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Pesquisa em universidade indica que relações saudáveis entre funcionários garante a criatividade no ambiente de trabalho

A criatividade no ambiente de trabalho é, muitas vezes, o foco de diversas empresas. Manter um ambiente descontraído, como visto em grandes empresas como a Google, talvez seja uma das apostas para impulsionar a criatividade dos funcionários. Contudo, pesquisas indicam que é possível obter o mesmo resultado investindo em relações saudáveis e amigáveis entre os colaboradores. 

Porém, existem outras questões que alteram os níveis de criatividade dos funcionários. Diversas pesquisas já tocaram nas bases do que são chamados de “assassinos da criatividade”. Os mais conhecidos são a competição, vigilância constante, limitações e avaliações. 

Pode parecer utópico, mas o conciliar a exclusão desses aspectos com o impulso das relações amigáveis pode resultar em maiores níveis de criatividade no ambiente de trabalho. Porém, como isso funciona?

O poder das relações

Pesquisadores da Universidade de Bath tentaram descobrir a fórmula para garantir maiores picos de criatividade e produtividade no trabalho. Eles perceberam que

quando funcionários estabelecem relações amigáveis entre si e mostram apoio e atenção uns aos outros, essas características são implementadas em suas vidas pessoais. Após essas relações serem compartilhadas no trabalho, o funcionário fica mais propenso a refleti-las em casa, com seus entes próximos. 

Desse jeito, em relações domésticas, onde as pessoas conseguem compartilhar e falar sobre seus problemas, o suporte vira uma estrutura onde problemas do ambiente de trabalho podem ser resolvidos facilmente, o que impulsiona a criatividade. 

Esse ciclo de ajuda mútua foi classificado pelos pesquisadores como “espiral do ganho”. Ou seja, um bom relacionamento no ambiente de trabalho afeta positivamente os relacionamentos domésticos, que afetam positivamente o ambiente de trabalho. 

Como as relações são estabelecidas? 

As amizades no trabalho podem ser caracterizadas apenas por um suporte ou ajuda, onde ambas as partes têm a liberdade de falar sobre seus problemas e procurar apoio. Porém, cobrir turnos para ajudar em questões domésticas também é um ponto importante levantado pela pesquisa. 

Cabe à empresa, então, oferecer essa flexibilidade e uma estrutura onde os seus funcionários possam interagir entre si, criando laços amigáveis. Isso não significa, entretanto, que empregadores devem intervir nas relações, mas que eles podem contribuir para a qualidade delas. Portanto, embora ambientes descontraídos e cheios de gadgets sejam inspiradores, aprimorar a relação entre funcionários pode ser a melhor forma de certificar o impulso da criatividade no ambiente de trabalho.