Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Sim, a tinta possui reciclagem. Entenda e saiba o que fazer com restos de tinta que ficaram em casa depois da reforma

Na teoria, os fabricantes e comerciantes de tinta estão determinados por lei a darem a destinação correta para os materiais de origem química. Mas isso não necessariamente é o que ocorre na prática. Quatro empresas foram contatadas pela eCycle para saber quais as orientações que elas dariam a seus clientes sobre descarte e reciclagem de tinta e apenas a fabricante Coral respondeu. Segundo a empresa, o melhor que o consumidor pode fazer é usar o máximo possível da tinta adquirida e seguir as orientações contidas nas embalagens. Já com relação às embalagens, a empresa aconselha o descarte das latas como sucata metálica. Nesse caso, a tinta que ainda sobrou no recipiente deve estar polimerizada (seca), pois dessa forma ela não gera complicações ao meio ambiente.

Perigos ao meio ambiente

Segundo Zilda Veloso, gerente de Resíduos Sólidos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o descarte indevido das sobras de alguns materiais químicos pode gerar sérios problemas. “Os restos de tintas, vernizes e solventes podem ser absorvidos pelo solo ou atingir as águas subterrâneas contaminando o lençol freático”, explica. Ainda segundo a especialista, o descarte em bueiros, pias e tanques pode levar para a rede fluvial a contaminação dos cursos d´água. “Se (o material tóxico) for transportado para uma estação de tratamento, ele pode, dependendo da toxicidade, reduzir a carga microbiana. Além disso, dependendo da quantidade de compostos voláteis descartada e se o ambiente fora confinado, pode gerar gases ou provocar explosões, caso tenha uma fonte de calor”, completa

Últimas opções e outros cuidados

Outro destino para os produtos que sobram da reforma de casa, se estiverem em condições de uso, é doar para conhecidos ou até para instituições carentes. Às vezes, o próprio profissional que se contrata para pintar a casa aceita o restante do material. Mas se ainda existe muita tinta sobrando e todas as tentativas se esgotaram (procura de fabricante e comerciante que vendeu a tinta), busque a prefeitura de sua cidade e solicite informações a respeito de como eles fazem a destinação de materiais não-recicláveis.


Veja também: