Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda as propriedades e princípios da nutrição holística

A nutrição holística é um tipo de alimentação baseado nas necessidades nutricionais únicas de um indivíduo e na saúde geral. Embora não seja uma abordagem padronizada à nutrição, ela é baseada inteiramente na análise específica de uma pessoa. 

Qualquer coisa considerada “holística” é baseada no princípio do Holismo, que indica que partes de um todo estão interligadas. Partindo disso, é possível concluir que essa nutrição é um modo de fazer escolhas alimentícias através do quadro de saúde inteiro de um paciente. 

Acredita-se que a nutrição holística é “uma expressão da complexa interação entre os aspectos físicos e químicos, mentais e emocionais, bem como espirituais e ambientais da vida e do ser de uma pessoa”. Ou seja, profissionais que seguem essa linha da nutrição são encorajados a abordar a saúde e a cura de uma perspectiva da pessoa como um todo. (1)

Ela parte do princípio de que a alimentação não deve nutrir apenas a saúde do indivíduo, mas também a sua mente. 

Do que consiste a alimentação Ayurveda?

Diferença entre nutrição holística e a nutrição convencional 

Enquanto profissionais da nutrição tradicional trabalham através da relação do alimento com o corpo, nutricionistas holísticos possuem outra abordagem. De acordo com Mary Sabat, nutricionista holística, esse tipo de nutrição envolve “todos os aspectos de estilo de vida e saúde, além da nutrição e atividade” de um paciente. 

“Obter uma visão completa do que está acontecendo com uma pessoa me permite abordar os problemas subjacentes, além de ajudar na nutrição básica”, disse a profissional. 

Além disso, a nutrição holística não é considerada uma prática da nutrição médica. Ou seja, não possui licença para tratar ou diagnosticar condições de saúde. Portanto, ela não substitui a medicina convencional. 

Profissionais que desejam seguir o caminho da nutrição holística podem estudar a nutrição convencional através de um programa de graduação credenciado e depois se especializar. Entretanto, é importante lembrar que no Brasil, para que uma pessoa seja considerada um nutricionista, ela deve concluir a graduação em Nutrição, em uma faculdade reconhecida pelo MEC e obter o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN). (2)

Princípios da nutrição holística

Embora a prática da nutrição holística seja focada na individualidade de cada paciente, existem princípios que se aplicam a todos. Eles envolvem o foco em:

  • Alimentos integrais (não processados, como frutas, vegetais, legumes e grãos);
  • Obter a principal fonte de nutrientes através de alimentos; 
  • Alimentos orgânicos locais, certificados e sazonais;
  • Equilíbrio e moderação; 
  • Planejamento e intenção;
  • Aproveitamento de refeições. 
diversas frutas, que são alimentos recomendados na nutrição holística
Foto de Julia Zolotova na Unsplash

Como funciona

O papel de um nutricionista holístico é de educar e inspirar seus pacientes a fazerem escolhas conscientes e saudáveis sobre a sua alimentação e estilo de vida. Desse modo, promovem a saúde através não só da alimentação, como de todas as áreas da vida de uma pessoa. 

A partir disso e dos princípios seguidos, um profissional de nutrição holística cria um plano alimentar customizado, baseado em características pessoais de cada paciente.

Sistema holístico de perfil de alimentos

Em 2021, a Friedman School of Nutrition Science and Policy at Tufts criou o Food Compass, um sistema holístico de perfil de alimentos que possibilita uma medida holística do valor nutricional geral de um alimento, bebida ou refeição. O sistema é responsável pela análise de 9 domínios como proporções de nutrientes, ingredientes, vitaminas, minerais, grau de processamento e aditivos.

Então, em uma pesquisa publicada em 2022 pelo mesmo instituto comprovou que adultos que comem mais alimentos com pontuações mais altas do Food Compass tiveram melhores resultados de saúde a longo prazo. Baseando-se nas pontuações, especialistas recomendam o consumo normal de alimentos com pontuações de 70 ou mais; alimentos com pontuação de 31 a 69 devem ser consumidos com moderação; e qualquer coisa com pontuação de 30 ou menos deve ser consumida de vez em quando.

Os pesquisadores avaliaram registros dietéticos e dados de saúde representativos de quase 48 mil adultos norte-americanos com idades entre 20 e 85 anos registrados entre 1999 e 2018. Desse modo, puderam observar, a partir da análise feita pelo Food Compass, que a pontuação média de todas as dietas foi de apenas 35,5 em 100, bem abaixo do ideal.

Ao todo, uma dieta de boa avaliação foi associada a níveis mais baixos de pressão arterial, açúcar no sangue, colesterol no sangue, IMC e menor prevalência de síndrome metabólica e câncer. Adicionalmente, essas dietas também foram associadas a uma taxa menor de mortalidade. 

Quais são os alimentos recomendados pelo Food Compass?

O Food Compass aumenta a pontuação de ingredientes que demonstraram ter efeitos protetores sobre a saúde, incluindo: 

  • Frutas
  • Vegetais sem amido
  • Feijões e legumes
  • Grãos integrais
  • Nozes e sementes

Por outro lado, alimentos de baixa pontuação incluíam grãos refinados, carnes vermelhas e processadas e alimentos ultraprocessados ​​e com aditivos. 

Assim, é possível concluir que os alimentos indicados através da nutrição holística possuem benefícios à saúde em geral. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais