Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Latitude e longitude são linhas imaginárias utilizadas para localizar qualquer ponto na superfície da Terra

Latitude e longitude são termos conceituados em III a.C. por Eratóstenes (um antigo matemático grego) que  vêm se desenvolvendo como ferramentas geográficas, estando presentes em vários jogos e aplicativos atuais.

latitude-e-longitude
Djexplo / Wikimedia Commons / Public Domain

O que é a latitude?

A latitude pode ser entendida como a distância entre um ponto qualquer na superfície terrestre e a linha do equador, medida em graus. Ela também é chamada de paralelos, visto que são linhas imaginárias traçadas em paralelo a linha do equador. Seus principais exemplos são o Círculo Polar Ártico, o Círculo Polar Antártico, os Trópicos de Câncer, e o Trópico de Capricórnio.

Como dito anteriormente, as latitudes são traçadas a partir da linha do equador (ou plano do equador), que se localiza no meio do planeta Terra, dividindo o planeta em dois hemisférios: o Norte (acima da linha) e o Sul (abaixo da linha). Com isso, as latitudes variam de 0° a 90° ao norte (até o Polo Norte), e de 0° a -90° ao sul (até o Polo Sul). 

Vale ressaltar que é preciso  cuidado para não confundir a latitude com altitude. A primeira é a distância de um ponto no globo terrestre em relação à linha do equador, enquanto a altitude é a distância vertical entre um determinado ponto e o nível do mar. 

O que é a longitude?

A longitude é um conceito muito parecido com a latitude. Enquanto a latitude expressa a menor distância de um ponto (ou linha) em relação à linha do equador, a longitude é responsável por dizer a menor distância de um ponto da Terra em relação ao Meridiano de Greenwich. É importante dizer que as longitudes também podem ser chamadas de meridianos. 

A linha de Greenwich corta a Terra ao meio verticalmente, separando a Terra do Hemisfério Leste e Oeste e sendo a sua linha oposta, o antimeridiano de Greenwich. Então, a longitude varia de 0° a 180° para o Leste (E) e de 0° a 180° para o Oeste (W).

Como calcular latitude e longitude?

Devido ao formato geoide da Terra, o meio mais preciso para saber a distância de um ponto para outro, em grandes proporções, é o cálculo em graus minutos e segundos.

O cálculo da latitude e longitude também se dá dessa forma. A latitude é calculada a partir do ângulo formado entre a linha do equador e o ponto escolhido, enquanto a longitude é formada pelo ângulo pelo meridiano de Greenwich e o ponto escolhido, sendo ambas escritas em graus, minutos e segundos.

O clássico jogo “Batalha Naval” nos ajuda a entender os conceitos de latitude e longitude. Nele, é necessário dizer uma linha e coluna com o intuito de disparar um canhão, acertar o navio e afundá-lo totalmente. Podemos dizer que essa linha representa a latitude, enquanto a coluna  é a longitude. As duas, quando juntas, formam as coordenadas geográficas (ou localização) que, no jogo, nos dizem onde será o ataque ao navio. 

Dessa maneira, essas linhas imaginárias são conceitos de grande importância para localizar qualquer ponto na superfície da Terra, estando presente em diversos aplicativos que usamos hoje em dia, como o Google Maps, o GPS, a localização do Uber, entre outros. No Google Maps, por exemplo, é possível  identificar sua exata latitude e longitude clicando com o botão direito do mouse, sendo a primeira opção que aparece.

Latitude e longitude do Brasil

O território brasileiro é cortado por dois paralelos, sendo eles a linha do equador e o Trópico de Capricórnio. Seus limites territoriais também englobam desde o ponto latitudinal +05° 16’19” ao norte e -33° 45’07” ao sul, enquanto os pontos longitudinais vão desde -34° 47’34” ao leste, até -73° 59’26” ao oeste.