Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda se chorar faz bem para a pele e quais as consequências desse ato

Talvez você já tenha ouvido em algum lugar que chorar faz bem para a pele, mas ficou com dúvidas sobre a veracidade dessa informação. A internet, embora informativa, pode ser responsável pela disseminação de informações falsas, e essa pode ser uma delas.

As lágrimas podem afetar diretamente a camada cutânea, sendo de maneira positiva ou negativa. Contudo, existem diversos fatores que podem determinar o tipo de dano ou benefício causado à pele por conta das lágrimas, como o seu tipo.

Existem três tipos de lágrimas, as basais, reflexas e emocionais. Acredita-se que as lágrimas emocionais são capazes de trazer benefícios para a saúde, uma vez que ajudam a liberar o estresse. O ser humano é um dos únicos a soltar lágrimas emocionais, embora seja possível que outros tipos de mamíferos, como elefantes também, o façam. Porém, algumas lágrimas e o ato de chorar podem nem sempre ajudar a pele.

Entenda quais fatores podem influenciar na decisão de se chorar faz bem para a pele ou não.

Lágrimas emocionais podem ser benéficas para a pele 

O estresse é manifestado por diversas áreas do corpo, incluindo a pele. Uma pesquisa, por exemplo, determinou a pele como um participante ativo no ciclo de resposta do estresse. Os efeitos dessas emoções podem se manifestar na camada cutânea em forma de acne, psoríase e dermatite.  

Desse modo, chorar é um dos meios utilizados para equilibrar as emoções decorrentes do estresse, melhorando a condição da pele. As lágrimas emocionais, presentes em alguns casos de estresse, contêm hormônios do estresse, e soltá-las pode ajudar o seu corpo a se recuperar desses períodos. 

Assim, chorar pode oferecer uma melhora do corpo todo, incluindo a pele. 

Chorar faz bem para a pele oleosa

Alguns especialistas acreditam que chorar faz bem para a pele oleosa. Embora mais pesquisas sejam necessárias para confirmar esse fato, a teoria é de que o sal presente nas lágrimas pode beneficiar a pele secando o óleo da camada cutânea e matando as bactérias que causam a acne. 

Por que chorar pode ser ruim para a pele? 

Na maioria das vezes, chorar pode causar alguns efeitos não tão desejados na pele, como a inflamação, vermelhidão e inchaço. Isso ocorre porque durante o choro, os vasos sanguíneos do rosto tornam-se dilatados com o aumento do fluxo sanguíneo. 

Por outro lado, as lágrimas são isotônicas (parecidas com o soro fisiológico), mas com o pH mais alto que o da pele. Enquanto o pH das lágrimas alcança 7, o da pele fica por volta do 5,5 ou 6. Isso significa que, embora o contato ocasional não cause muitos danos, a exposição prolongada pode causar alterações na hidratação da pele ou irritação devido à diferença de pH. 

Outro fator que pode influenciar a pele durante o choro é como lidar com ele. Esfregar repetidamente a área dos olhos ou o resto do rosto com as mãos ou lenços de papel pode irritar mais ainda a pele, piorando a inflamação e, em alguns casos, também piorando casos de acne. Além disso, esse ato rompe a barreira da pele responsável pela hidratação e proteção do rosto, deixando a pele mais vulnerável à ação de possíveis agentes nocivos, como poluição, alérgenos e o dano solar. 

Essa ação também pode causar acne. Apesar das lágrimas conterem apenas água e sais, que não são conhecidos por entupir os poros, a inflamação resultante de esfregar o rosto promove a aparição de acne. O fenômeno é chamado de acne mechanica, que é a acne resultante de excesso de calor, pressão e atrito — similar à acne resultante do uso de máscaras. 

Como cuidar da pele depois de chorar

É possível que chorar faça mais mal para a pele do que bem. Portanto, é importante proteger a sua pele depois de chorar para evitar maiores complicações e o aparecimento de acne. 

Após chorar, diminua a inflamação com uma toalha fria em seu rosto. Para isso, molhe uma toalha ou um pano e coloque-o no freezer por 15 minutos. Depois, cuidadosamente passe o pano na sua pele, com cuidado para não criar atrito. Faça movimentos leves, de batidinhas, e não esfregue. 

Para reparar a barreira da pele, passe um pouco de hidratante neutro no rosto. Já para a região dos óleos, é recomendado algum hidratante à base de cafeína, que ajuda com o inchaço. 

Na maioria das vezes, engolir o choro é difícil, e o ato de chorar em si pode ser benéfico, principalmente em casos de lágrimas emocionais. Não tente interrompê-las de cair e siga os passos anteriores para não danificar a sua pele.