Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conservar os alimentos pode garantir uma refeição mais saborosa e maior vida útil aos produtos

É preciso saber conservar frutas e outros alimentos para evitar o desperdício. Nas casas, o desperdício ocorre em momentos como o preparo, consumo e transporte. Mas o que nem todo mundo sabe é que o armazenamento é um processo importante para conservar os alimentos, evitando que acabem jogados no lixo ou na composteira.

Nesta matéria, vamos dar dicas de como conservar certos tipos de frutas e outros alimentos. A lista provavelmente não possui tudo que você tem em casa, portanto, caso seja necessário, siga essas simples regras:

  • Para conservar frutas e vegetais, não os guarde de maneira conjunta, pois muitas frutas produzem etileno, gás que favorece um rápido amadurecimento;
  • Vegetais precisam respirar, ou seja, não os coloque em pacotes fechados e apertados; eles precisam de ar para amadurecer mais rápido. Caso eles já venham em pacotes fechados, faça pequenos furinhos no plástico para o ar entrar.
  • Não limpe suas frutas e vegetais até estar pronto para usá-los. A umidade pode encorajar bactérias a crescerem no ambiente em que forem armazenados. Mas se você já estabeleceu um ritual de lavagem de alimentos antes de armazená-los, trate de secá-los logo em seguida para evitar umidade.

Confira como armazenar frutas e outros alimentos:

Alho

Armazene-o em temperatura ambiente num recipiente aberto para permitir a circulação do ar. Evite colocá-lo na geladeira ou em lugares frios e úmidos. Não retire a casca protetora até começar a cozinhar. Pode ser conservado por até três meses se bem cuidado. Se for descascado, deve ser enrolado em alguma embalagem hermética.

alho
12 benefícios do alho para a saúde

Cebola

Pegue uma meia calça nova e coloque cebolas em cada uma das pernas, separando cada cebola com um nó. Pendure em temperatura ambiente. Se meia calça não for a sua praia, você pode simplesmente armazená-las em temperatura ambiente, deixando-as longe das batatas e do refrigerador. A umidade e a temperatura baixa as deixarão moles. Armazená-las longe da luz pode ajudar a evitar que elas fiquem com um gosto amargo.

cebola
Cebola: o que é e benefícios para a saúde

Batatas

Mantenha estes alimentos em um lugar escuro e frio, mas fora do refrigerador. O frio e a umidade do refrigerador podem transformar o amido em açúcar, afetando o gosto e a textura da batata. Guarde-as em um saco de papel que permita mais contato com o ar – o ideal é um lugar de temperatura mais amena, como a despensa. Mantenha-as longe de cebolas ou frutas como maçãs, que exalam etileno.

Batata: benefícios ou malefícios?

Aspargo

É um produto perecível, frágil e extremamente sensível à desidratação. A melhor forma de armazenar aspargos é cortar um centímetro e meio do final de seu caule, depois jogar um pouco de água em cima deles, cobrindo-os com um saco plástico (como um buquê) – eles ficarão frescos por quatro dias.

Cenoura

Antes de tudo, retire a folhagem do topo e deixe apenas o corpo da cenoura, pois as folhas atraem umidade. Com as pontas cortadas e o caule descascado, elas podem ser refrigeradas em um saco fechado por até duas semanas.

Cenoura
Conheça os benefícios da cenoura

Pepinos

Eles odeiam ficar gelados. Qualquer temperatura abaixo de 10°C fará com que estraguem rápido. Se for colocá-los na geladeira, não os deixe por mais de três dias. Pepinos também são sensíveis ao etileno e por isso devem ficar longe de bananas, melões e tomates.

pepino-beneficios
Pepino: benefícios da alimentação à beleza

Tomates

Tente armazenar os tomates na geladeira, mas cuidado com temperaturas muito frias, pois o frio quebra sua estrutura celular, deixando-os moles. Também evite colocá-los diretamente à luz do sol. Assim que eles amadurecerem em temperatura ambiente é só comê-los no auge de sua gostosura ou congelá-los na forma de molho para usar posteriormente.

Bananas

Separe as bananas do cacho e embrulhe a ponta de cada cabo em um papel alumínio (depois de usado separe para a reciclagem). Assim, as bananas irão amadurecer mais devagar. Quando elas chegarem no ponto de seu gosto, coloque-as em um recipiente e guarde-as na geladeira. A partir daí o frio vai impedir que elas amadureçam mais – mas não se esqueça: se for colocar as bananas na geladeira, é melhor deixá-las distantes das maçãs. Na geladeira, elas ficam um pouco mais escuras, principalmente se estiverem próximas a frutas que liberam etileno, como a maçã, mas não há problema algum.

O que se deve cuidar é a temperatura de armazenamento, porque alguns vegetais são sensíveis a temperaturas abaixo de 12-15 graus (como exemplo a banana) que vai causar um dano por frio apresentando alguns sintomas como o escurecimento da casca e depois da polpa. Já outros vegetais não tem esse problema de dano por frio e podem ser armazenados a temperaturas menores, até próximas a zero grau (exemplo a maçã).

A lavagem dos alimentos também é um passo importante. Saiba como lavar verduras, frutas e vegetais para tirar a maior quantidade possível de agrotóxicos:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais