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Destino dos tênis velhos é virar energia em fornos de reprocessamento de resíduos

No dia 24 de janeiro, a marca de tênis Adidas lançou o programa voluntário “Pegada Sustentável”, que pretende minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de calçados esportivos.

O projeto consiste em coletar os tênis, de quaisquer marcas e que não tenham condições de uso, e entregá-los nas lojas da Adidas. O doador deve assinar um termo de doação do calçado para fins de reaproveitamento e, em troca, ganha um brinde da loja. A Adidas conta com sete lojas e 11 outlets na grande São Paulo, onde o programa já foi iniciado. Até abril, quem colaborar com o “Pegada Sustentável” receberá um ingresso para o Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, na capital. Os brindes variam de acordo com a cidade. A partir de março, o programa será espalhado para todo o país.

Como funciona

Todas as doações serão encaminhadas para a empresa de logística reversa RCR Ambiental. Lá, a companhia descaracteriza o calçado, ou seja, faz com que o resíduo não pareça em nada com o produto original. “Esse é um aspecto muito importante para quem trabalha no ramo da logística reversa”, afirma Eduardo Gomes, diretor geral da RCR. Os resíduos triturados são co-processados. Esse termo estranho significa que as sobras dos tênis serão destinadas, de acordo com as normas ambientais, para os fornos de cimento em plantas de blendagem (mistura) de resíduos e substituirão uma parte considerável de combustível que seria gasto em tal processo. Dessa forma, o programa contribui para a economia de recursos naturais. ““Essa ação é parte do compromisso da Adidas em dar continuidade aos programas globais e criar uma plataforma brasileira de sustentabilidade”, reforça Fernando Basualdo, Diretor Geral da Adidas Brasil.

História

A empresa de artigos esportivos Adidas é alemã e não norte-americana, como muitos pensam. A confusão é muito frequente por conta do slogan da marca “All Day I Dream About Sports”, cujas iniciais forma a palavra ADIDAS e que significa, em inglês: todos os dias eu sonho com esportes. No entanto, o nome veio de seu fundador Adolf Dassler. Adi era o apelido de Adolf e Das veio de Dassler, seu sobrenome.

Adolf Dassler começou a fabricar sapatos com seu irmão Rudolf Dassler, em 1920, logo depois da primeira guerra mundial, na região da Baviera. Em 1936, os irmãos Dassler convenceram o velocista afro-americano Jesse Owens  a usar sapatos Adidas nos Jogos Olímpicos de Verão. Naquela ocasião, o atleta conseguiu quatro medalhas de ouro e, com isso, despertou o interesse dos clubes esportivos pela marca. A audácia dos Irmãos Dassler, ao enfrentar a política segregacionista de Hitler, fez da Adidas uma marca pioneira.

As coisas não mudaram muito de lá para cá quando o assunto é ousadia e inovação. A empresa é modelo quando se trata de sustentabilidade e conta com diversos projetos inclusivos e preservacionistas. Os de maior destaque sustentável são: 100% Better Cotton, que incentiva o cultivo de algodão com menor impacto; e outro programa que prega a redução do plástico tipo PVC, substituindo esse material por adesivos a base de água. A sede na Alemanha e os cinco escritórios nos EUA também pretendem diminuir suas emissões de carbono em 30% até 2015.

Encontre esses e outros pontos de coleta de materiais de consumo na seção Postos de Reciclagem.

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