Como substituir o ovo nas receitas

eCycle

Existem diversos ingredientes que podem ser usados para substituir o ovo em receitas de maneira simples e prática

Como substituir o ovo

Existem inúmeros ingredientes que podem ser usados para substituir o ovo nas receitas. Assim, vegetarianos, veganos e pessoas alérgicas podem optar por alternativas mais saudáveis e que não possuam ovo em sua composição. Os ovos são utilizados para dar liga às receitas, fazer a massa crescer ou ficar úmida e até mesmo para emulsificar. Saiba como substituir o ovo nas preparações de acordo com a função que ele ocupa nas receitas.

Como substituir o ovo

Quando os ovos são usados para umidificar

Purê de banana

Amasse uma banana bem madura para preparar um purê. Para substituir o ovo, utilize ¼ de xícara desse purê. Vale ressaltar que o sabor da banana pode se sobressair. Por isso, essa técnica funciona melhor para fazer doces, como bolos, biscoitos e panquecas.

Purê de maçã

Cozinhe uma maçã e leve-a ao processador para preparar um purê. Para substituir o ovo, basta utilizar ⅓ de xícara desse purê. Esse ingrediente também deve ser utilizado para fazer doces.

Purê de abóbora

Assim como os purês de banana e maçã, o purê de abóbora serve para umidificar a receita. Para substituir o ovo, utilize ⅓ de xícara desse purê. Nesse caso, esse ingrediente serve de acompanhamento para receitas salgadas.

Quando os ovos ajudam no crescimento da receita

Bicarbonato de sódio e vinagre

Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ou fermento em pó e uma colher de sopa de vinagre branco para substituir o ovo. Além de dar ponto na massa, essa solução fará com que ela cresça. Por isso, utilize essa receita para preparar pães e bolos.

Refrigerante

Assim como o ovo, o refrigerante auxilia no crescimento da massa. Para substituir um ovo, utilize meia lata de refrigerante. Esse ingrediente pode ser usado para preparar pães e bolos.

Quando os ovos são utilizados para dar liga à receita

Chia

Para substituir o ovo, misture uma colher de sopa de chia para 3 colheres de sopa de água. Em seguida, deixe a solução descansar por 15 minutos, até que a chia crie uma “gosminha”, a qual é responsável por dar liga à receita. Esse ingrediente pode ser utilizado para preparar panquecas, waffles, pães e bolos.

Linhaça

Assim como a chia, a linhaça (ou sua farinha) pode ser usada na proporção de uma colher de sopa para 3 colheres de sopa de água para substituir um ovo. Ao formar a “gosminha”, essa mistura poderá ser utilizada para preparar panquecas, waffles, pães e bolos.

Farinha de grão-de-bico

Misture uma colher de sopa de farinha de grão de bico com uma colher de sopa de água e fermento em pó. Com a mesma consistência do ovo, esse ingrediente pode ser utilizado para substituí-lo em receitas de grãomelete e panquecas salgadas.

Quando os ovos são usados para levedar e dar liga

Fermento em pó

O fermento em pó pode substituir o ovo para levedar e dar liga a substâncias. Para isso, acrescente ¼ de colher de sopa de fermento em pó à receita. Esse ingrediente pode auxiliar na preparação de pães e bolos.

Ágar-ágar

Para substituir um ovo, bata uma colher de sopa de pó de ágar-ágar com uma colher de sopa de água e deixe a mistura resfriar na geladeira. Bata-a novamente para ela ficar espessa. Em seguida, adicione na receita em que se deseja levedar ou dar liga. Esse ingrediente pode ser utilizado para preparar pães e bolos.



Veja também

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×