Conheça 12 benefícios da beterraba

eCycle

Beterraba ajuda no tratamento de varizes, desempenho atlético, limpeza do organismo e muito mais

beterraba

A beterraba é uma raiz tuberosa típica de climas temperados. No Brasil, ela é cultivada principalmente no Centro-Sul, cujo cultivo se expandiu com as imigrações européia e asiática. Assim como a alface e o espinafre, a beterraba é uma ótima fonte de nitrato. A cada 100 g de suco de beterraba são fornecidas 42 kcal; 1 g de proteína; 0 g de gordura e 9,9 g de carboidratos.

Estudos publicados pela National Library of Medicine no Reino Unido, pelo World Journal of Pharmaceutical Research e pela faculdade de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul compilaram uma série de benefícios da beterraba para a saúde.

Abaixo, listamos doze benefícios do consumo do suco de beterraba mostrados nos estudos citados:

Melhora a atividade física/exercícios

Na forma de suco, a beterraba é capaz de aumentar o desempenho e a resistência nos exercícios de alta intensidade. Isto é possível porque o suco de beterraba ajuda a reduzir os gastos com oxigênio, fazendo com que aumentem a potência e o tempo necessário para o atleta alcançar a exaustão.

É fonte de vitaminas e fitoquímicos

O suco de beterraba é uma ótima fonte de vitaminas e fitoquímicos. Apesar da beterraba em si praticamente não conter vitamina A, suas folhas são riquíssimas nesse nutriente.

A beterraba contém grandes quantidades de ferro e ácido fólico. Além disso, ela também é uma fonte de iodo, magnésio (Mg), sódio (Na) e Cálcio (Ca) e oligoelementos.

Tromboflebite

O magnésio, o sódio e o cálcio contidos em grandes quantidades no suco de beterraba têm um efeito complexo na vasculatura e no sistema circulatório do organismo, e auxiliam em casos de tromboflebite, que é a formação de coágulo em uma veia associado à inflamação da parede venosa.

Previne varizes

O sódio e o cálcio, que são estão presentes na beterraba numa razão ótima de 50% e 5% respectivamente, removem o excesso de cálcio do corpo depositado nas paredes dos vasos sanguíneo, o que torna a beterraba uma ótima aliada no tratamento de varizes.

Intestino

Por ser rico em oligoelementos, o suco de beterraba limpa perfeitamente os intestinos, estimula seu desempenho e melhora o peristaltismo.

Tireóide

O iodo contido no suco de beterraba é benéfico para a glândula tireoide.

Memória

Além de ser benéfico para a tireoide, o iodo presente no suco de beterraba melhora os processos da memória humana.

Limpeza do organismo

Os sais de magnésio limpam os vasos sanguíneos das placas de colesterol.

Hipertensão

O sódio e o cálcio, presentes na beterraba, por ajudarem a remover o excesso de cálcio do corpo depositado nas paredes dos vasos sanguíneos, também ajudam muito em casos de hipertensão.

Além disso, possibilitam melhorar o consumo de oxigênio, o que reflete na qualidade de vida dos indivíduos saudáveis ou com patologias no sistema circulatório semelhantes à hipertensão.

Sangue

O ferro e o ácido fólico presentes na beterraba têm um efeito favorável sobre o sangue, melhoram a produção de glóbulos vermelhos, aumentam o nível de hemoglobina e, portanto, melhoram a nutrição das células com oxigênio.

Digestão

Além dos benefícios ao sistema circulátorio, o magnésio, o sódio cálcio contidos em grandes quantidades ajudam a normalizar a digestão.

Metaboliza gordura

O magnésio, o sódio e o cálcio também melhoram o metabolismo lipídico (metabolismo da gordura).

Como usá-la

Por ser um alimento versátil, as receitas que podem ser preparadas com beterraba são diversas. Confira abaixo como preparar o suco ou fazer a beterraba em sua forma refogada. Mas lembre-se, os trabalhos avaliaram os benefícios da beterraba na forma de suco. O benefícios da beterraba refogada não foram analisados pelos estudos citados.

Suco de beterraba com limão

Ingredientes

  • 1 beterraba descascada e cortada em pedaços
  • 1 limão sem sementes, fibras brancas e sementes (somente o gomo)
  • 1 e 1/2 copo de água
  • Melado de cana e/ou açúcar mascavo a gosto
  • ramos de folhas de beterraba à gosto

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar o suco. Adicione gelo, melado e/ou açúcar mascavo a gosto e beba sem coar.

Beterraba refogada

Ingredientes

  • 6 xícaras de beterraba descascada e cortada em pedaços
  • 1 cebola
  • 4 fios de azeite de oliva extra virgem
  • ramos de alecrim ou 1 gota de óleo essencial de alecrim (opcional)
  • sal à gosto

Modo de preparo

Acrescente o azeite a cebola, a beterraba e os ramos de alecrim (opcional) no fogo e deixe refogar até que as mesmas cozinhem. Após cozidas, prove e vá acrescentando sal a gosto. Sirva à vontade.

Se no seu caso você optar por colocar 1 gota de óleo essencial no lugar dos ramos de alecrim, faça o seguinte:

Após cozidas abra um espaço na panela com uma colher de pau de maneira que a gota de óleo essencial de alecrim caia sobre o óleo de oliva, e não diretamente nas beterrabas. Após colocar a gota mexa as beterrabas para que o aroma se espalhe por inteiro. Acrescente sal à gosto. Sirva à vontade.

Refogado de folhas de beterraba

Ingredientes

  • 1 ramo de folhas de beterraba cortado em tiras finas
  • 3 dentes de alho
  • 1 fio de azeite de oliva extra virgem
  • sal à gosto

Modo de preparo

Acrescente o azeite, o alho e as folhas na panela seguindo esta sequência. Deixe refogando até cozinhar as folhas e o alho e mexa de vez em quando para não queimar. Após cozidos adicione uma pitada de sal, mexa e prove. Se achar necessário coloque mais sal. Sirva-se à vontade.

O sabor lembra muito folhas de couve.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail