Como fazer máscaras e cremes de hidratação

eCycle

Selecionamos seis receitas caseiras feitas com ingredientes não tóxicos e que podem te ajudar a ter uma pele mais saudável

Muitas vezes compramos produtos cosméticos e nem sabemos o que estamos passando em nossa pele. Infelizmente, muitos desses produtos possuem componentes químicos prejudiciais ao nosso organismo como um todo, mas ainda falta um esforço maior por parte da indústria, para desenvolver produtos mais seguros, e por parte dos órgãos reguladores, para proibir a comercialização de itens sabidamente danosos ou com atuação incerta. Além da saúde da população, faltam também leis que ajudem a preservar o meio ambiente. Por isso, uma ótima iniciativa é fazer os seus próprios produtos de beleza, como cremes e máscaras de hidratação.

Embora as receitas caseiras possuam uma quantidade menor de princípios ativos em relação aos hidratantes industrializados, elas também são muito eficazes. São ótimas alternativas, menos nocivas e mais econômicas, para manter os cuidados com a pele do rosto e do corpo em dia. A recomendação é que os cremes de hidratação sejam aplicados com os dedos em movimentos circulares, sempre massageando bem a região e após uma boa limpeza feita com água e sabonete neutro.

O mais indicado é que seu uso seja imediato, já que muitos ingredientes naturais perdem sua eficácia ao longo do tempo, com a sua exposição ao oxigênio ou à luminosidade, principalmente as frutas.

Em princípio, não há restrições sobre local de aplicação, pois as receitas a seguir são baseadas em produtos naturais, sendo que a maioria é comestível, mas é sempre recomendável a consulta a um/a dermatologista e fazer testes na pele esperando 24 horas antes de usar o produto - principalmente pessoas alérgicas ou sensíveis a qualquer um dos componentes das fórmulas.

A principal diferença entre cremes de hidratação e máscaras de hidratação é que a última necessita ser retirada da pele após a aplicação, o que não é preciso no caso do hidratante.

Cremes de hidratação

1) Creme hidratante para o corpo natural

Ingredientes:

Basta colocar uma pequena quantidade na palma das mãos e esfregá-las uma nas outras para que a manteiga derreta. Em seguida, aplique diretamente sobre a pele. Possui propriedades umectantes e emolientes fantásticas, além de ser natural e livre de componentes químicos tóxicos. Mas é preciso estar atento ao seu modo de obtenção, que precisa ser o mais natural possível e, por isso, o mais indicado é pela prensagem a frio. Você pode comprá-las aqui.

2) Creme hidratante para pele extra-seca

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de óleo de amêndoas doces - saiba onde comprar aqui;
  • 1 xícara de água mineral;
  • 2 colheres de sopa de cera de abelha ralada;
  • 30 gotas de óleo essencial de sua preferência - saiba onde comprar aqui.

Em banho-maria, misture a cera de abelha com o óleo de amêndoas até completa dissolução. Deixe esfriar um pouco e adicione os outros ingredientes. Em seguida, bata essa mistura na batedeira até obter um creme uniforme e cremoso. Guarde em frascos de vidro e use o creme hidratante conforme a necessidade por até seis meses.

Máscaras de hidratação

3) Máscara de hidratação para pele normal

Ingrediente:

  • Iogurte natural.

Deixar o iogurte agir na pele por 15 min e, em seguida, enxágue com água fria. Sim, é só isso mesmo!

4) Máscara de hidratação para pele oleosa ou acneica

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de mamão papaia;
  • 3 colheres de sopa de mel levemente aquecido

Misturar tudo e aplicar na pele deixando agir por 20 minutos; enxágue com água fria.

5) Máscara de hidratação para todos os tipos de pele

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de iogurte;
  • Meia cenoura ralada.

Deixar agir por 20 min e enxaguar com água fria.

6) Máscara de hidratação para pele seca

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de iogurte natural;
  • 1 colher de sopa mel.

Deixar agir por 20 min e enxaguar com água fria.

Entenda cada ingrediente

Mel

Possui propriedades auxiliares na hidratação, além de sua potente ação de renovação celular. Conheça os benefícios do mel.

Iogurte natural

O ácido lático presente no produto é um alfa-hidroxiácido que ocorre naturalmente na pele e é conhecido pelo seu alto poder umectante. Aplicado na pele, o ácido láctico e seus sais (lactatos) atuam como agente antimicrobiano, regulador de pH, hidratante, umectante, agente rejuvenescedor e clareador da pele.

Mamão papaia

A papaína presente no mamão papaia é uma enzima que remove as células mortas, renovando e suavizando a pele, deixando-a macia e promovendo sua hidratação de maneira natural. Conheça os benefícios do mamão para a saúde.

Cenoura

É rica em vitamina A e previne a formação de rugas e espinhas, frequentes em peles oleosas, além de promover um clareamento natural e suavizar linhas de expressão.

Cera de abelha

Possui propriedades emolientes, amaciantes, impermeabilizantes, cicatrizantes e embelezadoras, anti-inflamatórias e antibacterianas. Na área de cosméticos, é utilizada para a fabricação de maquiagens, cremes clareadores, máscaras faciais e batons, entre outros. A cera de abelha é um esfoliante natural magnífico (mel cristalizado, a propósito, também). Ela esfolia suavemente as células mortas da pele, poros de compensação e eliminação da poluição.

Óleo de amêndoas

Possui propriedades hidratantes e umectantes, pois forma uma barreira protetora que impede a perda de água pela pele. Devido à presença de nutrientes como vitamina E, B, A, ácido fólico e arginina, o óleo de amêndoas doces traz diversos benefícios para a saúde e beleza, sendo um dos produtos naturais mais utilizados na cosmética. Possui propriedades anti-inflamatórias, auxiliando a amenizar e prevenir estrias.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail