Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

As tintas são mais reutilizadas do que recicladas, mas destinação para evitar danos ambientais é o que não falta, confira!

O uso das cores está muito relacionado com a história do homem. As “tintas” da pré-história serviam para comunicação e perpetuação da informação. Atualmente, as cores das tintas têm finalidade de proteger, decorar e dar acabamento a móveis e paredes.

Composição

Tintas são misturas que, quando aplicadas na superfície, formam um filme aderente, ou seja, uma fina camada de material na região em que foi aplicada. São, basicamente, constituídas por:

  • Pigmentos: são substâncias minerais ou orgânicas que conferem cor, opacidade, volume, durabilidade, facilidade para limpeza e outros efeitos;
  • Resinas: são obtidas em indústrias químicas ou petroquímicas. As resinas são responsáveis pela ligação dos pigmentos e adesão do filme à superfície. As tintas são classificadas de acordo com as características da resina, podendo ser: vinílicas, acrílicas, alquídicas, poliuretânicas, epóxi, poliéster, nitrocelulose e borracha clorada;
  • Solventes: compostos (água ou orgânicos) que solubilizam as resinas, formando uma mistura homogênea, com melhor viscosidade, e influi no tempo de secagem da pintura, bem como na espessura e no aspecto estético desta.
  • Aditivos: substâncias que conferem características especiais ou melhoria das propriedades das tintas, como: secantes, catalisadores, anti-escorrimento, antiespumantes, biocidas (contra micro-organismos indesejáveis) e estabilizantes de ultravioleta.

Tóxicos

As tintas ainda têm componentes tóxicos, como alguns tipos de pigmentos e solventes.

Antes dos pigmentos sintéticos, eram utilizados pigmentos que tinham compostos altamente tóxicos, como chumbo, sulfeto de mercúrio e outros, que provocam graves problemas à saúde (veja mais detalhes aqui).

No momento, os compostos consideráveis tóxicos ainda presentes em tintas são os solventes orgânicos. Eles apresentam alta inflamabilidade, toxicidade e forte odor. Os principais componentes desses solventes são: benzeno, tolueno, xileno e cicloexano (COVs – compostos orgânicos voláteis).

A maioria dos COVs são depressores do sistema nervoso central, causam irritações nos olhos, pele, vias respiratórias, náuseas e reações alérgicas.

Meio Ambiente

Os COVs são prejudiciais ao meio ambiente, pois degradam a camada de ozônio, facilitando, desse modo, a ocorrência de doenças de pele e visão. Segundo estudo, 28% das emissões de COVs são devido às tintas imobiliárias e produtos de limpeza.

É importante que o descarte de tintas seja feito corretamente, pois se a tinta for despejada no meio ambiente, contamina o solo e altera o pH da água. Além disso, a tinta possui substâncias bioacumulativas, como o clorobenzeno, que afetam a biota e dificultam o tratamento do efluente (saiba mais sobre a importância de descartar corretamente as tinta aqui).

Tintas ecológicas

Mas há opções de tintas para minimizar os problemas ambientais e à saúde. Um exemplo são as tintas ecológicas, que não possuem odor e nem pigmentos feitos de metais pesados e têm menor teor de COVs. Além disso, elas utilizam matérias renováveis ou abundantes, com baixo uso de insumos sintéticos, de forma a diminuir o impacto da tinta sobre o meio ambiente.

Atualmente, já se utilizam na fabricação de resina as embalagens de garrafa PET, reduzindo, assim, a exploração dos recursos naturais e diminuindo o custo de produção.

Reciclagem?

As tintas não são recicláveis. Elas são mais reutilizadas do que recicladas. Normalmente, elas são encaminhadas para aterro de resíduos considerados perigosos (aterro classe I). Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI), recomenda-se que as tintas sejam retornadas ao fornecedor.

E se você tiver uma lata de tinta que não vai usar, procure alguém para doar. Com tintas vencidas, procure empresas produtoras que reutilizam parte da tinta antiga na manufatura de novas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais