Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Couve-flor funciona como aliada na luta contra o câncer, na perda de peso e proporciona ainda mais benefícios

A couve-flor é um vegetal da família das brassicáceas ou crucíferas, a mesma do vegetal crucífero brócolis. O vegetal merece estar sempre presente na dieta pois possui uma grande quantidade de nutrientes, como vitamina C, K, B5, B6, folato (B9) e manganês. Além disso, a couve-flor tem substâncias antioxidantes e outros fitoquímicos benéficos para a saúde.

O vegetal está entre os 20 melhores pontuados no Índice de Nutrientes Densidade Agregado (Andi). Esse índice mede a quantidade de vitaminas, de minerais e de conteúdo fitonutriente em relação ao conteúdo calórico dos alimentos. Isso significa que a couve-flor fornece uma grande quantidade de nutrientes com poucas calorias.

A couve-flor também é versátil. Você pode consumi-la crua em saladas, gratinada, cozida, ou até mesmo utilizá-la para fazer um purê ou suflê. Ao escolher couve-flor, procure uma que esteja fresca, firme, sem manchas amareladas ou amarronzadas, e que tenha folhas verdes anexadas ao caule.

Guarde o vegetal inteiro com o caule para baixo na geladeira em um recipiente que permita a ventilação para não acumular água. Desse modo, ela deve durar por cerca de cinco dias. Mas você também pode congelá-la para que dure muito mais.

Benefícios da couve-flor

1. Previne alguns tipos de câncer

A couve-flor contém antioxidantes que ajudam a prevenir mutações celulares e a reduzir o efeito dos radicais livres. Um deles é o indol-3-carbinol ou I3C, que é encontrado nos vegetais da família crucífera. Diversos estudos concluíram que esse composto é capaz de reduzir o desenvolvimento de quatro tipos de câncer: o câncer de mama, endometrial, cervical e de próstata.

Outros estudos mostram que alimentos que contêm o sulforafano, um composto de enxofre, são potenciais aliados contra o câncer. A substância é o que dá aos vegetais crucíferos o sabor amargo e tem sido estudada pela sua função de eliminar células-tronco cancerosas, atrasando o crescimento de tumores.

Outra pesquisa descobriu que as substâncias denominadas indóis e isotiocianatos presentes na couve-flor inibem o desenvolvimento de câncer em vários órgãos de ratos e camundongos.

2. Melhora a saúde do coração

O sulforafano presente na couve-flor e em outros vegetais crucíferos também foi apontado como capaz de melhorar a saúde do coração. A substância tem capacidade de aumentar as defesas antioxidantes e as proteínas detoxificadoras intracelulares. Assim, ela protege os vasos sanguíneos e reduz os danos causados às células pelo excesso de açúcar. Um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul concluiu que o sulforafano é capaz de aumentar as defesas antioxidantes.

De acordo com estudo, o sulforafano atenua eventos críticos para a manutenção da função cardíaca, tais como preservação da musculatura cardíaca. Ele oferece efeito cardioprotetor e reduz o risco de insuficiência cardíaca.

3. É anti-inflamatória

A couve-flor tem um grande número de nutrientes anti-inflamatórios. Eles atuam em nível celular, prevenindo as respostas inflamatórias desde o início. O vegetal atua na regulação do sistema imune e inflamação, diminuindo o risco de doenças relacionadas, como diabetes e obesidade.

Alimentos que combatem a inflamação

4. É rica em vitaminas e minerais

Muitas vezes, com alimentações rápidas no dia a dia, não ingerimos a quantidade de nutrientes necessários. Isso pode gerar uma carência que acaba sendo compensada com polivitamínicos. Comer regularmente couve-flor é uma maneira simples de obter esses nutrientes tão necessários para seu corpo. Por exemplo: uma porção de couve-flor contém 77% do valor diário recomendado de vitamina C. É também uma boa fonte de potássio, proteína, tiamina, riboflavina, niacina, magnésio, fósforo, fibras, vitamina B6, ácido fólico, ácido pantotênico e manganês.

vitaminas
Vitaminas: tipos, necessidades e horários de ingestão

5. Impulsiona sua saúde cerebral

A couve-flor é uma boa fonte de colina, uma vitamina, muito importante e versátil, conhecida pelo seu papel no desenvolvimento do cérebro. A ingestão de colina ajuda no sono, na aprendizagem e na memória.

Segundo um estudo, a substância também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, além de auxiliar na transmissão de impulsos nervosos e na absorção de gordura. Durante a gravidez, o folato essencial da couve-flor pode auxiliar no desenvolvimento neural saudável do feto.

6. Ajuda na desintoxicação

A couve-flor ajuda seu corpo a se desintoxicar. Ela tem substâncias que ajudam o físico a excretar as toxinas. Contém glicosinolatos e tiocianatos que aumentam a capacidade do fígado de neutralizar substâncias tóxicas. Além disso, possui enzimas que ajudam na desintoxicação como a redutase quinona, glutationa transferase e a glucuronosil transferase.

7. Proporciona benefícios digestivos

A couve-flor é rica em fibras e em água. As fibras previnem a constipação e mantém um sistema digestivo saudável, reduzindo o risco de câncer de cólon. Além disso, o sulforafano ajuda a proteger o revestimento do estômago e impede o crescimento excessivo de bactérias Helicobacter pylori, que causam distúrbios estomacais. Os isotiocianatos dietéticos da couve-flor reduzem o risco de vários distúrbios, como úlceras e outras doenças gástricas.

8. Tem antioxidantes e fitonutrientes

Comer couve-flor pode garantir a ingestão de muitos antioxidantes e fitonutrientes. Alguns deles são vitamina C, beta-caroteno, kaempferol, a quercetina, rutina, ácido cinâmico e muito mais.

Se você consumir esses micronutrientes, seu corpo será capaz de resistir ao envelhecimento causado pela exposição a poluentes e ao estresse crônico. Não ter uma dieta rica nesses nutrientes que combatem os radicais livres pode resultar em danos, como lesões de órgãos.

9. Deixa os ossos fortes

A couve-flor é um alimento rico em vitamina K. Estudos associam a baixa ingestão de vitamina K com um maior risco de fratura de osso e osteoporose. Por outro lado, um consumo adequado da vitamina melhora a saúde de seus ossos, pois favorece a absorção de cálcio e reduz a excreção urinária de cálcio.

10. Protege a pele

Estudos mostraram que o sulforafano da couve-flor pode ser eficaz na proteção da pele contra danos causados pela radiação ultravioleta. A substância defende o coro contra inflamações induzidas pela radiação UV e câncer de pele. Os aminoácidos sulforosos também podem ajudar na saúde e crescimento capilar.

11. Favorece o emagrecimento

A couve-flor é rica em fibras, por isso, retarda a digestão e proporciona a sensação de saciedade. Desse modo, ela também evita beliscadas fora de hora e é aliada no emagrecimento. Além disso, o alimento é composto por 92% de água e tem baixíssima quantidade de calorias; em 100 gramas de couve-flor cozida há apenas 25 calorias.

Para mais, segundo uma pesquisa, os indóis presentes no vegetal ajudam na estimulação da termogênese de queima de gordura, auxiliando na perda de peso e prevenindo a obesidade.

Congele sua couve-flor

Congelar! O ato faz com que alimentos durem por muito mais tempo porque a água presente neles se transforma em gelo, dificultando muito o crescimento de bactérias e diminuindo as reações químicas. Assim, você pode consumi-los sem precisar comprar tudo de novo. Confira como fazer no vídeo a seguir:

A couve-flor pode ser cozida rapidamente em água fervida para que amoleça sem se tornar mole demais. Ela também vai muito bem em suflês, receitas empanadas, saladas e cremes.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais