Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Usada como material de jardinagem e de construção, a perlita tem propriedades benéficas para as plantas

A perlita é um mineral vulcânico formado a partir da hidratação da rocha obsidiana. Ela tem a capacidade de expandir a altas temperaturas, se tornando perlita expandida. A perlita pode ser usada para a jardinagem e a composição de materiais de construção. Além disso, auxilia na descontaminação de corpos hídricos.

O que é e quais as suas vantagens?

A perlita é uma rocha vulcânica com a capacidade de expandir quando submetida a altas temperaturas rapidamente. Ela é uma rocha de silicato/alumina composta por ligações de ferro e carbono, como a ferrita e a cementita. Além disso, a perlita tem silício em sua composição.

Esse material não é solúvel em água, portanto, pode ser reutilizado. A sua coloração pode variar de cinza claro transparente até o preto brilhante. Essa rocha pode ser formada a partir da hidratação da obsidiana, uma rocha vulcânica. Quando expandido, esse material tende a ser chamado de perlita expandida. 

Obsidiana. Imagem de Hans em Pixabay

A perlita expandida é um material leve, resistente ao calor, com transmissão de som baixa e baixa condutividade térmica – o que significa que o material não transfere calor. Por conta dessas características, a perlita é um material de interesse comercial, que pode ser usado para várias finalidades.

De acordo com estudos, o uso da perlita pelo ser humano ocorre desde 1800. Países como os Estados Unidos, Japão, China, Grécia, Turquia e Irã detêm as maiores produções de perlita para o comércio mundial. 

A sua estrutura é semelhante ao poliestireno. Entretanto, é um material natural, sem a presença de substâncias tóxicas, o que o torna uma alternativa sustentável. Em sua maioria, a mineração de perlita é superficial, reduzindo o impacto ambiental desse processo.

Usos 

A perlita é conhecida na jardinagem como um composto utilizado para a nutrição e desenvolvimento das plantas. Entretanto, os usos dessa rocha são variados, como para a produção de materiais de construção e a descontaminação da água.

Jardinagem

Na jardinagem, é comum misturar perlita no solo para contribuir com o manejo das plantas. O uso de perlita na composição do solo contribui para alcançar a quantidade de oxigênio necessária para as plantas, uma vez que ela torna o solo mais aerado. Por conta disso, esse material facilita a drenagem da água e o desenvolvimento das raízes.

Outra vantagem dessa rocha é a retenção da umidade no solo, já que ela tem aberturas com a capacidade de absorver a água. Por ser um material altamente poroso, tem pouco peso, deixando os vasos de plantas mais leves e, consequentemente, mais fáceis de serem deslocados. Além disso, favorece a presença de minhocas, já que reduz o alagamento do solo.

Geralmente, a perlita é usada em arbustos, suculentas, cactos e rosas. A quantidade de material adicionado tende a ser a mesma quantidade de solo. Entretanto, essa proporção pode ser alterada de acordo com a necessidade da planta em questão.

Descontaminação da água

De acordo com um estudo, a perlita é um mineral com a capacidade de retirar o petróleo presente nos oceanos, além de absorver metais pesados e outras substâncias nocivas, como corantes têxteis. Isso é possível devido a sua capacidade de expansão e armazenamento, que pode ser utilizada para a adsorção das substâncias desejadas.

Outro estudo apontou a perlita como um material capaz de retirar o cobre de soluções aquosas. De acordo com a pesquisa, a perlita expandida tem uma capacidade maior de retirar o cobre da água, se comparada com a perlita não expandida.

Além disso, a elevação da temperatura da água e a presença de ácidos, como o ácido sulfúrico, reduz a capacidade de absorção. Por outro lado, a elevação do pH resulta em uma absorção superior.

Material de construção

A perlita pode ser usada na composição do concreto ou da argamassa, por ser um material leve e com propriedades vantajosas para as construções. A perlita expandida é resistente ao fogo e isolante térmico, o que torna o material ideal para a proteção contra incêndios e locais com a necessidade de refrigeração.

Ela também pode ser usada em conjunto com o gesso, por ser leve e isolante térmico. Além disso, a perlita é impermeável e tem a capacidade de absorver o som, reduzindo os ruídos de um cômodo para o outro. 

Por conta dessas características, a perlita pode ser usada na composição do concreto, entretanto, o seu uso deve ser incluído no caso de áreas cobertas, para evitar grandes desgastes, como o intemperismo provocado pela chuva.

A perlita é um material que pode ser usado para a substituição da areia. Essa substituição pode ser feita na composição do concreto e da argamassa para ladrilhos. Além das características vantajosas da perlita, o seu custo é baixo e o seu rendimento é alto.

Por fim, a perlita tem propriedades semelhantes às da madeira. Dessa forma, pode atuar como substituta de fibras de madeira em algumas construções.