Teorias revelam que a origem da água está ligada à formação do sistema solar
Na ciência, existem várias teorias que tentam explicar certos fenômenos. Para determinado ramo científico (o que defende a teoria do Big Bang), a origem da água em nosso planeta está relacionada à formação do sistema solar. A explosão do Big Bang originou os primeiros átomos de hidrogênio. Após milhões de anos, nuvens de hidrogênio e hélio dispersas no cosmo foram se adensando e originaram as estrelas.
Devido à alta temperatura, essas nuvens primárias permaneceram na forma de vapor em regiões periféricas desses corpos celestes que, em seus interiores, tiveram reações nucleares que originaram diversos elementos químicos, como o próprio oxigênio. A origem da água ocorreu na junção do hidrogênio com o oxigênio, inicialmente no formato de vapor de água. Com a solidificação da superfície dos planetas, esse gás ficou aprisionado em suas atmosferas.
Em nosso planeta, durante o processo de desgaseificação, o núcleo da Terra continuava quente e expulsou para a crosta uma alta quantidade de água em forma de vapor. Os vulcões expeliram gás hidrogênio e vapor de água. Esse processo criou a nossa atmosfera. Conforme a temperatura foi diminuindo, houve a condensação do gás, que deu origem a nuvens e à consequente ocorrência da precipitação, que voltou à Terra devido à força da gravidade. A água em estado líquido ficou suspensa na superfície da atmosfera, dando origem aos oceanos primitivos.
Como parte desse processo seletivo, a água doce iniciou sua formação devido às chuvas que lavaram a atmosfera e eliminaram os gases de enxofre. Por causa de sua posição e condições ideias, foi e é possível encontrar a água em três estados: sólido, líquido e gasoso. A parcela que se infiltrou na superfície e se acumulou entre as rochas do subsolo formou as águas subterrâneas e, na medida em que os continentes emergiam, surgiram os primeiros rios, lagoas, pântanos e os primeiros seres vivos.
Distribuição da água na Terra
Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água. Desse total, aproximadamente 97,5% está presente nos oceanos e mares, na forma de água salgada, ou seja, imprópria para o consumo humano. Dos 2,5% restantes, que perfazem o total de água doce existente, 2/3 estão armazenados nas geleiras e calotas polares. Apenas 0,77% de toda a água está disponível para o nosso consumo, sendo encontrada em rios, lagos, água subterrânea, incluindo ainda a água presente no solo, atmosfera (umidade) e na biota.
Agora que você já sabe como a água surgiu ao longo de milhares de anos, dê uma olhada em como evitar o desperdício desse bem tão precioso para todos.
Veja mais:
- Água: riscos à saúde, impactos das embalagens e cuidados no consumo
- Usos da água: tipos e fatores que influenciam demanda
- Consumo consciente de água: uso correto evita desperdício
- Ciclo da água: entenda como ele ocorre na natureza
- Poluição da água: tipos, causas e consequências
- Por que a água tem validade
- Como evitar o desperdício de água em casa
- O que é pegada hídrica?
- De quanto em quanto tempo devo beber água?
- Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março
- Água de reúso e aproveitamento de água da chuva: quais as diferenças?