Amenize o estresse no trabalho a partir de cinco dicas

Coloque a saúde como prioridade na sua vida

Correria, excesso de atividades, carga horária extensa, cobranças, prazos. Essas são algumas palavras que descrevem como um trabalho pode ser estressante. Tudo isso sem contar os afazeres domésticos, responsabilidades com os filhos e outras atividades que exaurem ainda mais o trabalhador.

Esses métodos que extraem maior produtividade do trabalho, no entanto, impactam a saúde do empregado, já que o estresse age no aspecto psicológico de uma pessoa por meio da ansiedade, da tensão e da impaciência. Dependendo do nível alcançado, essa pessoa pode desenvolver tensões musculares e doenças psicossomáticas (veja mais aqui).

Existem alguns métodos que não vão resolver seus problemas, mas podem amenizá-los e ajudar você. Dê uma olhada em algumas dicas de como diminuir o estresse no trabalho:

  1. Beba chá - todos os tipos do verdadeiro chá, proveniente da planta Camellia, contêm grande quantidade do aminoácido L-theanina (chá verde), que é responsável por um breve relaxamento posterior à ingestão do chá. Esse aminoácido ainda auxilia as células T ou linfócitos T gama/delta do sistema imunológico;
  2. Caminhe todos os dias - o exercício físico e aeróbico é de extrema importância para a vida. Ele aumenta o humor das pessoas e ainda estimula o corpo a se sentir bem. Tomar sol também é muito importante, porque ele proporciona vitamina D ao corpo, ajuda a regular o ritmo circadiano do corpo e a produção de melatonina. Por isso, reserve um período de tempo do seu dia para caminhar na rua, de preferência em parques;
  3. Coma mais sopa – de acordo com a medicina chinesa, comer muitos alimentos frios ou crus durante o inverno pode fazer com que seu corpo tenha que trabalhar duro para digeri-los. Por isso, o ideal é tomar sopa, que tem digestão suave, facilitando a absorção de nutrientes pelo organismo. Inclua gengibre, alho, cenoura, batata doce ou abóbora para dar uma mãozinha ao sistema imunológico;
  4. Ligue o sistema nervoso parassimpático – ative seu sistema nervoso parassimpático e "comunique" a seu corpo que esta na hora de descansar e digerir, praticando yoga, tai chi chuan e meditação. Essas práticas vão ajudar você a aumentar seu sistema imunológico e regular sua resposta ao estresse. A meditação, por exemplo, permite que sua mente e corpo deem um “reset” na vida cotidiana.
  5. Quando ficar doente, descanse - no momento em que seu sistema imunológico estiver baixo e você ficar doente, seu corpo precisa descansar, por isso não tente forçar e ir trabalhar mesmo assim. Isso só vai piorar a sua situação. Mesmo sendo difícil em alguns momentos importantes deixar o trabalho, não importa, fique em casa e descanse o máximo que puder. Coloque a saúde em primeiro plano de sua vida!



Imagem: Living Green Magazine


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