Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Iniciativa partiu de empresas e institutos privados

A Metso Paper South America investirá R$ 10 milhões em diversos projetos educacionais no Estado do Maranhão, fruto de uma parceria com a Suzano Papel e Celulose, o Instituto Ecofuturo e o Instituto Ayrton Senna.

As ações em conjunto com o Instituto Ecofuturo, que têm início previsto para os próximos meses, incluem: a criação de cinco Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso nas cidades de Governador Edson Lobão, São João Lisboa, Montes Altos, Cidelândia e Imperatriz, que atenderão cerca de 30 mil usuários anualmente; a campanha Eu Quero a Minha Biblioteca, visando  disseminar  os conteúdos para viabilizar a efetividade da Lei 12.244/10, que determina que até 2020 todas as escola do país devem ter uma biblioteca; a implantação de um sistema de monitoramento online de todas as Bibliotecas geridas pelo Instituto Ecofuturo; a criação de um portal de educação para a sustentabilidade; e a implantação de uma Reserva Ecofuturo da fazenda Itabaiana – uma área com remanescente de floresta amazônica de aproximadamente 1.700 hectares no município de Açailândia, em área considerada Floresta de Alto Valor de Conservação. Será implantado um modelo de gestão de unidade de conservação, integrando programas de pesquisa científica, conservação, manejo florestal, educação ambiental e participação comunitária.

No Maranhão, a Metso apoia quatro programas educacionais do Instituto Ayrton Senna: Gestão Nota 10, dirigido aos diretores de escolas e equipes das secretarias de ensino, que oferece capacitação e ferramentas gerenciais para esses profissionais; Circuito Campeão, que introduz ferramentas de gestão da aprendizagem como soluções concretas para estancar a má qualidade de ensino; e Se Liga e Acelera Brasil, que corrigem o fluxo escolar dos estudantes, combatem a distorção idade e a série que os alunos frequentam e contribuem para a diminuição da evasão escolar. Estes programas beneficiaram em 2012 mais de 40 mil crianças e jovens dos municípios de Estreito, Imperatriz, Porto Franco e São Pedro da Água Branca. Em 2013, a parceria está beneficiando estudantes das redes públicas de ensino de Governador Edson Lobão, São João Lisboa e Montes Altos.

Esses investimentos refletem o comprometimento da Metso com a preservação do meio ambiente e com a educação no Estado do Maranhão em todos os níveis, incluindo a educação para a sustentabilidade.

Veja também:
Escolas estaduais de SP ensinarão alunos sobre consumo sustentável
Para os que ainda negam o aquecimento global