Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Rica em óxido de ferro, a argila verde tem benefícios para o cabelo, pele e saúde

A argila verde pertence ao grupo da montmorilonita e é a mais conhecida entre as argilas. Ela é a que possui a maior diversidade de elementos, como óxido de ferro associado a magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio. Sua coloração deve-se principalmente à presença do óxido de ferro ligado aos outros componentes.

Magnésio: o que é e para que serve?

Todas as argilas são minerais que apresentam tamanho inferior a dois µm (micrômetros — milésima parte do milímetro) em uma rocha. Formam-se a partir da degradação e decomposição da rocha devido à exposição a vento, água, apodrecimento de vegetação e agentes químicos ao longo dos anos, que causam alterações no mineral.

Os componentes nelas presentes conferem propriedades terapêuticas e muitos benefícios à saúde. Mas não é de hoje que o ser humano usufrui de suas qualidades. As argilas foram uma das primeiras formas de medicina natural conhecidas pelo homem e eram utilizadas pelas civilizações antigas como medicamentos, principalmente para ferimentos. 

De uns tempos pra cá, elas se tornaram uma excelente aliada nos tratamentos estéticos e medicinais. O uso da argila para tratamentos ficou conhecido como argiloterapia. Veja mais sobre o que são as argilas na matéria

argila
O que é argila e para que serve?

A qualidade e as composições das argilas dependem muito da região em que são extraídas. Existem vários tipos de argila e cada uma é indicada para uma finalidade específica. Cada tipo apresenta uma composição de minerais diferentes e é essa composição de inúmeros componentes que confere às argilas diversas colorações, propriedades e aplicações. Por isso, torna-se muito importante conhecer a composição antes de escolher qual argila usar.

Mas, afinal, para que serve a argila verde e quais são os seus benefícios? 

Cuidados com a pele
Cosméticos naturais e sustentáveis para você
A partir de R$29,99
Mais cuidado com o melhor custo
Comprar

Benefícios da argila verde

argila-verde
Foto de Karen Maes na Unsplash

Mas afinal, para que serve a argila verde? A argila verde apresenta pH neutro, grande função absorvente, combate edemas, é secativa, emoliente, antisséptica, bactericida, analgésica e cicatrizante. Ela é indicada para peles oleosas e acneicas e para a fabricação de produtos destinados ao tratamento de cabelos oleosos. Oxigena as células, é esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea.

A argila verde é uma das mais utilizadas para os cuidados com o corpo. Por possuir diversos componentes, apresenta muitos benefícios para a saúde.

Ela possui pH neutro, tem ação adstringente, tonificante e remineralizante. A presença do ferro tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons, deixando a pele hidratada, revitalizada e firme.

Ferro
Ferro (Fe): importância, propriedades e extração

É a argila mais eficaz para peles oleosas e com acnes, pois tem ação secativa, anti-inflamatória e grande capacidade de absorção, sorvendo o excesso de oleosidade e regulando a produção sebácea. Outro dos benefícios da argila verde é ser desintoxicante e age como um leve esfoliante, eliminando toxinas e favorecendo a renovação celular, além de suavizar a aparência de manchas causadas pelas espinhas. Portanto, se você sofre com os problemas de acnes, a argila verde é a cor perfeita!

Silício

O silício presente na argila verde tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo, é cicatrizante e regenerador, auxiliando na redução de inflamações — ele é bom para tratamento de ferimentos, edemas e contusões.

A argila verde aplicada no corpo pode aliviar dores articulares e musculares devido à propriedade analgésica e anti-inflamatória. Ajuda a melhorar a circulação sanguínea e alivia problemas abdominais.

Nos tratamentos estéticos em clínicas e spas, a argila verde é utilizada para a redução de medidas, queima das gorduras localizadas e diminuição de celulites. Quando aplicada em regiões com estrias, a argila verde suaviza a aparência das marcas.

Para os cabelos, a máscara capilar com argila verde é indicada para fios normais ou oleosos. Isso pois ela irá absorver a oleosidade do couro cabeludo. Por ser desintoxicante e adstringente, é boa também nos tratamentos anticaspa e antisseborreico

Para cabelos que passaram por processos químicos e obtiveram alergias, a aplicação da argila irá retirar os resíduos dos fios. Afinal, ela tem a propriedade de absorção de impurezas.

A máscara facial de argila verde promove uma limpeza profunda no rosto e ativa a circulação. Assim, melhorando a saúde da pele e promovendo o desaparecimento de olheiras e bolsas.

Como preparar argila verde

A argila verde é encontrada na forma de pó, portanto, para aplicá-la misture com água pura, hidrolatos ou soro fisiológico. A argila sozinha já contém uma quantidade de nutrientes necessária para os usos acima citados, não sendo necessário misturá-la com cremes. Utilize sempre recipientes de vidro ou cerâmica para fazer a pasta, pois os de metal podem interferir nos minerais contidos na argila.

Como usar argila verde no rosto e no corpo

Aplique a pasta de argila por toda a face, exceto na região dos olhos e bocas. Deixe agir por 20 minutos antes de removê-la com água. É normal a pele ficar avermelhada após a remoção da máscara – finalize com um hidratante para aliviar o ardor e a vermelhidão.

As máscaras faciais podem ser feitas a cada duas semanas na rotina de skincare. Já os produtos à base de argilas, como sabonetes, podem ser usados diariamente. Prefira usá-la de noite, para evitar agressões causadas pelos raios solares.

No corpo, aplique a pasta de argila na região afetada ou contundida. Deixe agir por volta de uma hora, retire-a assim que secar. O procedimento pode ser feito mais de uma vez por dia.

Como usar argila verde no cabelo

Como a argila irá remover a oleosidade dos cabelos, os fios podem ficar ressecados. Portanto aplique somente no couro cabeludo úmido e deixe agir por volta de 20 minutos. A aplicação da argila verde pode ser feita em todo o comprimento dos fios. Porém, só em casos de cabelos muito oleosos, onde a oleosidade não se limita apenas ao couro cabeludo.

Essa máscara capilar irá deixar os cabelos limpos, livres do aspecto seboso, sem caspas e seborreia. Não esfregue a pasta de argila nos fios, pois o atrito poderá danificá-los. A pasta desliza naturalmente sobre os fios sem adição de força.

Para melhores resultados você pode finalizar o tratamento com óleos vegetais. Veja qual o mais adequado para a finalidade desejada e aplique após a remoção da argila.

Como as argilas são consideradas anti-resíduos, elas proporcionam uma limpeza profunda no couro cabeludo. Para cabelos que contém substâncias químicas, a aplicação da argila deve ser feita dois meses após o procedimento. Pois ela poderá remover certas substâncias que estão contidas nesse processo. 

Para aqueles que desejam remover essas substâncias por conta de alergias ou irritação, a argila verde é indicada. Basta aplicá-la por toda a região onde foi realizado o procedimento.

Você pode fazer a máscara de argila verde uma vez por semana ou a cada 15 dias. Vale ressaltar que, para tais benefícios, a argila deve ser natural e pura, livre de substâncias químicas nocivas à saúde.

Onde encontrar argila verde

Você pode encontrar a argila verde, óleos vegetais e outros produtos 100% naturais na Loja eCycle.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais