Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça diversos benefícios e a melhor maneira de usar os óleos vegetais nos cuidados da beleza

O óleo vegetal está sempre presente em listas de dicas para uma vida mais saudável e sustentável. Mas muita gente ainda não conhece exatamente seus usos e benefícios. Continue a leitura para saber mais sobre eles.

O que é óleo vegetal?

Óleos vegetais são gorduras extraídas das plantas. Apesar de outras partes, como raízes, galhos e folhas, poderem ser utilizadas na obtenção do óleo, a extração se dá quase que exclusivamente a partir das sementes.

Os óleos são formados por triglicerois (que é a união de três ácidos graxos a uma molécula de glicerol). Por sua natureza química quimicamente apolar, são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos.

Diversas fontes podem servir de matéria-prima para a extração dos óleos vegetais. Nos artigos abaixo você pode conferir alguns dos óleos vegetais mais comuns, assim como seus benefícios e propriedades.

óleos vegetais
Óleos Vegetais
Conheça os óleos vegetais e suas diversas possibilidades de uso e benefícios para o dia a dia.
A partir de R$32,00
Frete CO2 neutro
Comprar
azeite-de-oliva
Azeite de oliva: benefícios dos diferentes tipos
Óleo de abacate: benefícios, para que serve e usos
Óleo de amêndoas doce
Óleo de amêndoas: para que serve e benefícios
Óleo de andiroba: propriedades e benefícios
Óleo de arroz
Óleo de arroz: bom para cabelo, pele e saúde em geral
óleo-de-buriti
Óleo de buriti: para que serve e benefícios
oleo-de-cafe-verde
Conheça benefícios do óleo de café verde
Óleo de castanha-do-pará é bom para a saúde e beleza
Óleo de chia: para que serve e benefícios
Óleo de macadâmia: benefícios para pele e cabelos
Óleo de rosa mosqueta
Óleo de rosa mosqueta tem benefícios comprovados

Modos de obtenção do óleo vegetal

Em escala industrial, destacam-se dois métodos para obtenção dos óleos vegetais

  • A prensagem e a extração por solvente;
  • Ou a combinação deles;

Extração com solvente

A extração por solvente é indicada para aquela que apresenta baixa umidade e baixo teor de óleo, proporcionando um ótimo rendimento (até 99,92%), o que a torna também economicamente mais viável.

Como solvente, normalmente é utilizado o hexano, um destilado de petróleo que, por ser um composto orgânico apolar, tem maior afinidade química com a seção apolar do óleo.

Assim, os óleos vegetais migram da planta para o hexano, devido à característica de solubilidade. Porém, além do alto custo, esse tipo de solvente pode causar muitos prejuízos às pessoas e ao ambiente. Isso porque, mesmo com altíssimo rendimento (99,92%), cerca de um litro de hexano é liberado no ambiente a cada tonelada de produto processado.

Além do mais, o percentual de rendimento atingido dependerá das condições de operação, estado físico dos equipamentos e nível de controle.

O bom senso nos faz crer que empresas de menor porte obtenham rendimentos bem mais modestos, ou seja, mais poluentes lançados incorretamente.

Perigos do hexano

  • Acúmulo gradativo nos organismos animais;
  • Poluição das águas e atmosfera, já que os gases de hexano apresentam relativa volatilidade, ou seja, evaporam facilmente, difundindo-se no ar;
  • Alta inflamabilidade, podendo explodir com qualquer fonte de calor numa faixa de temperatura que compreende de -22° C até 240° C;
  • Tóxico: pode causar irritações na pele, olhos e mucosas gastrointestinais e, se a exposição for muito grande, pode até causar parada cardiorrespiratória;
  • Proveniente de fonte não renovável, pois é um derivado do petróleo;
  • Pode provocar problemas genéticos;
  • Pode provocar câncer;
  • Suspeita-se que prejudique a fertilidade ou feto;
  • Pode ser letal se ingerido ou inalado.

Além de todos esses problemas ocasionados nessa etapa inicial da extração, existem várias outras etapas, tais como:

  • Refino: utiliza soda cáustica (NaOH) e elimina todas as substâncias benéficas dos óleos, tais como os antioxidantes caranaturais e tocoferol (vitamina E);
  • Branqueamento: torna o óleo mais claro removendo todos os pigmentos presentes;
  • Desodorização: promove a retirada dos odores característicos, suavizando-os.

Com todos esses argumentos, certamente o método com solvente não constitui o mais sustentável para a extração dos óleos vegetais.

Prensagem

Já a prensagem apresenta melhor desempenho nos casos em que as matérias-primas apresentam elevado teor de óleos.

Nesse processo, o rendimento de extração de óleo é menor do que na extração por solvente. Assim, quanto menos óleos tiver a matéria-prima, menor será o rendimento de extração por prensagem. Isso pode parecer uma desvantagem, mas, por outro lado, os óleos obtidos permitem utilização direta sem refino.

Deve-se ressaltar que a qualidade do produto obtido por esse método é muito superior ao outro. Além do fato de ser mais sustentável.

O material é submetido a um esmagamento sob pressão por uma prensa e pode ser seguida de aquecimento ou não. Essa etapa é determinada de acordo com o tipo de vegetal.

O aquecimento facilita o escoamento dos óleos por meio das células dos vegetais. Porém, pode acarretar perda de algumas propriedades importantes, devido à sensibilidade ao calor que alguns compostos possuem.

Portanto, a prensagem a frio é o método adequado de obtenção de óleos. Isso por ser a forma mais natural e sem prejuízos à qualidade. Nesse mecanismo, algumas matérias-primas, como a oliva ou a palma, dão ótimos resultados, pois a extração é feita pelos frutos do vegetal.

Benefícios e aplicações

Os óleos vegetais podem ser utilizados para fazer massagem, hidratar o corpo, os cabelos, o rosto, entre outras finalidades.

Quando utilizados em sua forma 100% pura, principalmente se obtidos por prensagem a frio, apresentam imensa vantagem. Principalmente em relação aos princípios ativos sintéticos mais comuns comercializados pela indústria.

Os óleos vegetais podem proporcionar inúmeros benefícios, como:

  • Diminuem muito as chances de desenvolvimento de alergias e irritações;
  • Apresentam diversos benefícios relacionados à nutrição de pele e cabelos, pois podem transportar vitaminas lipossolúveis, tais como: A, D, E e K;
  • Auxiliam na hidratação por serem umectantes, emolientes e lubrificantes conferindo um aspecto suave, maleável e saudável à pele e cabelos;
  • Atuam na prevenção de lesões;
  • Participam dos diversos estágios de cicatrização da pele;
  • Podem exercer ação bactericida;
  • Aumentam a permeabilidade da membrana nas células, promovendo a sua proliferação;
  • São fontes de ácidos graxos essenciais, que não são produzidos pelo nosso organismo.
  • Não causam obstrução dos poros desde que puros, pois são absorvidos. Não se acumulam, e não deixam um aspecto excessivamente oleoso ou pesado quando utilizados em doses e destinação corretas.

Óleo vegetal x óleo mineral: quais as diferenças?

De maneira sucinta, os óleos minerais são líquidos compostos por uma mistura de hidrocarbonetos derivados do petróleo. Eles podem conter impurezas muito prejudiciais à saúde, entre eles alguns aromáticos policíclicos que causam câncer e tumores.

Muitos utilizados em cosméticos, também conhecido como parafina líquida ou vaselina líquida, não hidratam e nutrem a pele e cabelos realmente. Porém formam uma camada que impede a perda de água,o que as vezes pode obstruir os poros, impedindo que a pele respire.

Óleo vegetal x óleo essencial: quais as diferenças?

Os óleos essenciais também são obtidos por meio das plantas, principalmente das folhas e flores. Porém, existe uma diferença marcante entre os óleos essenciais e os óleos vegetais. O óleo essencial é mais líquido, pois se trata de um concentrado de substâncias aromáticas voláteis obtidas a partir da destilação a vapor.

A principal característica dos óleos essenciais é o aroma marcante que possui, sendo muito utilizado para fins terapêuticos.

Os óleos essenciais evaporam facilmente, o que proporciona a aromatização do ambiente. Diferentemente dos óleos vegetais, que não possuem uma fragrância tão marcante assim e não evapora nas condições ambientais. Portanto, se você deseja aquele ambiente perfumado, aposte nos óleos essenciais!

Os óleos essenciais têm misturas complexas e várias dezenas ou até mesmo algumas centenas de substâncias com composição química variada.

Durante o processo de destilação, há variação química na composição dos voláteis. Sendo que, quanto menor for essa variação, o aroma do óleo será mais fiel em relação à planta que o originou.

Portanto, a composição química de um óleo essencial não é, necessariamente, a mesma do material armazenado nas plantas.

Apenas alguns óleos essenciais podem ser ingeridos (em pequeníssimas quantidades). Devido à sua alta concentração, é necessário diluí-lo em algum óleo vegetal ou em álcool de cereais antes de aplicar. Afinal pode causar irritação, diferentemente dos óleos vegetais, que são rapidamente absorvidos.

Os óleos essenciais diluídos fazem muito sucesso quando utilizados em massagens, pois o aroma liberado causa sensações de conforto, relaxamento e bem-estar. Alguns óleos essenciais são utilizados até como tratamento alternativo.

Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar
Aromaterapia
Aromaterapia: o que é, benefícios e usos

Riscos do óleo vegetal

Saúde

Normalmente, as indústrias cosméticas adicionam alguns componentes químicos agressivos nos produtos cosméticos, para aumentar o rendimento e o tempo de vida.

Porém, esses componentes são extremamente nocivos à saúde, tais como os parabenos, que são usados como conservantes e por sua ação antimicrobiana.

Eles são muito encontrados nos óleos corporais e loções hidratantes. Nesse caso podendo interferir no sistema endócrino, além de causar alergias e envelhecimento precoce da pele. Assim você não está cuidando do seu corpo, e, sim, prejudicando-o.

Descarte

O descarte indevido de óleos provoca sérios impactos ambientais. Embora sejam biodegradáveis, as condições de degradação desses produtos são extremamente importantes, pois refletem no tempo necessário para que essa decomposição ocorra.

Se a carga desses produtos lançada no corpo receptor for acima de sua capacidade, certamente haverá maior dificuldade nessa degradação. Por exemplo, na água, podem ser contaminantes (cada litro de óleo contamina 20 mil litros de água). Já no solo, causam impermeabilização que impedem a infiltração de água, provocando enchentes, morte da flora e fauna, entre outros problemas.

Portanto, o descarte de óleos vegetais em ralos e pias é inadequado. Isso pode causar diversos riscos ambientais e também o entupimento nas tubulações. Informe-se e busque sempre descartar seus rejeitos de forma adequada.

Veja no Portal eCycle quais são os postos de coleta mais próximos de sua casa. A forma como nos relacionamos com nossos resíduos e o destino que damos a eles se refletem no meio ambiente!

Cuidados ao adquirir

Para usufruir de todas as propriedades desejadas nesses produtos, é preciso seguir algumas dicas:

  • Busque sempre pelos óleos 100% naturais e puros;
  • Dê preferência aos que forem obtidos pela prensagem a frio, que preserva a integridade dos componentes benéficos;
  • Esteja atento aos rótulos, para ter a certeza de que não há inclusão de outras substâncias prejudiciais à saúde e ao meio ambiente;

Se os rótulos não forem claros, questione! Atualmente há diversas formas de nos comunicarmos com os fabricantes e cobrá-los.

Assim, a busca por produtos mais saudáveis e sustentáveis em grande escala exerce uma pressão sobre as grandes indústrias. De forma que elas precisam reavaliar e mudar o jeito de fazer as coisas. Por meio da busca por métodos mais seguros para o ambiente e para as pessoas.

Você pode comprar seu óleo vegetal puro na Loja eCycle.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais