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Aprenda sobre os benefícios e fatos nutricionais da pipoca

A pipoca é um alimento presente na dieta de milhares de pessoas mundialmente. Seja como um lanche ocasional, ou parte de um plano estrito, seu consumo é recomendado por nutricionistas por ser rico em nutrientes. Porém, existe um jeito certo de prepará-la.

Geralmente associada com a ida ao cinema, a pipoca pode ser vista como um alimento gorduroso, repleto de manteiga e sal. Contudo, dependendo do seu modo de preparo, pode ser um lanche saudável repleto de benefícios à saúde. As pipocas de cinema, por exemplo, têm mais calorias e altos níveis de sódio — que é associado à hipertensão e acidentes vasculares cerebrais (AVCs). 

A variedade encontrada em mercados, como a de microondas, pode incluir ingredientes desnecessários que acabam sendo prejudiciais à saúde, como alguns tipos de gordura. Contudo, em sua forma natural, feita a partir de milho estourado, a pipoca mantém suas propriedades nutricionais. 

Quando temperada levemente, sem muito sal e óleo, o alimento contém poucas calorias e é uma incrível fonte de fibra alimentar.

História

A origem da pipoca é desconhecida, porém, existem registros de espigas de milho estouradas no Peru datadas há mais de 6 mil anos atrás. Especialistas acreditam que a sua disponibilidade em conjunto com o fogo facilitaram o consumo da pipoca

Porém, o alimento como os conhecemos é resultado de anos de cultivação. O milho usado para fazer pipoca é cultivado diferentemente que o grão comum — parte de sua umidade é mantida para garantir que o milho estoure facilmente.

Nutrição

Além das vitaminas A, E, B6 e K, a pipoca também contém outros nutrientes, como folato, niacina, riboflavina, tiamina e ácido pantotênico. 

Benefícios

Por conter fibra, a pipoca é associada pela redução de riscos do desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares e outras condições preocupantes, além de oferecer outros benefícios. 

Auxilia na perda de peso

Por conta do volume que preenche no estômago, a pipoca é um alimento que dá a sensação de saciedade, que faz com que comemos menos. Além disso, seu alto nível em fibra também ajuda na perda de peso. 

Regula os níveis de açúcar no sangue

O índice glicêmico da pipoca é baixo, portanto, pode ajudar a manter o nível de açúcar no sangue balanceado e a evitar possíveis flutuações. Por isso, o alimento é considerado um ótimo lanche para pessoas diabéticas.

Antioxidante

A pipoca também contém ácidos fenólicos, que são agentes antioxidantes. Antioxidante é uma substância capaz de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável. Seu papel é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres.

Como fazer

Para fazer uma pipoca saudável, você vai precisar de: 

Coloque o óleo e o milho em uma panela grande e tampe-a. Em fogo baixo, espere três minutos ou até todos os grãos estourarem. Depois transfira a pipoca para um recipiente e tempere a gosto. Além do sal, você pode usar pimenta, lemon pepper ou qualquer outro tempero. Porém, é importante lembrar que muito sódio também pode ser prejudicial à saúde, então prefira temperos naturais e não industrializados.