Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Números mostram aumento e diminuição das emissões

Pinhas Alpert, professor da Universidade de Tel Aviv, está utilizando novas ferramentas para medir a poluição de grandes centros urbanos: satélites de monitoramento da NASA. O intuito é analisar a poluição das cidades como um todo, e não em regiões especificas como nos locais em que se encontram os centros de monitoramento de qualidade do ar por exemplo.

Alpert, juntamente com a estudante Olga Shvainshteinand e o Dr. Pavel Kishcha, pesquisador sênior do Departamento de Ciências Geofísicas, Atmosféricas e Planetárias da Universidade de Tel Aviv, coletou oito anos em dados de 189 grandes cidades, todas com mais de dois milhões de habitantes.

Os resultados da pesquisa mostram que regiões em desenvolvimento, como China, Índia, Oriente Médio e a região central da África, apresentaram um aumento de 34% em suas emissões. Por outro lado, regiões economicamente mais desenvolvidas, como a América do Norte e a Europa, além da América Central, mostraram uma diminuição de 31% em suas emissões durante o período.

O próximo passo é separar a poluição produzida pela natureza, como incêndios naturais, da produzida pela ação do homem. A ideia de Alpert é criar uma maneira de pressionar os países a mostrar seus números referentes à emissão de poluentes e cobrar políticas que possam solucionar esses problemas.