Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

A iniciativa conta com a orientação do Prof. Silvio Ferraz e colaboração dos pesquisadores do (LHF)Felipe Rossetti de Paula e Cecília Gontijo Leal.

Por ESALQ O livreto “Insetos aquáticos e a importância de conservar riachos” é fruto do projeto de pesquisa de doutorado, desenvolvido por Gláucia Regina Santos, aluna do Programa de Pós-Graduação Recursos Florestais(PPGRF) e integrante do Laboratório de Hidrologia Florestal (LHF), do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz(Esalq/USP).  

A iniciativa conta com a orientação do Prof. Silvio Ferraz e colaboração dos pesquisadores do (LHF)Felipe Rossetti de Paula e Cecília Gontijo Leal. 

Em seu doutorado, Glaucia buscou entender como um gradiente de intensidade de uso do solo afeta o habitat e a comunidade de macroinvertebrados aquáticos em riachos situados na Mata Atlântica. A pesquisadora destaca o processo de elaboração do livreto. “As primeiras atividades tiverem início em 2021, quando eu estava na etapa final do meu doutorado na Esalq. Muitos desenhos presentes no livreto são autorais, elaborei a partir de fotos de organismos coletados em atividades de campo relacionadas à pesquisa de doutorado”.  

Por fim, a autora aborda a importância do projeto para a sociedade. “Acredito que o material será importante pois pretende divulgar os insetos aquáticos, que são animais desconhecidos por grande parte da população, bem como para orientar sobre a conservação de riachos e uso consciente dos recursos naturais”. 

O material utiliza uma linguagem acessível ao público em geral e conta com o uso de imagens para ilustrar processos, o habitat e a biota aquática. O livreto será distribuído no formato impresso em algumas escolas do ensino Fundamental ao Médio dos municípios de Piracicaba (SP), Capão Bonito (SP) e São Miguel Arcanjo, também serão entregues exemplares para o Parque Estadual Carlos Botelho.  

Além dos exemplares impressos, haverá a versão digital para amplo acesso da população. 

Link de acesso ao livreto: 

pdf para impressão: 

https://drive.google.com/u/1/uc?id=1pb5hMaQae5pVtE7AaZBehlZVX41uSP1O&export=download

pdf digital:  

https://drive.google.com/u/1/uc?id=1dJYd7AwgY2BAPj1YjScS98gQqNizFsKW&export=download

Texto: Gabriel Perin Estagiário de Comunicação/Revisão: Caio Albuquerque Mtb 30356|  11/03/2022 Palavra chave: pós-graduanda,Esalq