Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Cansado de gastar dinheiro na farmácia com remédio para dor muscular? Aprenda uma receita caseira e evite química nociva

Resolveu mudar de hábitos e ter uma rotina saudável? Ótimo, mas sair por aí querendo correr 10 km logo de cara pode não ser uma ideia muito boa. É importante dosar a quantidade de exercícios físicos que o seu corpo aguenta e ir aumentando a carga dos treinos aos poucos, conforme você retoma ou pega o ritmo. Ainda que você tenha consultado algum profissional da saúde ou um preparador físico, a ferrugem acumulada em anos de sedentarismo pode provocar pequenas lesões. Mesmo em quem treina regularmente, é comum sentir alguma dor muscular de vez em quando – e não se preocupe, em um nível leve ela é normal! Para aliviar o incômodo do pós-treino ou te ajudar na retomada de uma rotina de exercícios, pode ser útil saber fazer seu próprio remédio para dor muscular.

exercicios-us
Vinte exercícios para fazer em casa ou sozinho

Os remédios de farmácia, além de caros, contêm substâncias químicas que podem causar reações adversas no corpo. No caso de cremes e pomadas usados para dor muscular há ainda a questão das fragrâncias, que podem causar alergia em pessoas com rinite ou mais sensíveis. Saiba mais nas matérias: “Conheça as principais substâncias que devem ser evitadas nos cosméticos e produtos de higiene” e “O que são medicamentos? Saiba as diferenças, tipos e como agem“.

Mas calma: não há motivo para pânico. Não desista do treino por medo de uma eventual dor muscular posterior. Vamos te ajudar a ser persistente com essa dica de como fazer um remédio para dor muscular caseiro e sem químicos nocivos.

Remédio para dor muscular

Ingredientes

  • Meia xícara de óleo de coco não refinado ou óleo de jojoba;
  • Duas colheres de chá de cera de abelha;
  • De dez a vinte gotas de óleos essenciais – aqui depende do quão forte você quer que fique a sua pomada. Os óleos de menta, eucalipto e melaleuca são os mais recomendados para tratar de músculos;
  • Um recipiente para armazenar (você pode reutilizar potes de vidro para esse propósito).
abelha
Abelha: o que é preciso saber sobre sua importância

Modo de preparo

Numa panela, esquente o óleo de coco e a cera de abelha. É recomendado usar a técnica do banho-maria. Misture bem – e não pare de mexer! – até que tudo esteja bem derretido e uniforme. Adicione as gotas dos óleos essenciais – para dores mais fortes, recomendamos que aumente as quantidades do óleo de menta. Continue mexendo até misturar tudo e, ainda quente, despeje o conteúdo dentro do pote. Deixe o creme esfriar (pode até colocá-lo na geladeira). O creme endurecerá, mas ficará líquido em contato com a pele.

Apesar de ser uma receita caseira com menos químicos, é sempre bom ir começando de pouquinho em pouquinho ao usar seu remédio para dor muscular, de modo a evitar uma possível reação alérgica do corpo para com as substâncias. Passe um pouco do remédio em uma pequena área e espere pelo menos 20 minutos para testar uma eventual alergia.

10 dicas de remédio para dormir no estilo caseiro

Rápido de ser feito, esse remédio caseiro para dor muscular fica com uma textura próxima de uma pomada ou creme e pode ser armazenado por até seis meses, desde que mantido em um local seco e fresco. O remédio é eficaz contra dor e tensão muscular, além de contusões e dores nas articulações.

Os ingredientes para este remédio são facilmente encontrados em lojas físicas e on-line de produtos naturais, inclusive você pode achar alguns deles na Loja eCycle, nas seções de óleos essenciais e óleos vegetais. Saiba também como fazer seu próprio óleo de coco. Entenda também para que servem os óleos essenciais.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais