Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Organização biológica é a forma hierárquica das estruturas biológicas

O estudo dos seres vivos possibilitou distinguir diversos níveis hierárquicos da organização biológica, desde o submicroscópico até o planetário. Conheça os principais níveis de organização biológica a seguir: 

Átomos

Iniciando pelo plano submicroscópico, constata-se que a matéria viva é composta por átomos. Os principais átomos presentes na superfície terrestre são carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre. 

Moléculas

Os átomos se reúnem quimicamente originando moléculas. As proteínas são exemplos de substâncias constituídas por centenas, milhares ou até milhões de átomos. 

Organelas

As moléculas orgânicas estão organizadas de modo a formar diversos tipos de estruturas, denominadas organelas celulares, que se integram na constituição das células. As organelas variam em estrutura e função.

Mitocôndrias, por exemplo, são organelas responsáveis pela produção de energia para os processos metabólicos. Já ribossomos são organelas que atuam na síntese de proteínas. As células são unidades básicas de todos os seres vivos, com exceção dos vírus, micro-organismos acelulares.

Tecidos

O próximo nível da organização biológica envolve somente plantas e animais. Nesses seres, existem células especializadas reunidas em conjuntos celulares funcionais que recebem o nome de tecidos. O tecido muscular, por exemplo, é composto por células que possuem a função de se contrair, produzindo movimentos. 

Órgãos

Diversos tipos de tecido podem formar um órgão, unidade anatômica e funcional presente apenas em seres multicelulares e complexos. O coração, por exemplo, é um órgão constituído por diversos tecidos, principalmente pelo tecido muscular cardíaco, que garante o bombeamento do sangue pelo corpo. 

O coração desempenha um papel importante na compreensão do corpo humano desde a Antiguidade, quando filósofos como Aristóteles o classificavam como o órgão responsável não só pelas emoções, mas também pela atividade intelectual e pelos movimentos físicos.

Sistemas de órgãos

Os órgãos funcionam integradamente para o desempenho de determinadas funções corporais. Um conjunto de órgãos constitui um sistema de órgãos. Um exemplo de sistema corporal é o respiratório, formado por vários órgãos, como pulmões, cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios. 

Organismo

Em conjunto, os sistemas de órgãos constituem o organismo. 

População

A hierarquia da organização biológica continua além do nível do organismo. O conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vive em determinada região origina uma população biológica. Exemplos são as populações humanas dos diversos países.

Os seres de uma população interagem com indivíduos de outras espécies que habitam a mesma região geográfica. 

Comunidade

O conjunto de populações distintas que coexistem em determinado local, interagindo diretamente ou indiretamente, é chamado de comunidade biológica, ou biota. A comunidade da qual pertence a população de babuínos, por exemplo, inclui as populações de plantas e de animais que coabitam com esses indivíduos. 

Os membros de uma comunidade biológica, além de interagir entre si, interagem com o ambiente em que vivem, denominado biótopo. Dessa maneira, as comunidades biológicas são influenciadas pela composição química e por outros componentes abióticos. Por outro lado, os seres vivos da comunidade também influenciam e transformam os fatores do biótopo. As plantas de uma comunidade, por exemplo, podem contribuir para que se estabeleça um microclima mais úmido que o proporcionado pelo clima regional.

Ecossistema

Organização biológica
Imagem de Barkah Wibowo no Unsplash

O conjunto formado pela interação da comunidade biológica e do biótopo é chamado de ecossistema. De modo geral, um ecossistema é constituído por um agrupamento de componentes abióticos e bióticos, presentes em um determinado local, que estão em interação por meio do fluxo de energia e da ciclagem de materiais. 

Ecologia e relações ecológicas

Ecologia é o estudo científico das interações que determinam a distribuição e abundância dos organismos, bem como a transformação e fluxo de energia e matéria

Um ponto importante da Ecologia e que envolve todos os níveis de organização biológica é a compreensão das relações existentes entre os seres vivos. Como ressaltado, as relações ecológicas demonstram como as diferentes espécies interagem e como os indivíduos de uma população comportam-se.