Você sabe o que fazer com lixo orgânico?

Problema pode ser resolvido de diversas maneiras

Lixo orgânico é um material de origem biológica, pode ser proveniente da vida animal ou vegetal. Os restos de verduras, frutas e outros alimentos causam dúvidas na hora do descarte. Jogá-los no lixo comum ou procurar outra destinação? E qual seria a melhor forma de descartar esse tipo de alimento?

Existam duas opções que são as mais comuns para quem não quer simplesmente jogar os resíduos fora: instalar um triturador de pia em sua cozinha ou realizar a compostagem caseira.

A primeira alternativa possibilita a eliminação dos restos sem acumular água no lixo comum (vegetais e frutas possuem grande porcentagem de água), além de fazer com que o saco de lixo pese menos. No entanto, é possível que essa alternativa faça com que as tubulações de esgoto fiquem entupidas ou que o tratamento de água fique mais caro devido à concentração de resíduos (entenda melhor os prós e contras aqui).

Já o processo de compostagem é mais elaborado. Existem diversos modos de realizar a "reciclagem" dos materiais orgânicos (veja mais aqui). No entanto, ao contrário do que se pensa, é plenamente possível compostar em casa, mesmo se você morar em um apartamento.

A vermicompostagem, feita a partir de uma composteira doméstica, resolve o problema dos resíduos, proporciona húmus (um adubo natural de alta qualidade), não faz sujeira (desde que você saiba como proceder - veja mais aqui) e evita que você seja responsável por liberar mais metano na atmosfera, influenciando no desequilíbrio do efeito estufa, algo que a maioria da comunidade científica aponta como causa das mudanças climáticas em curso.

Há também a compostagem automática, que requer ainda menos cuidados, é mais prática e chega aos mesmos resultados.

O óleo de cozinha que sobra da fritura pode virar sabão de um jeito simples, veja aqui. Já as carnes terão que ir para o lixo comum ou, se você preferir, seu animal de estimação também pode se alimentar delas.

Para conhecer melhor as opções e adquirir composteiras domésticas, clique aqui.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail