Aprenda como utilizar e como fazer fertilizante de esterco de galinha
Aprender como fazer fertilizante de esterco de galinha pode ser benéfico para as plantas do seu jardim. Esse composto possui diversos nutrientes e propriedades para a vegetação e é chamado de “ouro preto” por parte da comunidade de jardinagem por conta de sua habilidade em otimizar o crescimento de plantações.
O fertilizante de esterco é rico em nitrogênio e também possui altos níveis de potássio, cálcio e fósforo, todos os nutrientes que são benéficos ao solo quando usados de forma correta. Desse modo, o equilíbrio de nutrientes que ocorre a partir do seu processamento faz com que o fertilizante de esterco de galinha seja considerado um dos melhores a ser usado.
Entretanto, ele deve ser feito com alguns cuidados.
Cuidados
O conteúdo de nitrogênio do fertilizante pode ser prejudicial à algumas plantas se o esterco não for devidamente compostado antes do seu uso. Sem a compostagem, que suaviza o nitrogênio, o esterco de galinha pode queimar e matar as plantas do seu jardim.
Além do nitrogênio, o esterco fresco possui amônia, que também é prejudicial às plantas. Por isso, antes de aprender como fazer fertilizante de esterco de galinha, ele deve ser compostado ou envelhecido.
Por outro lado, a falta de tratamento do dejeto durante a sua decomposição também libera altos níveis de metano — um dos gases do efeito estufa. Portanto, muitos jardineiros optam por armazená-lo em digestores anaeróbios.
Como fazer fertilizante de esterco de galinha
Para aprender como fazer fertilizante de esterco de galinha, os passos necessários são ou a compostagem ou o envelhecimento, como mencionado anteriormente.
O processo de compostagem é mais seguro que o envelhecimento e é feito a partir da compostagem seca ou termofílica. O calor que é produzido a partir da decomposição dos dejetos ajuda a interromper a reprodução dos patógenos na matéria orgânica e acelera o processo de decomposição.
- Para fazer a compostagem do esterco de galinha, misture um terço dos dejetos com dois terços de outros materiais orgânicos, como a própria palhagem utilizada no chão do galinheiro e restos de alimentos.
- Crie camadas de esterco, palhagem e outros resíduos orgânicos.
- Misture a pilha de compostagem a cada três ou quatro dias para introduzir oxigênio.
- O odor dos resíduos pode ser incômodo, portanto, esse processo só é recomendado para pessoas que possuem áreas externas mais extensas.
- Todo o processo pode levar em média de três a seis meses. Contudo, o número depende das condições de como o esterco foi compostado, clima e local de produção do fertilizante.
- Para evitar o risco de usar o fertilizante antes do tempo necessário, muitas pessoas esperam até doze meses para que ele esteja pronto e totalmente seco.
- Certifique-se que o composto está úmido, solto, leve, sem cheiro e com uma coloração escura antes de utilizá-lo.
Ao utilizar o fertilizante de esterco de galinha, espalhe-o uniformemente sobre o jardim e incorpore-o no solo com ajuda de uma pá.