O que é desertificação do solo?

eCycle

Na desertificação, os solos ficam áridos e inférteis, perdendo a capacidade produtiva

desertificação
Imagem: Desertificação no Brasil por LeoNunes está licenciada sob (CC BY 3.0)

O que é desertificação

Desertificação é o processo caracterizado pela transformação (natural ou antrópica) de uma área vegetativa em deserto. A desertificação pode ser descrita como a perda da capacidade produtiva dos solos, deixando-os áridos e inférteis, e ocorre muitas vezes porque as atividades econômicas desenvolvidas em determinada região ultrapassam a capacidade de suporte e de sustentabilidade do solo.

Como ocorre a desertificação

A atuação humana na Terra tem sido a principal causa da desertificação. Isso quer dizer que o solo perde seus nutrientes e a capacidade de fazer nascer qualquer tipo de vegetação, seja florestas naturais ou plantações feitas pelo ser humano.

Problemas ambientais da desertificação

A ONU classifica como desertificação os danos nas áreas de ocorrência localizadas nas regiões de clima semiárido, árido e sub-úmido seco, e esse processo provoca três tipos de problemas: ambientais, sociais e econômicos. Isso porque a desertificação afeta a produção e oferta de alimentos, promove a migração das populações para os centros urbanos, gerando a pobreza; e prejudica a fauna e flora do local, com possibilidade de causar até a extinção de determinadas espécies.

As causas da desertificação são diversas: desmatamento, mineração, expansão da agropecuária, irrigação mal planejada, sobreuso ou uso inapropriado do solo, entre outros. Todos esses problemas contribuem para a perda de qualidade do solo levando à redução da cobertura vegetal, ao surgimento de terrenos arenosos, à perda de água do subsolo e à erosão eólica. Sem a vegetação, as chuvas vão rareando, o solo vai ficando árido e sem vida, e a sobrevivência fica muito difícil. Os moradores, agricultores e pecuaristas geralmente abandonam essas terras e vão procurar outro lugar para viver.

O crescimento demográfico e a consequente demanda por energia e recursos naturais também exerce pressão pela utilização intensiva do solo e dos recursos hídricos, contribuindo para a desertificação.

Em resumo, os principais problemasda desertificação são:

  • Eliminação da cobertura vegetal;
  • Redução da biodiversidade;
  • Salinização e alcalinização do solo;
  • Intensificação do processo erosivo;
  • Redução da disponibilidade e da qualidade dos recursos hídricos;
  • Diminuição na fertilidade e produtividade do solo;
  • Redução das terras agricultáveis;
  • Redução da produção agrícola;
  • Desenvolvimento de fluxos migratórios.

A desertificação está presente em mais de 110 países e afeta a vida de mais de 250 milhões de pessoas, sendo, portanto, um problema de ordem global. As regiões mais atingidas pela desertificação são: o oeste da América do Sul, o nordeste do Brasil, o norte e o sul da África, o Oriente Médio, a Ásia Central, o noroeste da China, a Austrália e o sudoeste dos Estados Unidos.

Como evitar a desertificação

O problema da desertificação passou a despertar o interesse da comunidade científica no início do século XX. Contudo, somente no século XXI passou a ser destacado como um sério problema ambiental, devido ao seu impacto social e econômico, já que o processo ocorre de forma mais acentuada em áreas correspondentes aos países em desenvolvimento.

O Brasil assinou, em 1995, acordos com programas da ONU contra a desertificação. O Plano de Ação de Combate à Desertificação passou a vigorar em 2000.

Esses acordos são desenvolvidos em escala internacional. A convenção da ONU de combate à desertificação foi criada em 1994, e entrou em vigor em 1996. A mesma possui 193 membros, e teve por objetivo desenvolver projetos para a redução da desertificação, em especial nos países africanos.

Entretanto, é preciso de medidas mais efetivas contra a desertificação, como o incentivo político a formas mais sustentáveis de produção, que reduzam o desmatamento e, consequentemente, a desertificação.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail