uma minicisterna de plástico.

Cisternas
Ideal para coleta de água de chuva ou para armazenar água potável. Fácil instalação
A partir de R$177,00
Economia na conta de água
Comprar

Modelos de minicisterna

Existem vários modelos de minicisterna disponíveis no mercado. Aqui na loja do Portal eCycle vendemos quatro minicisternas diferentes, uma para captação de água da chuva, uma em versão slim para água de chuva ou uso interno e duas minicisternas para coletar a água de máquinas de lavar roupa. Conheça os modelos:

Minicisterna para água da chuva

Uma boa opção para quem quer coletar a água da chuva é a Minicisterna Casológica, que possui 240 litros de capacidade e pode ser instalada em casas, apartamentos e condomínios. Ela garante segurança e conforto para a sua família em épocas de estiagem. Além disso, seu bolso e o planeta agradecem – saiba mais sobre a captação da água da chuva, suas vantagens e cuidados necessários.

Por ter origem pluvial, a água coletada por uma cisterna não é considerada potável, ou seja, não é adequada para consumo humano. A água da chuva pode conter poeira, fuligem, sulfato, amônio e nitrato. Contudo, grande parte da água que utilizamos em nosso dia a dia não precisa ser potável. Ela ainda pode ser destinada a muitas atividades domésticas, como limpar carros, máquinas, pisos, quintais, calçadas, irrigar plantas, jardins e dar descargas.

As cisternas Casológica são acopladas diretamente nas calhas para a captação da água. A água da chuva é levada pelas calhas a um filtro, em que impurezas como folhas ou pedaços de galhos são eliminadas mecanicamente. Além disso, é importante ressaltar que essa minicisterna possui um separador da primeira água da chuva, que pode conter sujeiras do telhado. A Minicisterna Casológica tem capacidade de 240 litros e tem uma torneira em sua parte inferior para facilitar a utilização.

O produto foi adaptado por uma equipe de biólogos e engenheiros ambientais. Ele é confeccionado em polietileno de alta densidade na cor verde. As dimensões da minicisterna são de 52 cm x 107 cm. Inclui filtro autolimpante, separador da primeira água da chuva, redutor de turbulência, torneira de 3/4 de ferro e ladrão em PVC. A minicisterna atende a todos os padrões da norma ABNT NBR 15.527:2007, destinada ao aproveitamento da água de chuva de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis.

O sistema permite ampliação. É possível acoplar uma minicisterna em outra, somando suas capacidades de armazenamento. Vazia, a cisterna pesa oito quilos, mas vale lembrar que cada litro de água corresponde a um quilo, de modo que é importante colocá-la em um local que aguente o seu peso quando cheia (ou seja, os oito quilos da minicisterna mais os 240 kg de água que ela consegue armazenar).

Imagem: Detalhe do filtro auto-limpante da minicisterna Casalógica 240 litros. Divulgação.

Para garantir a segurança e evitar a contaminação de vetores de doenças, todas as entradas e saídas são protegidas por telas de mosquiteiro, mantendo longe o Aedes Aegypti e outros insetos.

Minicisterna slim para água da chuva ou uso interno

Imagem: Projeto Casa Aqua, com a minicisterna Waterbox 97 litros. Divulgação.

Como espaço é quase sempre um problema quando pensamos em apartamentos ou residencias urbanas em geral, a empresa brasileira Waterbox desenvolveu um modelo de minicisterna slim. Ela permite que quem não tem espaço para uma cisterna tradicional consiga reaproveitar tanto a água da chuva quanto a dos ambientes internos. Com 97 litros de capacidade, essa minicisterna possibilita o estoque de água limpa, de reúso ou da chuva – entenda a diferença entre água e reuso e reaproveitamento de água da chuva.

Você pode utilizar a minicisterna Waterbox em ambientes internos, para estocar água potável (como uma caixa d’água comum) ou armazenar água de reúso (da sua máquina de lavar, por exemplo). Já nos ambientes externos, ela é uma ótima ferramenta para a captação de águas pluviais. As cisternas Waterbox inclusive já foram usadas como solução escolhida para a gestão de água em projetos de casas sustentáveis como a Casa Aqua, apresentada no evento Casa Cor (foto anterior).

Cada cisterna tem 1,77 m de altura, 0,55 m de largura, profundidade de 0,12 m e comporta até 97 litros de água! Elas são modulares, por isso, permitem que você conecte mais de uma Waterbox para expandir o armazenamento de acordo com sua necessidade e disponibilidade de espaço. Entenda melhor essa minicisterna: “Cisternas verticais modulares slim são solução inteligente para armazenamento de água em espaços reduzidos“.

Minicisternas para coletar a água de máquinas de lavar roupa

Imagem: Minicisterna EcoTanque 80 litros. Divulgação.

Também existem modelos de minicisterna que viabilizam o reúso da água da máquina de lavar roupa. “Ué, mas a cisterna não serve só para captar água da chuva”, você pode estar se perguntando. Não só! Existem cisternas específicas para outras atividades. Diferente da cisterna modular, um kit de reúso de água para máquina de lavar funciona para reutilizar a chamada água cinza, que no caso é proveniente dos enxágues da máquina de lavar.

Segundo o Instituto Akatu, o reúso da água da máquina é capaz de trazer uma economia de 5% no consumo de água em casa. Ou seja, kits de reuso de água são econômicos e diminuem sua pegada hídrica.

Uma opção é a minicisterna EcoTanque 80, que possui 80 litros de capacidade e já vem pronta para o uso interno. Ela é duas vezes sustentável, pois trata-se de um tanque reutilizado do transporte de azeitonas. Os tanques são restaurados pela equipe especializada da Casológica, fabricante do modelo, propiciando o aumento do ciclo de vida do material antes de acabar em um aterro sanitário. Ele é feito de polietileno de alta densidade e apresenta uma torneira para permitir a fácil extração da água armazenada.

O Eco Tanque 80 é leve (3 kg), possui tamanho de 70 cm x 35 cm e seu transporte é fácil (para o caso de mudanças ou empréstimos).

Se você tiver uma demanda um pouco maior, a Tecnotri possui uma minicisterna com capacidade para estocar até 150 litros de água – e um design bastante atrativo, disponível em cinco cores diferentes (azul, bege, laranja, verde e cinza). A minicisterna de 150 litros vem junto com um kit de reúso de água. Compacta e muito simples de instalar, a cisterna possui filtro clorador, duas saídas de água e uma saída extravasora.

Imagem: Minicisterna Tecnotri 150 litros. Divulgação.

Para realizar a instalação, basta ligar a mangueira de saída de água da máquina na entrada do reservatório. Fazer a cloração da água também é muito simples: basta inserir uma pastilha com essa finalidade no filtro indicado na foto abaixo (a pastilha não acompanha o kit).

Imagem: Minicisterna Tecnotri 150 litros. Divulgação.

Além disso, a cisterna possui o aditivo UV14, que garante que produtos plásticos não rachem, ressequem ou desbotem, como acontece com outros modelos de reservatórios plásticos no mercado. O kit possui aditivo antimicrobiano e possibilita a cloração da água. A minicisterna é completamente vedada e garante a não proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Saiba mais sobre esses dois modelos de minicisternas na matéria: “Kit reúso de água para máquina de lavar roupa é prático e economiza“.

Entenda o funcionamento da minicisterna Tecnotri no vídeo abaixo:

Poupar água é uma atividade ambientalmente amigável e reduz gastos. Ao reutilizar a água da chuva você ajuda a preservar o ciclo natural da água, preserva os mananciais e garante que a água tratada possa ser usada para fins mais nobres. Você alimenta os lençóis freáticos ao irrigar jardins e minimiza o escoamento do alto volume de água nas redes coletoras durante as chuvas fortes.

Cisternas
Ideal para coleta de água de chuva ou para armazenar água potável. Fácil instalação
A partir de R$177,00
Economia na conta de água
Comprar

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais