Óleo de coco faz bem para a pele. Entenda e saiba como usar

eCycle

O óleo de coco é um ótimo hidratante para a pele e pode ser utilizado no corpo, rosto, lábios e regiões íntimas

oleo de coco na pele

O óleo de coco é famoso por proporcionar diversos benefícios para a saúde. Ele tem fama de fazer bem para o cabelo, pele, dentes, cérebro (doença de Alzheimer), sistema circulatório (níveis de colesterol), entre outros. Porém, no que diz respeito aos benefícios que vêm da ingestão do óleo de coco, como no caso de melhorar a doença de Alzheimer e os níveis de colesterol, há controvérsia. Apesar de alguns estudos concluírem que o óleo de coco pode ser usado para tratar e prevenir doenças, a Associação Brasileira de Nutrologia se posiciona contra essas recomendações. Para entender mais sobre os efeitos da ingestão de óleo de coco, leia a matéria: "Óleo de coco: benefícios, para que serve, como usar e controvérsia".

Em contrapartida, o uso de óleo de coco na pele e no cabelo não tem contraindicação. Nesse caso, só há estudos mostrando os benefícios desse tipo de aplicação do óleo de coco, diferente dos produtos cosméticos convencionais, que apresentam uma série de riscos para a saúde. Para entender mais sobre esse tema, dê uma olhada na matéria: "Conheça as principais substâncias que devem ser evitadas nos cosméticos e produtos de higiene".

Óleo de coco na pele

Um estudo publicado pela plataforma PubMed mostrou que o óleo de coco é um ótimo hidratante para a pele. De acordo com a pesquisa, utilizar óleo de coco na pele com a função de hidratante é tão seguro e eficaz quanto usar óleos minerais. Ele melhora o ressecamento, a coceira, a descamação, a aspereza e as rachaduras na pele causadas pela xerose cutânea - a secura da pele que pode ser resultado de baixa umidade do ar, clima frio, banhos muito longos e quentes, desidratação, deficiência de vitamina A, deficiência de vitamina D, lavagem frequente, queimaduras, exposição ao sol e medicamentos.

A vantagem de usar óleo de coco nos cuidados da pele, em relação a alguns produtos cosméticos convencionais, é que o óleo de coco (no formato extravirgem orgânico) é natural e não possui efeitos nocivos (para saber mais sobre o óleo de coco e seus formatos, leia a matéria: "Óleo de coco: benefícios, para que serve e como usar").

Como usar óleo de coco na pele

para pele

Esfoliante

Já pensou em utilizar a borra do café como cosmético? Imagine então juntá-la ao óleo de coco para tratar e embelezar a pele? Além de aproveitar os benefícios esfoliantes do café, você vai se beneficiar das propriedades hidratantes do óleo de coco. Basta utilizar uma proporção de um para um e espalhar em movimentos circulares suaves pelas regiões que precisam ser esfoliadas.

Para conhecer os benefícios de utilizar a borra de café na pele, dê uma olhada na matéria: "Borra de café: 13 usos incríveis".

Demaquilante

O óleo de coco é ótimo para retirar a maquiagem. Utilizando apenas um algodão e um pouco de óleo de coco é possível retirar toda a maquiagem da pele e ainda obter um efeito hidratante. Basta aplicar o óleo de coco na pele do rosto e dos olhos, massagear e retirar com algodão. Mas cuidado para não deixar a pele oleosa demais e facilitar o aparecimento de espinhas. Se isso acontecer, use uma gota de óleo essencial de melaleuca na região afetada. Mas, antes disso, teste se você não tem alergia. Aplique uma gota do óleo essencial de melaleuca na região interna do antebraço. Se aparecer alguma reação indesejada, retire o óleo essencial de melaleuca com um algodão embebido em óleo de coco, ou outro óleo vegetal neutro, como azeite, óleo de girassol, óleo de semente de uva, entre outros que não sejam óleos essenciais (já que eles costumam ser muito concentrados).

Para saber mais sobre o óleo essencial de melaleuca, dê uma olhada na matéria: "Óleo essencial de melaleuca: para que serve?".

Hidratante corporal

O óleo de coco pode ser usado em qualquer tipo de pele e em qualquer região. Então aproveite! Áreas mais ressecadas como pés, joelhos e cotovelos são muito beneficiadas pelas propriedades hidratantes do óleo de coco.

Hidratante para o rosto

Não é só para a pele do corpo que o óleo de coco faz bem, o rosto também é uma região que costuma receber bem esse tipo de óleo vegetal; inclusive há relatos de redução de espinhas após sua aplicação. Entretanto, na pele mais oleosa, talvez o óleo de coco não seja o mais adequado, podendo aumentar a incidência de espinhas. Nesses casos é indicado cessar o uso do óleo de coco na pele do rosto e, no lugar dele, aplicar o óleo essencial de melaleuca - um ótimo bactericida. Mas faça, antes, o teste de alergia mencionado no tópico anterior.

Hidratante para os lábios

Se aplicado nos lábios, o óleo de coco ajuda a eliminar rachaduras, asperezas e escamações ocasionadas principalmente pela desidratação. Com o tempo, os lábios se tornarão mais macios, hidratados e não soltarão pedaços de pele. E você pode ingerir, pois o óleo de coco é comestível.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail