Como tirar mofo da parede de forma natural

eCycle

Com óleo de melaleuca, vinagre e água, é possível eliminar os fungos e tirar o mofo

Teto com mofo

Em alguns cômodos da casa, como banheiro e cozinha, é comum aparecer um intruso indesejado, conhecido pelos nomes de mofo ou bolor, e que é causado pela proliferação de fungos. Ele aparece nesses cômodos porque são os que têm maior contato com umidade, condição em que o mofo surge e se reproduz. Quando isso acontece, é importante combatê-lo rapidamente, já que existem cerca de 50 tipos de bolor tóxicos aos seres humanos, sem contar os prejuízos que podem ocorrer em casa. Como tirar mofo da parede não precisa ser um sofrimento: é possível tirar mofo usando apenas ingredientes naturais.

Em vez de usar produtos de limpeza considerados tóxicos, acompanhe abaixo o passo a passo para acabar com os fungos utilizando ingredientes simples, acessíveis, menos danosos para o meio ambiente e para a sua saúde, além de serem mais econômicos.

Como tirar mofo da parede

Ingredientes

Procedimento

Usando óleo de melaleuca

A opção mais eficiente e natural para tirar mofo da parede é o óleo de melaleuca (também chamado de óleo de tea tree), que funciona extremamente bem no combate aos fungos, bactérias e vírus.

Misture uma colher de chá de óleo de melaleuca em um copo d'água e coloque o conteúdo em um borrifador. Caso a quantidade de mofo encontrada seja muito grande, adicione algumas gotas a mais de óleo. Para adultos, aspirar melaleuca não causa nenhuma complicação, mas é recomendável não borrifar a mistura com crianças e animais nas proximidades.

Tomado esse cuidado, agite o borrifador para que haja diluição da melaleuca na água e borrife a mistura diretamente nas áreas da parede com mofo. Deixe descansando durante a noite. Ela tem um potente cheiro de pinho, mas que se extingue em um ou dois dias.

No dia seguinte, os fungos que causam o mofo devem estar mortos. Molhe um pano com vinagre e esfregue-o nos restos de bolor até que a área fique completamente limpa. Não se assuste se demorar, já que o trabalho de tirar mofo da parede não é tão simples. Quando acabar, é melhor descartar o pano ou lavá-lo com água quente para evitar que o mofo se multiplique em outros locais em que o pano seja utilizado para limpeza.

Usando água oxigenada

Esse método de como tirar mofo funciona melhor em utensílios de cozinha, louças sanitárias e telhas, mas também pode ser usado nas paredes.

Misture uma colher de chá de água oxigenada em um copo d'água e coloque o conteúdo em um borrifador. Agite bem. Aplique o produto na superfície afetada pelo mofo por completo e, em seguida, deixe a mistura agir por 10 minutos.

Para tirar o mofo, molhe um pano no vinagre e limpe a superfície completamente. Isso também vai eliminar qualquer resíduo de água oxigenada que, mesmo não sendo tóxica, se for ingerida por crianças ou animais, pode causar vômitos.

Seu problema com o mofo é nas roupas ou toalhas? Confira as matérias:


Veja também:


 

Comentários  

 
0 #1 2013-06-04 00:24
onde encontrar esse oleo ,nao conheco,preciso urgenteee,

obrigds
Citar
 
 
+1 #2 2014-08-17 19:03
Uso agua sanitaria e bicabornato de sódio, o resultado é imediato, o mofo some na hora!!
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail