A pressão baixa é tão preocupante quanto a pressão alta, conheça alguns tipos de remédio caseiro para tratar a pressão
Existem diversas opções de remédio para pressão baixa caseiro dentro da medicina tradicional e que podem substituir os medicamentos prescritos em casos mais leves. Por isso, montamos uma lista com dez possibilidades naturais para que você consiga escolher a melhor para o seu caso.
Porém, lembre-se de procurar uma médica ou médico para que eles também recomendem um tratamento adequado, assim, evitando possíveis efeitos colaterais, como dor no peito e perda da consciência.
1. Suco de laranja com tomate
Ingredientes:
- 3 laranjas grandes;
- 2 tomates maduros.
Modo de fazer:
- Extraia o suco das laranjas e bata no liquidificador com os tomates;
- Se achar o sabor muito forte, acrescente um pouco de água;
- Tome 250 ml desse suco duas vezes ao dia, durante cinco dias.
2. Chá de alecrim com erva-doce
Confira uma receita simples para fazer um chá de alecrim com erva-doce que pode ajudar a controlar a pressão arterial baixa.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de erva-doce;
- 1 colher de chá de alecrim;
- 3 cravinhos ou cravos-da-índia, sem cabeça;
- 1 copo de água com aproximadamente 250 ml.
Modo de fazer:
- Junte uma colher de chá de erva-doce, uma colher de chá de alecrim e três cravinhos ou cravos da índia ao copo de água;
- Coloque tudo em uma panela em fogo brando e deixar ferver entre 5 a 10 minutos;
- Deixe descansar por 10 minutos;
- Coe e beba todos os dias à noite antes de dormir.
3. Uva-passa
A uva-passa funciona como um remédio natural para ajudar a tratar a pressão baixa. E, em vez de comprá-la pronta no supermercado, você pode seguir um simples passo a passo.
Deixe cerca de 30 uvas de molho na água durante a noite. No dia seguinte, elas servirão de alimento e bebida. Coma em jejum e beba a água.
4. Suco de cenoura
Beba suco de cenoura à vontade para tratar a pressão baixa, ele é um ótimo remédio natural além de ser saudável em geral por ser rico em betacarotenos.
5. Suco de limão
O suco de limão pode servir como remédio para pressão baixa. Adicionalmente, ele contém vitamina C, potássio e evita a desidratação (que pode levar a quedas de pressão).
6. Água com sal
Um ótimo remédio para pressão baixa, inclusive nos casos de queda brusca, é tomar meia colher de chá de sal em um copo de água.
7. Suco de beterraba
O suco de beterraba é uma das opções de remédio natural para pressão baixa – tomar dois copos de suco por dia pode evitar que a pressão diminua novamente. Veja uma receita e outros possíveis benefícios da bebida na nossa matéria sobre o assunto:
8. Alimentação regrada
Consuma mais carboidratos salgados em pequenas porções, várias vezes ao dia (a cada duas ou três horas). Dentre eles estão: tapioca, pães, macarrão, verduras, frutas, castanhas, abóboras, batata-doce, batatas, arroz e grãos integrais.
Coloque um pouco de sal a mais do que o usual junto com os carboidratos e beba bastante água ao longo do dia para compensar a ingestão extra de sal. Isso irá melhorar sua circulação sanguínea e, portanto, é um ótimo remédio para prevenir crises de pressão baixa.
9. Chá de alcaçuz
O chá de alcaçuz também pode ajudar em casos de hipertensão. Para usufruir de suas propriedades medicinais, siga o passo a passo da receita abaixo.
Ingredientes:
- 1 colher de alcaçuz (5 gramas)
- 1 xícara de água (250 ml)
Modo de fazer:
- Esquente a água e quando ferver coloque o alcaçuz;
- Retire do fogo e deixe repousar por 5 minutos;
- Coe e beba.
O que é pressão baixa?
A pressão baixa, também chamada de hipotensão arterial, ocorre quando a pressão atinge 9 por 6 (90 milímetros de mercúrio – mmHg – por 60 mmHg) ou valores inferiores. Na maioria dos adultos saudáveis, a queda da pressão não apresenta sintomas ou problemas.
Para que não haja complicações, procure um médico que recomende o melhor tratamento para o seu caso. Geralmente essa pessoa alterará ou interromperá medicamentos que diminuem a pressão arterial ou, prescreverá medicamentos para tratar o problema que está causando a pressão baixa.
Porém, para que a condição seja diagnosticada, um médico ou profissional de saúde pode pedir exames. A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é um deles, que registra a pressão arterial por 24 horas.
Dê uma olhada no vídeo abaixo para saber mais sobre pressão baixa:
Dicas adicionais
Tente consumir:
- Mais líquidos (exceto refrigerante): a desidratação diminui o volume sanguíneo, fazendo com que a pressão arterial caia. Manter-se hidratado é especialmente importante durante o exercício;
- Suplemento de vitamina B12: suplementar B12 pode ajudar, uma vez que a deficiência dessa vitamina pode levar a um tipo de anemia que causa pressão baixa e fadiga;
- Alimentos ricos em folato: a quantidade insuficiente de folato também pode contribuir para a anemia. Exemplos de alimentos ricos em folato incluem aspargos, feijões, lentilhas, frutas cítricas e folhas verdes;
- Sal: alimentos salgados podem aumentar a pressão arterial. Experimente comer sopa e produtos em conserva, como as azeitonas.
Quando consultar um médico?
Embora os remédios naturais ajudem casos mais leves de pressão baixa, a hipotensão pode oferecer riscos à saúde, além de potencialmente ser um sintoma de uma condição mais grave. Portanto, é necessário saber identificar quando a pressão baixa se torna uma emergência.
A American Heart Association (AHA) observa que os médicos só podem considerar a pressão baixa crônica perigosa se causar outros sintomas — como sintomas graves que surgem repentinamente e que podem ser motivo de preocupação.
Embora os sintomas possam variar de pessoa para pessoa, eles geralmente incluem:
- Tontura ou vertigem;
- Desmaio;
- Náusea;
- Fadiga;
- Visão turva;
- Palpitações cardíacas;
- Dor de cabeça, dor no pescoço ou nas costas.
Se alguém sentir algum destes sintomas, entre em contato com um profissional de saúde.
Além disso, em casos extremos, a pressão baixa pode causar choque, o que pode exigir atenção médica de emergência. Isso se dá porque quedas extremamente baixas na pressão arterial podem colocar os órgãos do corpo em risco de não receberem sangue suficiente.
Alguns sinais preocupantes que acompanham a pressão arterial muito baixa a serem observados incluem:
- Respiração rápida e superficial;
- Pulso muito fraco, mas rápido;
- Pele fria e úmida;
- Perda de consciência;
- Tonalidade azul na pele.