Como lavar o quintal?

eCycle

Para lavar o quintal, utilize produtos de limpeza caseiros e o mínimo de água possível

Há muitos ingredientes disponíveis em sua casa para fazer produtos de limpeza caseiros que não causam danos à saúde e ao meio ambiente como os industrializados. Conheça duas receitas de produtos de limpeza caseiros e dicas de como economizar água que vão te ajudar a lavar o quintal de modo natural e sustentável.

Vinagre, suco de limão, bicarbonato de sódio e óleos essenciais são os ingredientes mais indicados para preparar soluções de limpeza caseiras e sustentáveis. Eles possuem propriedades bactericidas, abrasivas e ácidas tão eficientes quanto os produtos industrializados, mas com a vantagem de não provocar danos à saúde e ao meio ambiente. Além disso, essas substâncias eliminam mofo, manchas de gordura, entupimento e odores fortes.

Apesar de facilitar a remoção de gordura, o multiuso e o detergente contêm fosfato em suas fórmulas. Em excesso, o fosfato provoca a eutrofização da água, processo que leva ao crescimento exagerado de algas e micro-organismos e, consequentemente, ao desequilíbrio ecológico. Além dos impactos ambientais, esses produtos também podem causar alergias na pele, intoxicação pelo forte odor e até envenenamento de animais domésticos.

Produto de limpeza caseiro com bicarbonato de sódio

  • 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 4 colheres de sopa de vinagre;
  • 4 gotas de limão;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 litro de água.

Em um balde, adicione o bicarbonato de sódio e o vinagre. Depois, coloque as gotas de limão e o sal. Por fim, acrescente a água. Essa mistura pode ser usada tanto para lavar o quintal quanto para higienizar bancadas, mesas, armários e outros objetos da casa.

Produto de limpeza caseiro com óleo de melaleuca e óleo de limão siciliano

  • ½ xícara de bicarbonato de sódio
  • ½ xícara de sabão vegetal
  • 10 gotas de óleo essencial de melaleuca
  • 10 gotas de óleo essencial de limão siciliano
  • Glicerina vegetal

Adicione o bicarbonato de sódio, o sabão vegetal, o óleo essencial de melaleuca e o óleo de limão siciliano. Coloque um pouco de glicerina vegetal para propiciar uma mistura mais homogênea. Misture bem até que seu produto de limpeza caseiro fique consistente. Aplique com uma bucha vegetal ou pano no quintal.

Use uma cisterna e economize água na lavagem do quintal

Além de utilizar produtos de limpeza naturais, economizar água é um hábito muito importante, já que ajuda a prevenir crises hídricas e a poupar os recursos naturais do planeta. Ao usar uma cisterna para coletar a água da chuva ou de reúso, é possível limpar o quintal, regar plantas ou dar descarga sem utilizar água adicional. A cisterna é um reservatório que serve para captar, armazenar e conservar a água, podendo ser usada para água potável, água da chuva ou água de reúso.

Ela viabiliza o aproveitamento da água da chuva e da água cinza, que é um tipo de água de reúso proveniente de banhos, máquinas de lavar roupa e lavatórios de banheiro. Com isso, a cisterna possibilita uma economia de água de até 50% no valor da conta. Outra boa opção para economizar água e produtos de limpeza é trocar a área pavimentada por um jardim, assim a área se tornará permeável e poderá ser regada pela água da chuva.

Confira outras dicas de como lavar o quintal sem desperdício:

  • Por que gastar água limpa lavando a calçada da sua casa? Varrer é suficiente. Se for realmente necessário lavar, reutilize a água usada na lavagem das roupas;
  • O seu quintal e as suas plantinhas não exigem água tratada. Capte água da chuva na saída das calhas e tenha uma atitude sustentável;
  • As plantas do seu quintal não gostam de desperdício porque pode faltar água para elas no futuro. Então não as regue com mangueira. Use baldes e regadores e evite horários de sol forte, já que a alta evaporação fará com que a água renda menos. Se possível, molhe apenas a base da planta.

Consulte a Loja eCycle e adquira a sua cisterna e os ingredientes necessários para fazer um produto de limpeza caseiro para lavar seu quintal. Por lá você também encontra produtos de limpeza de baixo impacto.


Veja também:

 

Comentários 

 
-1 #1 2012-05-18 16:23
Concordo plenamente.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×