Como desentupir ralo de maneira sustentável

eCycle

Conheça uma receita simples, prática e ecoeficiente para desentupir qualquer ralo

Como desentupir ralo

Como desentupir ralo é uma dúvida comum em qualquer casa. Na cozinha, os vilões são pequenos pedaços de alimentos, gordura e óleo. Já no banheiro, o problema do ralo do chuveiro são cabelos, pelos e restos de sabonete. As soluções comumente encontradas no mercado passam por produtos químicos potentes que nem sempre resolvem o problema e contribuem muito para a poluição, principalmente se a sua cidade não tiver programa de tratamento de esgoto.

Confira o vídeo e entenda como proceder para desentupir o ralo de qualquer parte da casa de modo sustentável. Se curtir, inscreva-se no canal do Portal eCycle no YouTube. O vídeo apresenta uma solução ecoeficiente e rápida de como fazer uma receita para limpar o ralo. É tiro e queda na prevenção ao entupimento! Vamos a ela:

Ingredientes

Modo de preparo

Primeiro jogue meio copo de bicarbonato de sódio pelo ralo. Depois, misture uma xícara de vinagre branco com o meio limão espremido. Despeje a mistura pelo ralo depois do bicarbonato de sódio. Espere por mais cinco minutos e coloque os 3,5 litros de água quente no ralo. A água vai lavar a mistura, acabando com o problema do ralo entupido.

Funcionamento

O bicarbonato de sódio é um químico alcalino que irá te ajudar na missão de como desentupir o ralo. Ele vai quebrar as partículas de gordura que existem na tubulação, enquanto o vinagre, que é um ácido, vai fazer com que o bicarbonato de sódio espume, facilitando a ação do químico em toda a tubulação. Faça uso periodicamente desta receita na prevenção de entupimentos. Ela garantirá que não haja um acúmulo de resíduos em sua tubulação e que uma condição irreversível ocorra.

A importância de se limpar o ralo com frequência e de substituir produtos químicos por outros mais ecológicos se reflete no Brasil, por exemplo, na questão dos rios da cidade de São Paulo. Há 40 anos se debate uma solução para tal problema e, até hoje, houve apenas uma pequena melhora. Grande parte dessa poluição provém de resíduos residenciais, como inseticidas, detergentes, soda cáustica, entre outros.


Veja também:


 

Comentários  

 
0 #1 2013-02-28 00:51
Ótima dica !!!!!
Citar
 
 
+1 #2 2014-04-09 15:19
Muito bom, valeu pela dica!!!
Citar
 
 
0 #3 2014-12-19 16:27
Exelente!Valeu a dica!!!
Citar
 
 
0 #4 2014-12-19 16:28
Exelente ideia!
Citar
 
 
0 #5 2014-12-19 19:00
Vou fazer o teste este fim de semana com uma pia que está meio ruinzinha.
Citar
 
 
+2 #6 2014-12-20 05:18
Adorei a dica!!! São muito proveitosas e ajudam bastante.
Aproveito a oportunidade para agradecer e desejar a todos um Natal com muito amor e paz
e um Ano Novo pleno de esperança, alegria, prosperidade e luz!!!
Nice
Citar
 
 
0 #7 2015-03-18 16:01
Fácil e pratico
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail